Qual o correto a mais de um ano ou há mais de um ano?

Perguntado por: axavier . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

O a indicará sempre tempo futuro: Daqui a pouco, começaremos a prova. Ou distância: O carro ficou a menos de três metros do precipício. Já o há, forma do verbo haver, indica tempo passado: Ele foi embora há alguns dias.

Esta é fácil: use "a" para tempo futuro e "há" para tempo passado.

– Eu me formei há 10 anos e ainda estou aqui. – Há meia hora que estou te esperando. Usamos “à” quando estamos nos referindo ao lugar. – Irei à faculdade hoje pois tenho prova.

anos: indica tempo passado

  1. Isso aconteceu há anos.
  2. anos que não vejo meus primos.
  3. Ele foi embora das nossas vidas há dois anos.
  4. Há dez anos que eu espero por esse dia!
  5. Eu estou nesse emprego há mais de um ano.
  6. Eu já o conheço há mais de vinte anos.
  7. Eu já te pedi esse trabalho há anos!

A expressão “há dez anos atrás” é um exemplo desse erro. O verbo haver impede a palavra atrás em seguida sempre que estiver relacionado a tempo, à ação que já se passou. Há, portanto, duas formas corretas para a frase: “há dez anos” ou “dez anos atrás”.

Usamos “ano-luz” para medir distância: “...um astro semelhante ao sol a 153 anos-luz de distância da Terra.” O certo, portanto, é “...estão a anos-luz de distância...”

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Deve-se escrever há nos casos em que se trata do verbo haver. “Há uma hora o trem passou pela Estação Central.” “A live de Caetano Veloso acabou há uma hora.” Como vimos em publicações anteriores, nesses casos, o verbo haver expressa tempo transcorrido, passado.

A construção correta é há dez anos. O verbo haver traz consigo o sentido de «tempo decorrido», pelo que a ideia de passado já está absolutamente clara nesta expressão.

Quando há, portanto, indicação de tempo ainda não decorrido, é usada a preposição “a”. Já quando ocorre indicação de tempo passado o correto é usar “há”.

Em ambos os casos, note que existe a ideia de tempo transcorrido. Empregamos “a pouco” (com a preposição “A”) quando a ideia é de tempo futuro ou de distância a ser percorrida.

Aonde ou onde: Qual a diferença? Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

É utilizada quando se quer introduzir num ato judicial ou numa escritura ainda não definitiva algo que deixou de constar no lugar adequado.

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Quando usar: há muitos anos ? Quando você falar de passado, neste caso, de algo que acontece faz muitos anos, o certo é usar . Ou seja: sempre é a opção correta para falar de algo que aconteceu ou acontece faz algum tempo.

A expressão a mais de pode ser utilizada para se referir ao tempo futuro, velocidade e distância ultrapassada de um número fixado. A expressão há mais de é equivalente a dizer existem mais de.

Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.

"Há dois anos atrás" está errado, pois o verbo "haver" já dá ideia de passado. As duas opções corretas são: "dois anos atrás" ou "há dois anos".

Veja neste post a forma correta de escrever!! palavra atrás. frase: "há dezoito anos" ou "dezoito anos atrás".

Há é usado para indicar tempo passado. A é usado para indicar tempo futuro.