Qual o correto a todos ou para todos?

Perguntado por: rpaz . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 7 votos

A forma correta de escrita da locução é a todos, sem acento indicador de crase. A locução à todos, com acento indicador de crase, está errada. Todos é um pronome indefinido, plural e masculino, que se refere a todas as pessoas, sendo sinônimo de toda gente e todo mundo.

Significado de Todos
pronome indefinido plural Conjunto de coisas ou pessoas não especificadas nem determinadas; quaisquer: todos irão ao casamento? Número máximo de pessoas ou coisas: todos vaiaram o discurso; machucou todos os dedos. Etimologia (origem da palavra todos).

"BOA NOITE A TODOS" ou "BOA NOITE À TODOS"? Não há crase (mesmo quando o pronome estiver no feminino). BOA NOITE A TODOS! BOA NOITE A TODAS!

A forma correta de escrita da locução é a todos, sem acento indicador de crase. A locução à todos, com acento indicador de crase, está errada.

As pessoas devem escrever "a todos" ou "à todos"? Considerando que a crase é a junção da preposição “a” com o artigo definido feminino “a”, o correto é "feliz ano novo a todos", sem o acento grave.

A forma correta de escrita da locução é a todos, sem acento indicador de crase.

Dizer “Bom dia a todos” seria suficiente para incluir homens e mulheres, uma vez que a língua portuguesa se vale da forma masculina como o uso “neutro” que abrange elementos de gêneros distintos. Desse modo, “todos e todas” pode ser considerado uma redundância (ou pleonasmo) de fato.

O termo "todes" é usado pela comunidade não-binária, ou seja, pessoas que não se identificam com o gênero feminino nem com o masculino. Informalmente, foi criada a "linguagem neutra" para utilizar termos que não definam essas pessoas como homem ou mulher, como forma de inclusão e respeito.

Sinônimo de todos

  1. todas as pessoas, toda a gente, toda gente, todo o mundo, todo mundo, o mundo inteiro, a humanidade. ...
  2. completos, inteiros, integrais, íntegros. ...
  3. quaisquer. ...
  4. totalmente, completamente, inteiramente, integralmente, por inteiro. ...
  5. Não encontrou o sinônimo que procurava?

Bom dia, a todos. Good morning, everyone.

Parabéns a todas as mulheres! Sem crase!

Ao escrever "bom dia", "boa tarde" ou "boa noite" para alguém, não se esqueça do uso da VÍRGULA, pois ela é obrigatória com o uso do VOCATIVO (termo utilizado pelo falante para se dirigir ao interlocutor). Outros exemplos: Oi, professor!

Etimologia (origem da palavra todas). Feminino de todos, plural de todo, do latim totus,tota,totum, "inteiro".

Sempre que você estiver escrevendo algum texto e houver a necessidade de fazer uma saudação, o correto é escrever “bom dia”, sem o hífen. A regra é a mesma para “boa tarde” e “boa noite”. Acompanhe exemplos: Bom dia, Joana!

Mande uma linda mensagem de agradecimento padronizada pelo carinho de todos! Muito obrigada(o) por todos os desejos. Para você, te desejo tudo em dobro! Queria ter você por perto para te dar um grande abraço e te agradecer por essa linda mensagem, mas já que não tem como, te envio os meus mais sinceros agradecimentos!

Na frase “Bom trabalho á todos!”, o termo “todos” não possui gênero. Portanto, não possui artigo definido associado. Há apenas a preposição “a”. Portanto, a frase fica da seguinte forma: “Bom trabalho a todos!”

Eu nunca me deixei a abalar pelo que os outros dizem, eu vim ao mundo para fazer a diferença, jamais para ser igual!

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.