Qual o correto mau uso ou mal uso?

Perguntado por: lportela . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

“Mal” é antônimo de “bem”. Já “mau” é antônimo de “bom”. Essa simples regra é suficiente para ajudar na hora de escrever.

Foi mal ou foi mau? Foi mal é a forma correta da expressão muito usada como pedido de desculpa. Essa expressão popular foi mal é sinônimo de: desculpa, perdão, sinto muito e lamento.

Mal é o contrário de bem. Mau é o contrário de bom. Forma correta: O aparelho está com mau contato.

Garantia cobre somente defeitos ou vícios e não é válida para mau uso. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, não cabe ressarcimento do valor pago por produtos que apresentaram defeitos causados por mau uso.

2. Mau exemplo. Algo que é tido como ruim. Um exemplo ruim que não deve ser imitado ou copiado.

Quando é advérbio, mal significa que algo foi realizado de maneira errada, por exemplo: Sofia se comportou mal na palestra. Quando é substantivo, esse termo é sinônimo de doença, problema, angústia, tristeza ou sofrimento, por exemplo: Todo o mal deve ser evitado.

As duas formas estão corretas, mas mau é antônimo de bom e mal é antônimo de bem.

Qual a diferença entre mal e mau? Mal é um advérbio, antônimo de bem. Mau é um adjetivo, antônimo de bom. Exemplo: Ele é um homem mau, só pratica o mal.

11 crueldade, maldade, malefício, malevolência, malfeito, malignidade, nocividade, perniciosidade, perversidade, ruindade.

Pronúncia de mau e mal: homófonos
As palavras mau e mal são pronunciadas da mesma forma, porque habitualmente a consoante l atua como uma semivogal, assumindo o som u e não como uma consoante velarizada. Apesar de serem pronunciadas da mesma forma, apresentam escritas e significados diferentes.

Você precisa saber o seguinte: mau é um adjetivo e mal é um advérbio. Isso significa que devemos escrever mau com "u" sempre que qualificar um substantivo: "mau pressentimento", "mau humor", "mau profissional", "lobo mau"...

B. Nesse contexto mau é antônimo de bom, ou seja, "imperfeito", “ruim”, que causa prejuízos.

A palavra Bom é um adjetivo, isto é, serve para dar característica para um substantivo, enquanto a palavra Bem é um advérbio, isto é, serve para dar característica para um verbo. Além disso, o adjetivo Bom varia em masculino, feminino, singular e plural, enquanto a palavra Bem, por ser um advérbio, não muda de forma.

A princípio se faz necessário compreender que ao falarmos em garantia, existem três tipos: a garantia legal, a garantia contratual e a garantia estendida. Além disso, existem regras e prazos diferentes para mercadorias e serviços comercializados.

O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 35, determina que caso o vendedor se recuse a cumprir a oferta, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado, aceitar outro produto ou serviço equivalente, ou desistir da compra, com a devolução total do valor pago, acrescidos de eventuais perdas ou prejuízos. Art. 35.

Produtos usados ou seminovos têm garantia. Assim dispõe o Código de Defesa do Consumidor, pois não faz nenhuma distinção entre o produto novo ou o usado e, portanto, o consumidor que comprar produto usado possui os mesmos direitos que teria se estivesse adquirindo um produto novo.

Retomando brevemente o conteúdo, aonde é usado para lugar e sugere movimento. Onde, por sua vez, embora também seja empregue para lugar, indica permanência.

Mau com 'u' é um adjetivo - qualifica um substantivo - e significa algo ou alguém que faz maldades, maléfico. Aquela criança tem um mau comportamento.

Para que os alunos consigam reconhecer a diferença de uso entre as palavras com L ou U, é importante destacar que o "U" é usado no final da palavra quando ele sozinho é tônico: baú, Jaú. O "L" é usado quando a sílaba final total é tônica: afinal, legal, moral.