Qual o correto nesta semana ou nessa semana?

Perguntado por: rsilveira . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

Ambos os termos existem e estão corretos. São consideradas contrações de uma preposição (em) com pronomes demonstrativos (esse ou este). No caso, em + esse = nesse; e em + este = neste.

Significado de Nessa
[Gramática] Expressa algo já mencionado anteriormente: nessa crítica você tem razão. [Gramática] Não se refere ao tempo presente: nessa época era feliz. [Gramática] Contração da preposição "em" com o pronome demonstrativo "essa".

Para fazer referência ao TEMPO: Utilizamos os pronomes ESSE, NESSE, DESSE, ISSO, NISSO, DISSO para se referir ao futuro ou ao passado, enquanto os pronomes ESTE, NESTE, DESTE, ISTO, DISTO NISSO são utilizados para fazer referência a objetos no presente.

“Este” ou “neste”? Essa questão é ainda mais simples: “neste” é a contração da preposição “em” com o pronome “este”. Caso o pronome esteja empregado em função adverbial, a preposição será necessária.

A forma adequada seria: É nesses momentos que sabemos com quem podemos contar de verdade.

1 nisso, no, nele, em, num.

1 agora, no momento atual, no momento presente, neste instante, nesta ocasião, nesta hora, presentemente, atualmente, hoje em dia, nos dias de hoje, na época atual, no presente. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial.

1. Vai nessa. Expressão que indica desilusão, enganação.

É uma gíria utilizada de maneira informal, geralmente por jovens e adolescentes. Essa gíria pode ser usada em diferentes contextos para se referir à sensação que alguém tem em relação a algo.

Sabe quando alguém te diz algo que você sabe que não é verdade ou que não vai acontecer? Informalmente, respondemos “vai nessa!”, ou seja, expressamos que não acreditamos nem um pouco naquilo.

Este se refere ao tempo presente: esta semana, este mês, este ano. Esse e aquele indicam tempo passado. Esse é usado para um passado próximo e aquele, para um passado mais distante.

Diferença de Desta ou Dessa
Desta retrata aproximação entre o sujeito referido e aquele que está falando, enquanto dessa é usada para se referir a um tempo passado ou a alguém que está longe do sujeito que está falando.

Tanto faz! As duas formas estão corretas.

Em uma frase, quando o sujeito não vier precedido de um artigo ou pronome feminino, usa-se o “necessário” (no masculino). Exemplo: “É necessário paciência” ou “É necessário dormir cedo”. No entanto, caso haja a presença de um artigo ou pronome feminino na sentença, a palavra é alterada para necessária.

Forma correta: O pagamento foi feito à vista.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

As expressões de quantidade, medida, peso, valor, tempo — como é muito, é pouco, é suficiente, é caro, é barato — são invariáveis. Não ligam para o sujeito. Com elas, só o singular tem vez.

A atenção deve ser dada à conjugação dos verbos: existe "nós vamos" e "a gente vai", mas não "nós vai" e "a gente... Você sabe a diferença? Tanto "nós vamos" como "a gente vai" está correto. "Nós" é pronome pessoal do caso reto e "a gente", locução…

Portanto, as duas formas estão corretas.

Resposta: As inscrições foram abertas. O adequado, portanto, é o seguinte: – Abertas as inscrições…

Inadequação gramatical: Não se deve usar o acento indicador de crase entre os dias da semana sem determinante. O adequado, então, é “de terça a sexta” ou “de terça-feira a sexta-feira”.