Qual o correto quarta-feira ou quarta-feira?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 9 votos

quarta-feira - adjetivo

MasculinoFeminino
Singularquarta-feiraquarta-feira
Pluralquartas-feirasquartas-feiras

Acontece que os exemplos (3) e (4) podem suscitar reações adversas de falantes e escreventes. Suprimir o hífen – "quarta e quinta feiras" – não se afigura possível, porque se trata de compostos, e não de formações sintagmáticas de adjetivo numeral + nome.

Significado de Quarta-feira
substantivo feminino Quarto dia da semana a contar de domingo; entre terça-feira e quinta-feira. expressão [Religião] Quarta-feira de Cinzas. Para o catolicismo, representa o primeiro dia da Quaresma; dia seguinte à terça-feira de Carnaval.

Significado de Quinta-feira
substantivo feminino Quinto dia da semana, depois de quarta-feira, contando a partir de domingo; dia entre quarta-feira e sexta-feira. expressão [Religião] Quinta-feira Santa. Quinta-feira da Semana Santa; nesse dia se relembra a Última Ceia. Etimologia (origem da palavra quinta-feira).

Sempre que houver frequência, a expressão temporal será sinalizada com a preposição A, ou seja, "às segundas-feiras", "às quartas-feiras", "aos sábados" etc. Além disso, ocorreu crase porque a preposição fundiu-se ao artigo feminino.

Segunda-feira e o Acordo Ortográfico
Segundo este acordo, o hífen se mantém nas palavras compostas por justaposição sem elementos de ligação, cujos elementos formam uma unidade com significado próprio.

O hífen é utilizado nas palavras compostas por justaposição (radicais que se juntam sem que haja alteração fonética) sem elementos de ligação, cujos elementos formam uma unidade com significado próprio. Exemplos: couve-flor, ano-luz, arco-íris, decreto-lei, sexta-feira.

Devemos utilizar o substantivo feminino segunda-feira sempre que quisermos referir o segundo dia da semana, que fica entre o domingo e a terça-feira. Seria regra geral usar hífen em nomes compostos por um substantivo e um numeral ordinal/partitivo ("segunda-feira", "matéria-prima", "obra-prima", "meia-vida" etc.)?

Nos textos, use a forma completa: segunda-feira, terça-feira, quarta-feira. Não esqueça o hífen. Os dois termos vão para o plural: segundas-feiras, sextas-feiras. Em títulos, quando necessário, pode-se usar a forma reduzida: segunda, terça, quinta.

Porém, alguns compostos perderam a noção de composição e passaram a ser escritos aglutinadamente: girassol, madressilva, pontapé, paraquedas, paraquedista, mandachuva.

O que é e quando usar o hífen?

  1. unir palavras compostas;
  2. juntar pronomes oblíquos e algumas formas verbais representadas por mesóclise e ênclise;
  3. separar as sílabas de um dado vocábulo;
  4. ligar algumas palavras precedidas de prefixos.

Na época, sábado significava 'dia do descanso' (vem de shabbat, em hebraico) e domingo, 'dia do Senhor' (do latim Dies Domenicus), quando cristãos se reuniam para louvar a Deus. É por isso que esses dias não levam a palavra feira, já que têm outros significados.

Na sua origem, os nomes dias da semana tinham influência na astrologia, cada um representava um astro do nosso Sistema Solar: Sol (domingo), Lua (segunda), Marte (terça), Mercúrio (quarta), Júpiter (quinta), Vênus (sexta) e Saturno (sábado).

Seus pais decidiram dar a ela o nome de “Quarta-Feira” devido ao significado “a criança da quarta-feira é cheia de aflições” – ou, neste caso, cheia de desgosto. Ou seja, Wednesday não está diretamente ligado ao dia do nascimento da jovem, mas ao seu significado segundo a canção.

Sim, está correto. Havendo uma sequência pertencente a uma única ideia (-feira/-feira), não é necessária a sua repetição no enunciado.

Tanto a forma singular (segunda-feira) como a forma plural (segundas-feiras), nesse contexto, têm o mesmo sentido: «todas as segundas-feiras», razão pela qual é facultativo o uso de uma ou de outra forma.

Ou seja: toda quinta-feira, sem o artigo definido, como aparece no pé desta nota e no aviso aqui à direita da tela, significa “todas as quintas-feiras”. Já toda a quinta-feira, com artigo definido, refere-se à totalidade de um único dia e quer dizer “ao longo de (determinada) quinta-feira”.

Domingos é o plural de domingo.

Jamais crase diante de sábado e de domingo. Exemplo: a loja estará aberta da segunda-feira à sexta-feira.