Qual o custo para exportar um produto?

Perguntado por: dcardoso . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.2 / 5 6 votos

De forma geral, ela é de 30% sobre a base de cálculo. Porém, como no Brasil toda regra tem sua exceção, há vários produtos que tem alíquota reduzida ou isenta. Essas variações, no entanto, precisam estar definidas em lei.

Basicamente, as taxas podem variar de 30 a 150% do valor do produto a ser exportado, dependendo de sua categoria. Antes de escolher um nicho ou mercado para iniciar o serviço de exportação, é preciso verificar qual a regulamentação vigente.

A alíquota do imposto é de 30%, facultado ao Poder Executivo reduzi-la ou aumentá-la, para atender aos objetivos da política cambial e do comércio exterior.

Como exportar para os EUA: Entenda a regulamentação de importação dos EUA. O manual sobre como exportar para os EUA informa que “a tarifa média dos Estados Unidos é relativamente baixa, cerca de 3,5%”.

Principais tipos de custos de uma empresa

  • 1 – Custos diretos. ...
  • 2 – Custos indiretos. ...
  • 3 – Custos fixos. ...
  • 4Custos variáveis.

Basicamente, você pode realizar o cálculo do custo de um produto somando todos os custos e despesas resultantes da produção ou aquisição. No caso de uma indústria, é importante considerar a compra de matéria-prima, mão de obra, horas gastas na produção, enfim, tudo o que afeta o seu produto final.

Com relação aos produtos mais exportados pelo Brasil nesse período de 2022, temos: Soja (16%) Óleos brutos de petróleo ou minerais betuminosos (12%) Minério de ferro e seus concentrados (8,9%)

De fato, existe um imposto de exportação vigente no país, mas ele só precisa ser pago por uma parcela muito pequena de empresas. Para a maioria esmagadora de produtos, o IE não incide. O governo brasileiro tem muitas práticas que fomentam as exportações, facilitando e barateando as operações de venda internacional.

No registro de exportação (RE) não há limite de valor, mas é necessário que o exportador tenha RADAR e realize um credenciamento prévio com o despachante aduaneiro.

Passo a passo da exportação de produtos

  1. Juntar a documentação necessária.
  2. Elaborar uma estratégia integrada para exportar.
  3. Fazer cadastro no Siscomex para poder exportar.
  4. Conhecer os Incoterms.
  5. Explorar os incentivos fiscais.
  6. Diferenciar o seu produto.
  7. Realizar follow-up após o embarque.

Agronegócio pagou apenas R$ 16,3 mil em imposto de exportação durante todo 2019.

Custo do produto + Frete + Seguro
Sendo que o seguro corresponde aos custos de deslocamento até o local da entrega. O Valor Aduaneiro é o primeiro passo para calcular o imposto (CIF) em nosso país.

Os valores de frete nas principais rotas de exportação partindo do Brasil também estão altos. De acordo com os dados, o custo de transporte de um contêiner de 40 pés do Brasil para portos dos Estados Unidos está próximo à US$ 10 mil, valor oito vezes superior ao observado antes da pandemia.

Assim, para encontrar o custo variável total, basta somar todos os gastos que variam de valor, como luz, água, entre outros. Ainda, é preciso ficar atento ao custo variável médio, ou seja, quanto varia cada item produzido.

Alguns exemplos de custos são:

  • compra de matéria-prima;
  • mão-de-obra;
  • embalagens;
  • energia elétrica;
  • depreciação de máquinas e equipamentos;
  • manutenção;
  • materiais de limpeza para a fábrica.

Os custos são gastos que estão ligados diretamente à produção e vendas, enquanto as despesas são todos os gastos fundamentais para a manutenção das atividades da empresa. Exemplos de custos são: salários dos funcionários da linha de produção, matéria-prima, comissões para vendedores.

A margem ideal de lucro em vendas depende do ramo de atuação da empresa, mas, no geral, estima-se que lucro deve ser de 20% a 30% para serviços, de 15% a 20% para comércios e de 8% a 12% para indústria, que possui variáveis muito específicas.