Qual o derivado de ter?

Perguntado por: eassis . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

Os derivados do verbo ter são facilmente identificados, pois têm a mesma terminação do primitivo desde a primeira pessoa do singular do presente do indicativo: contenho, detenho, mantenho, retenho.

  1. - tem (tu) tenha (ele/ela) tenhamos (nós) tende (vós) tenham (eles/elas)
  2. - não tenhas (tu) não tenha (ele/ela) não tenhamos (nós) não tenhais (vós) não tenham (eles/elas)
  3. para ter (eu) para teres (tu) para ter (ele/ela) para termos (nós) para terdes (vós) para terem (eles/elas)

Os tempos verbais derivados, como o próprio nome indica, são aqueles que derivam de outros tempos. Em outras palavras, eles são formados a partir de outros tempos, os chamados “primitivos”.

Em linguagem informal, o verbo ter pode ser utilizado como um verbo impessoal, sendo conjugado apenas na 3. ª pessoa do singular. Isso ocorre quando é usado com o sentido de ter existência, sendo sinônimo de haver: Há pessoas na entrada esperando por você.

Os verbos ter e vir serão escritos com um "e" só e com acento circunflexo (^) quando o elemento que tem algo ou que vem a algum lugar ou de algum lugar (o sujeito) estiver na terceira pessoa do plural (eles, elas, vocês...) do presente do indicativo (Todos os dias...).

Os verbos derivados de ver e vir seguem as mesmas conjugações dos verbos de que derivam. Exemplos: Se ele vir, previr, antevir (do verbo ver). Se isso vier, convier, intervier (verbo vir).

O verbo ver é irregular da 2ª conjugação. Como ele se conjugam os verbos prever, antever, rever, entrever e interver.

A forma VEM (sem acento) é a 3ª pessoa do singular do verbo VIR (presente do indicativo). Veja o exemplo: “Ela já confirmou que VEM de metrô e vai chegar mais tarde.”

O "tem" é uma forma verbal da terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo "ter" (ele/ela tem). Por outro lado, “têm”, com acento circunflexo, aparece na terceira pessoa do plural (eles/elas têm). "Tem" é conjugado no singular, enquanto "têm" no plural.

Existem as duas formas de conjugação do verbo TER no presente do indicativo: “tem” para 3ª pessoa do singular e “têm” para 3ª pessoa do plural.

Avoir significa 'ter'. O utilizamos para dizer nossa idade ou para falar sobre nossos pertences.

Primitivas: dia, noite, casa. Derivadas: diário, diarista, noitada, anoitecer, casarão, casebre.

Os verbos tener (ter) e haber (haver), em espanhol, possuem usos e significados distintos. Tener indica posse, e o verbo haber, existência.

Esse tipo de verbo não apresenta sujeito e convencionou-se que a conjugação deve feita no singular, independentemente do tempo e modo verbal. No caso do presente do indicativo, é grafado sem acento circunflexo.

Quando o verbo “ter” atua como um substituto do verbo “haver”, ele também deve ser empregado na 3. pessoa do singular, pois se trata de uso impessoal. Apesar de ser um uso informal, não é menos válido, pois é comumente encontrado até mesmo em textos mais formais, como os da grande imprensa, por exemplo.

Uma dica: Para não ter erro, é só lembrar que, no futuro do subjuntivo, o radical do verbo ver passa a ser vir, e o radical do verbo vir torna-se vier. Lembre-se de que isso também ocorre com os derivados dos dois verbos.

FORMAS NOMINAIS

Infinitivo impessoalInfinitivo pessoalGerúndio
virvir vires vir virmos virdes viremvindo

O verbo vir rege um complemento preposicional com o valor semântico de origem (lugar de onde): (1) «O Rui veio da faculdade.» Na ausência deste complemento, pode considerar-se que o meio de transporte o poderá substituir.

Exemplos de substantivos derivados:
território (do substantivo primitivo terra) jardinagem (do substantivo primitivo jardim) laranjada (do substantivo primitivo laranja)

Nesse sentido, cabe afirmar que os primitivos representam aqueles tempos cujos radicais ou temas são usados na formação de outros tempos. Já os derivados, como bem nos revela o próprio nome, são aqueles tempos cujos radicais ou temas são obtidos a partir de um dos tempos primitivos ou do infinitivo impessoal.