Qual o dia de Cristo Rei 2022?

Perguntado por: hbarros2 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

Festa de Cristo Rei 2022 convida os fiéis a unidade na vivência de uma Igreja Sinodal. No próximo dia 20 de novembro a Igreja celebra a Festa de Cristo Rei do universo.

Cristo Rei – Entenda o significado dessa festa
A Festa de Cristo Rei é uma das festas mais importantes no calendário litúrgico, nela celebramos Cristo que é o Rei do universo. O seu Reino é o Reino da verdade e da vida, da santidade e da graça, da justiça, do amor e da paz.

Estamos vivendo o ano litúrgico C, que compreende os anos de 2021-2022. Os dias de festas de santos celebrados em um país não são, necessariamente, comemorados em todos os lugares.

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 6,39-45.

Evangelho: Jo 10,27-30
Naquele tempo, disse Jesus: 27“As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Eu dou-lhes a vida eterna, e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão. Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai.

No dia 10 de Janeiro a Igreja Católica entrou no chamado Tempo Comum, que nos vai acompanhar, em termos litúrgicos, ao longo da maior parte deste ano de 2022.

2021-2022 é o ano litúrgico C. Os dias de festas de santos celebrados em um país não são, necessariamente, comemorado em todos os lugares.

2022-2023 é o ano litúrgico A.

No Cristo Rei está localizada a sede esportiva, que disponibiliza aos sócios piscinas externas e cobertas, sendo estas últimas aquecidas. Além disso, a sociedade também oferece quadras de tênis e de futebol, além de um estúdio de pilates.

Diferentemente do ano civil, que começa em 1º de janeiro e termina em 31 dezembro, as celebrações da Igreja seguem o calendário litúrgico, que começa no 1º Domingo do Advento, em 28 de novembro de 2021, e termina no último sábado do Tempo Comum, em 26 de novembro de 2022.

São Lucas Evangelista 2021/2022.

O Ano Litúrgico de 2023, Ciclo A, vai apresentar nas Missas diárias o Evangelho de São Mateus.

No ano A, leem-se as leituras do Evangelho de São Mateus; no ano B, o de São Marcos; e no ano C, o de São Lucas. “São os chamados Evangelhos sinópticos, já que possuem uma mesma estrutura de escrita.

Evangelho do Dia
Jesus respondeu: 'Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. Porque o Reino dos Céus é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados. Quando começou o acerto, trouxeram-lhe um que lhe devia uma enorme fortuna.

Evangelho do Dia
O fariseu, de pé, rezava assim em seu íntimo: 'Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. Eu jejuo duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda'.

Evangelho do Dia
Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. Eu, porém, não dependo do testemunho de um ser humano. Mas falo assim para a vossa salvação. João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com sua luz.

Evangelho do Dia
Quem não me ama, não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. Mas o Defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito.

O Evangelho da Liturgia deste domingo narra a chamada parábola do filho pródigo (cf. Lc 15, 11-32). Ela leva-nos ao coração de Deus, que perdoa sempre com compaixão e ternura, sempre! Deus perdoa sempre; somos nós que nos cansamos de pedir perdão, mas Ele perdoa sempre.

São Vicente de Saragoça: escolheu dedicar-se a Deus.