Qual o disjuntor ideal para o 220?

Perguntado por: ereal . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.1 / 5 5 votos

Normalmente para uma tensão de 220 volts de entrada o disjuntor pode ser de 40 ampères ou até a corrente máxima calculada pelo eletricista que irá instalar o padrão de entrada (cálculo de carga e corrente total). Esse disjuntor deve ser do tipo termomagnético e bipolar.

Calculando o disjuntor geral
O disjuntor geral para nosso exemplo deve ser de no mínimo 63A para uma tensão de 127V. A escolha da faixa de corrente depende da disponibilidade dos fabricantes.

Se você ligar essa mesma lâmpada no 220 V, a corrente vai ser de 1,36 amperes, ou seja, consideravelmente menor. Isso significa que você vai precisar de fios condutores mais grossos para usar essa lâmpada no 110 V e mais finos no 220 V.

Se o disjuntor for monopolar de 32A a potência máxima que se pode colocar é de 4000W e desta forma o ideal é se colocar até 3600W para se trabalhar com uma margem de segurança.

Para chuveiros com tensão 220v e 7500w de potência, o disjuntor deve ser bipolar de 40A, e a fiação que se deve utilizar é de 6mm.

Disjuntor Unipolar: É indicado para circuitos com uma única fase. Ex: Circuitos de iluminação e tomadas em sistemas fase/neutro (127 ou 220 v); Disjuntor Bipolar: É indicado para circuitos com duas fases.

Tomadas de 20A
Nessas tomadas, a potência máxima permitida em 127 V é de 2540 W, e para 220 V, a potência máxima é de 4400 W.

O C32 no disjuntor significa que o disjuntor desarma em 32 ampères.

Ou seja, se seu sistema de alimentação for bifásico, você deve optar por um disjuntor bipolar para proteção. Para um sistema trifásico, utilize um tripolar.

O DR deve ser instalado em série com o disjuntor do circuito que se deseja proteger. A instalação deverá ser feita antes ou depois do disjuntor do respectivo circuito. O ideal é que toda a instalação de uma residência esteja protegida por um dispositivo DR.

Qual disjuntor escolher para ar condicionado 12000 BTU 220V
Neste caso, nós poderíamos usar um disjuntor de 10 A ou um disjuntor de 16 A. Mas a recomendação da fabricante LG é que o disjuntor ideal deve ser de 16A para evitar qualquer tipo de problema como desarme do circuito.

Cada disjuntor deve ter o valor de sua amperagem marcado no interruptor. Trata-se da amperagem máxima que o circuito é capaz de suportar antes da queima do fusível. Geralmente, os disjuntores padronizados fazem uso de 15 a 20 ampères para residências ou circuitos de alta carga.

deve se atribuir, no mínimo 600 watts por ponto de tomada, até 3 tomadas. deve se atribuir 100 watts para os excedentes. Demais cômodos ou dependências atribuir, no mínimo 100 watts por ponto de tomada.

Ele protege a instação, o circuito e os condutores elétricos contra curto circuitos e sobrecargas. Funciona como interruptor automático que interrompe a alimentação elétrica em caso de pico de corrente elétrica acima do adequado ao circuito.

Usado em circuitos de cargas indutivas em geral. Ex: Ar condicionado, bombas, circuitos de iluminação, sistemas de comando e controle.

220V

DICA: para chuveiros, prefira tensão 220V. A rede 127V necessita de fiação mais grossa e disjuntor com maior corrente nominal.

Este tipo de disjuntor é uma junção da proteção térmica e magnética, sendo muito utilizado hoje nas instalações elétricas residencias e comerciais. Possui as vantagens de poder ser usado para manobras de ligar e desligar os circuitos, proteção contra aquecimentos e curtos circuitos.