Qual o efeito do sal na cerveja?

Perguntado por: uassuncao . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.1 / 5 5 votos

Ao adicionar sal ao gelo, a bebida congela mais rápido. Normalmente, quando se faz um churrasco, a maioria das pessoas gosta de ter como acompanhamento uma cerveja bem gelada. Para acelerar seu resfriamento é colocado sal no gelo ao redor da bebida.

A química explica: o sal e o álcool fazem o gelo derreter mais rápido, em uma reação endotérmica, ou seja, que absorve calor. Se é necessário absorver calor ele terá de vir de algum lugar, certo? O gelo faz o favor de retirar o calor justamente das latinhas que estiverem em contato com ele.

A adição do sal diminui a temperatura de fusão do gelo (temperatura em que o gelo derrete). Assim, ele passa a derreter bem mais rápido e, para isso, usa energia do ambiente (e da latinha também).

O sal se dissolve facilmente na água e tem a capacidade de diminuir a temperatura de fusão do gelo, fazendo com que ele derreta mais rapidamente. Assim, ele acaba “roubando” o calor do ambiente, gelando as garrafas ou latas que estiverem em contato.

De acordo com Clarissa Fujiwara, nutricionista do departamento de nutrição da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), não é nada impossível emagrecer mesmo bebendo cervejacomo foi o caso do cantor Leonardo em 2018.

Já uma segunda teoria é que o limão ajudaria a proteger a boca da longneck daquelas mosquinhas que surgem quando está muito calor, e como o México é um pais bem quente, até que essa teoria faz sentido, não é mesmo? Há também uma terceira teoria muito popular é que simplesmente: uma forma de marketing da cerveja.

Aplique no gargalo da garrafa um pouco de sal marinho ou outro tempero salgado de sua escolha. Em seguida, coloque uma fatia de limão no gargalo e esprema o suco dentro da garrafa. Feito isso, empurre o limão para dentro da garrafa para deixar a cerveja ainda mais saborosa.

ALCOLSTOP, Antimonium Tartaricum pó 100g para ajudar a parar de beber, alcolismo.

O álcool exige do nosso corpo um tempo para fazer a metabolização (que ocorre no fígado) e o doce ou o café não irão interferir nesse processo. A cafeína pode deixar a pessoa um pouco mais “ligada” e o açúcar oferece mais caloria, já que quem bebe, normalmente, acaba não comendo nada.

Beba água ou café.
O consumo de café e de água pode ajudar a reduzir o bafo de álcool. A água repõe a hidratação perdida pelo consumo de bebida alcoólica e estimula a salivação, que diminui o cheiro alcoólico em seu hálito. O café tem um aroma forte, que pode disfarçar o cheiro desagradável da bebida.

Sal e álcool no gelo
Para quem quer gelar cerveja rápido diretamente em um recipiente de gelo, a tática é contar com a ajuda do sal e do álcool. Para cada saco de 1kg de gelo, adicione 500g de sal refinado e mais 500mL de álcool.

Coloque o gelo em um isopor, para cada saco de gelo, coloque 2 litros de água, meio kg de sal e meia garrafa de álcool. A água aumenta a superfície de contato, o sal reduz a temperatura de fusão do gelo (ele demora mais pra derreter) e, por uma reação química, o álcool rouba calor.

No caso da "cervejinha", uma boa alternativa é colocar gelo no copo, tornando-a mais saudável e evitando a ressaca do dia seguinte. Bebidas geladas, para quem não tem sensibilidade, fazem bem à saúde e ajudam o organismo a se defender da alta temperatura.

Se você não quiser mais ser convidado para nenhuma festa, deve tentar este truque da cerveja explosiva: em uma cerveja recém aberta, dê uma pancadinha no bico dela depois de aberta. Se feito corretamente, a cerveja deve começar a jorrar da garrafa.