Qual o Estado mais violento do Sudeste?

Perguntado por: ureal . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

O estado que teve a segunda maior quantidade de mortes violentas em 2022 foi Pernambuco, com 1.854 casos. São Paulo, com 1.592 casos. Em seguida vieram São Paulo (1.592) e Rio de Janeiro (1.515). No primeiro semestre de 2021, a Bahia também registrou maior quantidade de mortes violentas, com 2.931 casos.

Saiba qual é o estado mais violento do Brasil
O estado da Bahia ocupa a primeira colocação, com 2630 mortes violentas agora no primeiro semestre de 2022. Além disso, a Bahia possui três cidades entre as 20 mais violentas do país, conforme dados levantados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública - FBSP, em 2022.

Ainda aparecem entre os 100 municípios elencados no Ranking Regional Sudeste do Brasil City Brand Ranking, a Serra em 61º lugar e Cariacica na 97º posição. No Top 10 Nacional, em 1º lugar está São Paulo, que é também 1º em todos os quesitos, seguida de Curitiba e Rio de Janeiro, na 3º posição.

estado de São Paulo

A economia da região Sudeste é a mais desenvolvida com relação às demais regiões brasileiras. No Sudeste, está localizado o principal centro industrial do Brasil, o estado de São Paulo, assim como as três maiores economias estaduais do Brasil, respectivamente, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A mais baixa é do Sul: 23,9. São Paulo é o estado mais seguro do Brasil, com taxa de mortes violentas de 14,3, ao passo que o Rio Grande do Norte, o estado mais violento, apresente uma taxa de 67,4.

Os Estados menos violentos: São Paulo (3,1) e Santa Catarina (3,9), mais o Distrito Federal (4,2).

Quando os índices globais de homicídios dolosos em universos por 100 mil habitantes dos dois Estados são comparados, entretanto, a situação se inverte. O Rio assume a dianteira. São 37,7 (5.161 casos) contra 33,6 (11.861 ocorrências) em São Paulo.

Vem conhecer um pouco mais sobre as capitais mais seguras para morar no Brasil:

  • Curitiba. A capital paranaense atrai pessoas de todos os cantos, que estão em busca de uma vida mais tranquila. ...
  • Vitória. Os capixabas não ficam para atrás. ...
  • São Paulo. ...
  • Florianópolis. ...
  • Campo Grande.

É a região mais desenvolvida do país, responsável por 55,2% do PIB brasileiro. São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais lideram em termos de PIB Nominal.

Brasília é a cidade

Conforme as descobertas, Brasília é a cidade mais educada.

O estado de Minas Gerais localiza-se na região Sudeste, a mais rica e mais populosa do país. Dessa maneira, Minas está entre os estados mais ricos do Brasil, com cidades importantes para todo o território nacional, como: a capital, Belo Horizonte.

O sudeste, como já vimos, trata-se de uma região rica, pois é o centro econômico do país, com suas atividades industriais, agrícolas, a pecuária, e o extrativismo com destaque para o minério de ferro (Minas Gerais) e o Petróleo, (Rio de Janeiro, Espírito Santo e em menor expressão São Paulo).

A economia da Região Sudeste é movida pela produção industrial e agrícola, e os setores do comércio e serviços, especialmente o turismo. O Sudeste é a Região mais rica do País, concentrando 55,4% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Quais são as cidades mais seguras de São Paulo em 2023?

  • Jaú Distante cerca de 300 km da capital, São Paulo, a cidade de Jaú é uma das cidades mais seguras do estado. ...
  • Indaiatuba. ...
  • Valinhos. ...
  • Jundiaí ...
  • Limeira. ...
  • Americana. ...
  • Bragança Paulista.

Maranhão é o Estado

Segundo o IBGE, o Maranhão é o Estado do Brasil com a maior proporção de pessoas em estado de extrema pobreza. Sendo que, 8,4% dos extremamente pobres do país moravam aqui no Maranhão, em 2021.

Passos, e Varginha, no Sul de Minas, e Araxá, no Alto Paranaíba, estão entre as 20 cidades com a menor taxa de homicídios, segundo dados do Atlas da Violência. Passos, no Sul de Minas, está entre as cidades mais pacíficas do país (foto: Marcos Michelin/EM/D.A Press. )

Santa Catarina

1. Santa Catarina. Santa Catarina está entre os destinos mais adorados pelos brasileiros. Afinal, o estado está recheado de lugares lindos para se visitar e não se resume a praias.

São Paulo – De acordo com estudo da consultoria Macroplan, São Paulo é o estado com o melhor índice de segurança do Brasil.

bairro de Santa Tereza

Santa Tereza. O bairro de Santa Tereza é o mais seguro do Rio de Janeiro. A região está entre as que têm os menores registros de crimes nas quatro categorias analisadas. Se considerado o tipo de crimes mais violentos, como o homicídio, o bairro teve o menor número de casos da cidade em 2022.

RR, RN e PE são os piores Estados em desigualdade de renda, diz o IBGE.