Qual o exame que detecta a fibrose pulmonar?

Perguntado por: dbarros . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

O diagnóstico precoce, como já mencionado, é importante para iniciar o tratamento adequado e evitar a progressão da doença. Dito isso, o diagnóstico de fibrose pulmonar pode ser dado através de um exame de imagem, como a tomografia computadorizada de tórax, em conjunto com quadro clínico do paciente.

Em pacientes com fibrose, o espessamento dos septos interlobulares é irregular e associado a distorção da arquitetura dos lóbulos secundários. Opacidades irregulares intralobulares geralmente refletem a presença de fibrose pulmonar.

O Teste do Pezinho é a primeira triagem de Fibrose Cística na infância. Quando positivo, deve ser repetido e confirmado pelo Teste Genético ou pelo Teste do Suor. Quando o nível de cloro é superior a 60 milimoles por litro em duas dosagens, associado a um quadro clínico característico, o diagnóstico é firmado.

Quando o pulmão do indivíduo, por algum motivo, fica com cicatrizes em seu tecido ou passa a ser mais endurecido, o paciente é diagnosticado com a fibrose pulmonar. A fibrose pulmonar pode acontecer, por exemplo, devido a inalação de substâncias que fazem mal para o corpo, como o mofo, a poeira, o feno e madeira velha.

Principalmente por conta dos sintomas respiratórios, a fibrose pulmonar e fibrose cística tendem a ser confundidas. Por isso, atenção às diferenças entre as duas doenças é fundamental.

Tosse que não passa, suor mais salgado que o normal, pneumonia de repetição, diarreia e dificuldade para ganhar peso e estatura. Se esses sintomas aparecerem com frequência, pode indicar fibrose cística.

Os sintomas das fibroses pulmonares incluem tosse seca, falta de ar que pode ser leve ou grave. Em caso de doenças avançadas, podem haver outros sintomas, como dores torácicas, falta de ar para tomar banho e sinais de oxigenação baixa no sangue, que inclui lábios e pontas dos dedos arroxeados.

Conheça os sintomas da fibrose pulmonar
Com o tempo, ela ocorre mesmo quando a pessoa está em repouso; Tosse seca e persistente: Logo no início da doença, é comum que ocorra tosse seca e constante, ou seja, que não melhora conforme os dias passam.

Na fibrose pulmonar, a saturação do oxigénio é inferior a 95% e agrava-se com o exercício e com a evolução da doença.

Conforme o processo, o tratamento prescrito pelo médico consiste na utilização do Ofev (Nintedanibe). O medicamento atua contra a progressão da enfermidade e tem capacidade de reduzir o declínio da função pulmonar, impedindo a multiplicação das células que causam a fibrose contínua.

Na maioria das vezes, ela apresenta evolução lenta e progressiva, porém fatal, de modo que, em média, os portadores da doença sobrevivem entre 2 e 4 anos após o diagnóstico.

Espirometria (do latim “spiro”, que significa respirar, e do grego “metron”, que significa medir) é o exame que avalia a maneira como o ar entra e sai dos pulmões. Isso é feito pelo médico pneumologista enquanto o paciente inspira, segura o ar e expira.

A fibrose começa a aparecer entre 7 e 21 dias após a cirurgia. Os principais sintomas são o endurecimento da região, sensação de que a pele está repuxando, como se estivesse sem flexibilidade, nódulos e alterações na pele.

No entanto, existem condições específicas que podem afetar gravemente a função dos pulmões. Duas dessas condições são a Fibrose Pulmonar Idiopática (FPI) e a Fibrose Cística (FC). Embora compartilhem o termo “fibrose” em seus nomes, essas doenças são distintas em termos de causas, sintomas e tratamentos.

Dito isso, o diagnóstico de fibrose pulmonar pode ser dado através de um exame de imagem, como a tomografia computadorizada de tórax, em conjunto com quadro clínico do paciente. Entretanto, existem ainda exames auxiliares que ajudam a confirmar o diagnóstico, bem como avaliar a gravidade.

Como descobrir? A fibrose cística é uma das doenças que o teste do pezinho ajuda a detectar. É possível também descobri-la por meio do teste do suor e do teste genético, este último apenas nas formas mais comuns da doença.

Embora não exista cura ou forma de reverter a fibrose pulmonar, várias terapêuticas podem ajudar a aliviar os seus sintomas.