Qual o formato do SSD para Windows?

Perguntado por: epilar8 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Em resumo: NTFS é o sistema de arquivos padrão do Windows, mais moderno e indicado para dispositivos de armazenamento não removíveis, como disco rígido (HD) e disco de estado sólido (SSD).

O sistema de arquivos exFAT usa 64 bits para descrever o tamanho do arquivo, permitindo assim aplicativos que dependem de arquivos muito grandes. O sistema de arquivos exFAT também permite clusters de até 32 MB, habilitando efetivamente dispositivos de armazenamento muito grandes.

MBR ou GPT, qual o melhor? Por se tratar de um sistema mais moderno, o GPT é a melhor opção por apresentar mais recursos e funcionalidades. Entretanto, em casos específicos de sistemas operacionais mais antigos e processadores 32-bit o MBR é a escolha a ser feita.

Qual é o melhor formato para SSD? Se você deseja usar o SSD em um PC com Windows, o NTFS é o melhor sistema de arquivos. Se você estiver usando um Mac, escolha HFS Extended ou APFS. Se você deseja usar o SSD para ambos Windows e Mac, o sistema de arquivos exFAT será uma boa escolha.

As pessoas que compram NFTs fazem isso porque atribuem grande valor a itens originais e exclusivos. Portanto, o fato dos itens por vezes terem um valor tão alto, deriva justamente do fato de que eles são exclusivos, o que gera escassez.

Como formatar HD/SSD para NTFS.
...
Pressione a tecla "Enter" após cada comando:

  1. list disk.
  2. select disk 2 (Substitua 2 pelo número do disco do seu HD/SSD de destino.)
  3. list partition.
  4. select partition 2 (substitua 2 pela letra da unidade de sua partição de destino.)
  5. format fs=exfat quick.

NTFS é o sistema de arquivos padrão do Windows NT, incluindo suas versões posteriores do Windows 2000, Windows XP, Windows Vista, Windows Server 2003 e Windows Server 2008. NTFS é destinado ao uso em unidades do sistema Windows (discos rígidos e drives de estado sólido).

NTFS, FAT, FAT32 e exFAT. Entenda o que é o FAT32 (File Allocation Table ou Tabela de Alocação de Arquivos), o NTFS (New Technology File System) é o sistema de arquivos padrão para o Windows NT e seus derivados, e ExFat é o que chamamos de uma FAT de 64 bits. Ela é muito mais veloz que a FAT32 que já conhecemos.

NTFS nada mais é que a Nova Tecnologia de Sistema de Arquivos (New Technology File System) que surgiu com o lançamento do Windows NT em 1993 para substituir o Sistema de Arquivos antigo FAT32, baseado no MS DOS.

Se sua unidade não precisa de arquivos maiores que 4 GB, mas precisa funcionar tanto em computadores quanto em sistemas embarcados, como câmeras fotográficas, centrais multimídia e consoles de jogos, escolha FAT32. Já se precisar usar arquivos maiores que 4 GB, escolha exFAT.

Passo 1: Abra o Explorador de Arquivos pressionando as teclas "Windows" + "E". Passo 2: No explorador, procure sua unidade USB e clique com o botão direito nela. Passo 3: Clique em "Formatar" e selecione "exFAT" na lista "Sistema de Arquivos". Passo 4: Clique no botão "Iniciar" no final.

O ExFAT é suportado no OS X desde o Snow Leopard. Agora respondendo a pergunta, o Time Machine vai formatar em HFS+ e portanto não será compatível com o Windows.

Vá para a tabela Volumes e, ao lado da seção Partition style, você poderá ver a tabela de partições do disco:

  1. Registro mestre de inicialização (MBR)
  2. Tabela de partição GUID (GPT)

Conclusão. A formatação de um SSD é um processo rápido e simples que qualquer pessoa deve conseguir fazer. Se você tiver algum problema ao formatar o seu SSD, não hesite em entrar em contato com o Suporte da Kingston.

Se o disco contiver partições ou volumes, clique com botão direito do mouse em cada e, em seguida, clique em Excluir partição ou Excluir volume. Clique com botão direito do mouse no disco MBR que você deseja transformar em um disco GPT e, em seguida, clique em Converter em Disco GPT.

Ao implantar o Windows em um dispositivo baseado em UEFI, você deve formatar o disco rígido que inclui a partição do Windows usando um sistema de arquivos GPT (tabela de partição GUID). Unidades adicionais podem usar o gpt ou o formato de arquivo MBR (registro de inicialização mestre).

UEFI e Legacy BIOS são dois tipos de configurações de firmware da placa-mãe adotadas pelo Microsoft Windows. UEFI é um conceito mais novo do que Legacy e está substituindo gradualmente o Legacy em computadores modernos. Para ser específico, o UEFI supera muitas deficiências no Legacy.

Já GPT é uma sigla para “GUID Partition Table” e trata-se do padrão mais recente, implantado a partir do Windows 10. Diferentemente do MBR, no GPT é possível criar até 128 partições diferentes dentro de um disco no Windows.

Gostaria de saber a opinião de vocês sobre qual o melhor sistema de arquivos para SSD? Obs.: Uso Arch Linux. Tecnicamente o Btrfs. Pela forma como ele lê e grava os arquivos gerando menos desgaste para o ssd além de ser um sistema voltado para tecnologias de armazenamento mais novas.