Qual o formato mais leve de imagem?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

JPEG

Comparado a outros formatos, o JPEG é o mais leve e popular, sendo priorizado para o envio de imagens por e-mail e publicações em blogs, sites e redes sociais.

Devido ao tamanho relativamente pequeno dos arquivos JPEG, talvez eles sejam mais recomendados que os PDFs porque provavelmente ocuparão menos espaço no seu disco rígido, no HD externo ou na nuvem. Porém, os arquivos PDF podem ser mais confiáveis para armazenar documentos e imagens.

Como comprimir imagens JPG online de graça

  1. Acesse a ferramenta de compressão.
  2. Solte seu JPG na caixa de ferramentas.
  3. Escolha "Compressão Básica".
  4. Clique em "Exportar como" e escolha "Imagem”.
  5. Tudo pronto! Baixe seu arquivo JPG comprimido.

Primeiro, abra o navegador do seu computador e visite o site oficial da ferramenta. Em seguida, carregue arquivos PNG pressionando “Clique para adicionar imagem”. Depois, escolha o tipo desejado de compressão e o formato de saída. Em seguida, aperte o botão “Compress” e espere até que a compressão termine.

Talvez o único momento em que você deva reavaliar se utiliza um arquivo PNG ou JPG é em caso de limite de peso da imagem. Arquivos PNG costumam ser mais pesados. Não tendo restrições dessa natureza, aconselho usar sempre PNG em seus arquivos para web e mídias sociais.

Outra razão para os JPEGs serem menores que os PDFs se deve ao seu formato com perdas, que oferece uma taxa de compactação maior que o PDF, mas não tem a mesma qualidade.

O JPEG é mais utilizado na web por seu pequeno tamanho, mas o PNG é mais versátil e recomendado para uma qualidade um pouco maior. Alías, falando em qualidade, o EXIF e o TIFF fazem bonito, mas possuem problemas de compatibilidade com programas comuns, então não existe um formato que seja “bom em tudo”.

JPG

TIFF (Tagged Image File Format)
Por ter uma baixa ou quase nenhuma compressão, a imagem não perde em detalhes, como o JPG, porém os arquivos são bem maiores e, também, mais pesados.

7 – Slim PDF
O Slim PDF Reader permite que você possa abrir e visualizar PDFs, inserir anotações, preencher formulários PDF e muito mais. Ele está disponível para Windows, Mac e Linux, e é conhecido como o menor e mais leve leitor de PDF (talvez por isso o nome).

A ferramenta online de compactação de PDFs do Acrobat pode compactar um PDF de até 2 GB.

JPEG

JPEG. JPEG (Joint Pictures Expert Group) é o melhor formato para quem quer enviar imagens por e-mail. Surgiu em 1983 e acabou virando um dos padrões mais populares da Internet.

Usando a compactação de arquivos do Windows

  1. Escolha o arquivo que deseja reduzir. Clique com o botão direito, escolha “Enviar para” e selecione “Pasta comprimida”.
  2. Quando o Windows terminar de comprimir o arquivo em uma pasta compactada, copie e cole na pasta original.

Como comprimir um JPEG para 50KB online

  1. Arraste nosso Compressor de Imagem e carregue seu JPEG..
  2. Escolha a opção “Compressão Básica” e continue.
  3. Clique em “Exportar como” e escolha “Imagem (. jpg).”
  4. Escolha “Converter páginas inteiras”.
  5. É isso! Faça o download do seu JPEG comprimido.

Como diminuir o tamanho de um arquivo em PDF [compactar]

  1. Acesse o menu do site. No seu navegador, acesse a página oficial do SmallPDF, role a tela até aparecer as ferramentas mais usadas e, em seguida, selecione “Comprimir PDF”;
  2. Envie o arquivo que deseja alterar. ...
  3. Faça a compressão. ...
  4. Faça o download.

Abra o arquivo: Clique em arquivo > abrir > escolha a imagem. Clique em salvar para Web: Faça o trabalho na imagem > vá em arquivo > exportar > salvar para Web. Escolha o formato ideal: Na parte superior direita, escolha o formato PNG-24 e mantenha marcada a opção “Transparência”, caso seu arquivo seja recortado.

SVG e PNG são dois formatos de arquivo muito diferentes. No final, não é muito importante se você usa PNG ou JPEG em seu site fora de casos de uso de muito nicho, mas a escolha entre SVG e PNG é uma escolha muito mais importante.

Eles são iguais. JPG e JPEG são a abreviação de Joint Photographic Experts Group, e ambos são tipos de arquivos de imagem rasterizados. O único motivo para o JPG ter três caracteres, e não quatro, é que as primeiras versões do Windows exigiam uma extensão de três letras para os nomes dos arquivos.