Qual o gene do cabelo cacheado?

Perguntado por: emata . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 4 votos

Um estudo realizado por pesquisadores do Instituto de Pesquisa Médica de Queensland, na Austrália, descobriu a origem do cabelo cacheado e o gene responsável pela textura do fio: o nome dele é trichohyalina. É uma variação nesse gene que é capaz de determinar se os cabelos serão lisos ou cacheados.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Beleza Natural em parceria com a Universidade de Brasília (UNB), 70% dos brasileiros apresentam cabelos cacheados, crespos ou ondulados.

Em uma pesquisa recente, cientistas descobriram que o gene responsável pelo formato do cabelo é o trichohyalin e ele é dominante: pai de cabelo liso e mãe de cabelo crespo (ou vice e versa) resultará, provavelmente, em um filho ou mais de cabelos crespos.

Isso pode ocorrer devido à influência genética de familiares, por exemplo, avôs e avós. Quando a mãe tem cabelo liso e o pai cabelo cacheado, o bebê tem 50% de chances de nascer tanto com o cabelo liso quanto cacheado.

O cabelo liso tipo 1a é o tipo de cabelo mais raro, quando falamos de cacheados, e é comum entre mulheres de ascendência asiática. Por serem óleos naturais tão retos e finos, quando viajam até as pontas, os veem muito brilhantes e sedosos.

De acordo com Valcinir Bedin, isso acontece por causa da sua inclinação em relação à epiderme! "Quando faz um ângulo de 90 graus, o cabelo fica liso; quando essa inclinação for ao redor de 45 graus, encaracolado. Agora, quando e é quase paralelo à epiderme, ele fica bem enrolado", afirma o tricologista.

De acordo com uma pesquisa da Unilever, realizada pela Kantar WorldPanel em 2012, 51,4% das brasileiras têm os cabelos originalmente cacheados ou crespos.

A resposta é simples: adaptação climática. A África é um continente tropical, ou seja, de temperatura elevada. Os africanos desenvolveram cabelos crespos para se adaptar ao clima quente. O formato do cabelo crespo serve como proteção para o couro cabeludo, como um chapéu natural devido ao entrelaçamento dos fios.

“O principal fator para a perda de definição nos cabelos cacheados e crespos é o ressecamento em excesso, que altera a curvatura devido à falta de alinhamento das cutículas. Por isso, os cachos ficam sem definição”. A tricologista destaca que, em casos de ressecamento, não tem para onde correr.

Cabelos cacheados: transmitem a ideia de dinamismo, diversão e juventude. Ideal para quem deseja passar uma imagem descontraída e mais informal.

Quem tem cabelo cacheado é igualmente divertida, tem uma personalidade calorosa e faz as coisas mais rápido do que as outras pessoas. Segundo a pesquisa, mulheres com cabelos encaracolados são generosas e tendem a concluir suas tarefas mais rápido do que outras pessoas.

Em cada fio de cabelo há milhares de cadeias de alfa-queratina, que possuem átomos de enxofre. Quando dois destes dois átomos de enxofre se juntam, eles formam uma ligação de dissulfeto. Quanto maior o número dessas ligações, mais crespos os cabelos serão, e quanto menos ligações, mais lisos.

É verdade que o cabelo muda a cada 7 anos? Pode mudar, mas isso depende de alguns fatores. “Pode existir uma fase anágena, ou seja, de crescimento do fio, mais longa, que dure sete anos, com fios que podem chegar abaixo da cintura.

Os genes dominantes são aqueles que determinam uma característica hereditária mesmo quando em dose simples nos genótipo. Ou seja, eles determinam seu caráter mesmo na ausência de seu alelo dominante. Eles são classificados em: Dominante Homozigoto (puro), representado pelas letras maiúsculas, AA, BB, VV.

É possível cachear o cabelo sem precisar de tratamentos químicos profissionais. Se o seu cabelo for liso, o mais prático é usar um modelador de cachos, conhecido como babyliss, ou uma chapinha, que pode ser uma aliada para fazer aquele ondulado dos sonhos.