Qual o hormônio liberado pela glândula pineal?

Perguntado por: ucastro . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

A glândula pineal é a responsável pela produção e secreção de melatonina no nosso organismo. Este é um hormônio fundamental para a indução ao sono, estando diretamente relacionado à regulação do metabolismo no dia a dia, incluindo períodos de descanso ou atividade plena.

A liberação da melatonina pela glândula pineal é controlada por um grupo de neurônios presentes no hipotálamo e que recebem estímulos de neurônios especiais sensíveis à luz na retina.

A principal função desse hormônio é regular o ciclo circadiano, nosso ciclo biológico de 24 horas. Para isto, ele atua na liberação de hormônios que nos mantém alertas e acordados durante o dia e mais lentos durante a noite.

A melatonina é produzida pela glândula pineal, sintetizada a partir do triptofano e derivada da serotonina. Seu padrão de secreção é o mesmo tanto para animais de hábitos noturnos como para os diurnos, e seu pico de produção acontece durante a noite. A iluminação noturna pode bloquear a produção de melatonina.

Nutricionista de Olinda destaca cinco alimentos que podem ajudar...

  • Aveia. “A aveia é um dos poucos alimentos que contêm melatonina, a substância produzida pela glândula pineal, localizada no cérebro, que é mais conhecida como hormônio do sono”.
  • Grãos integrais. ...
  • Banana. ...
  • Castanhas e sementes. ...
  • Frutas vermelhas.

A glândula pineal é uma glândula endócrina localizada aproximadamente no centro do encéfalo. É responsável pela produção da melatonina, um hormônio que participa, entre outras funções, da regulação dos nossos ciclos biológicos.

Para manter a saúde do seu cérebro e consequentemente evitar o envelhecimento e a calcificação da glândula pineal, é importante evitar o grande consumo de açúcar branco e conservantes. Também é bom frisar que pesticidas e agrotóxicos causam esse fenômeno, então opte sempre pelos alimentos orgânicos.

Se descobriu que praticar exercícios de relaxamento constantemente ou realizar atividades como escutar música suave e/ou tomar banhos relaxantes ajuda a potenciar a ativação da glândula pineal no nosso cérebro.

O que causa a falta de melatonina no organismo? A secreção da melatonina pode estar alterada em algumas condições, tais como: exposição excessiva a luz a noite, período menstrual, em alguns idosos e em casos de depressão sazonal.

Separamos abaixo algumas dicas de como ativar o terceiro olho:

  1. Cultive o silêncio. Para ser capaz de receber as mensagens que o terceiro olho nos envia, precisamos ser capazes de acalmar e silenciar nossa mente. ...
  2. Aprimore sua intuição. ...
  3. Alimente sua criatividade. ...
  4. Coloque os pés no chão.

A melatonina é o hormônio regulador do sono secretado pelo nosso corpo. De forma mais específica, ele é produzido em uma glândula na parte central do cérebro. A substância tem como efeito promover a manutenção do nosso sono, apresentando níveis mais altos durante à noite.

Conhecido como o hormônio do estresse, o cortisol é um esteroide que está diretamente ligado a diversas atividades regulatórias de diferentes sistemas do corpo humano¹….

O cortisol é um hormônio produzido na córtex supra renal e é de extrema importância para os seres humanos considerando que ele é responsável por recrutar energia durante situações de estresse.

O excesso desse hormônio pode dar origem a quadros de doenças como diabetes, hipertensão arterial e depressão. Em casos mais graves, pode causar a Síndrome de Cushing, que leva à atrofia muscular. O cortisol também leva a um acúmulo de gordura abdominal.

Melatonina. A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pela glândula pineal, localizada em nosso cérebro, e influencia a regulação do sono. Esse hormônio é produzido quando anoitece, de forma mecânica em resposta ao escuro da noite.