Qual o hormônio que estimula a produção de leite?

Perguntado por: dbaptista . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 18 votos

Prolactina: entenda a função do hormônio que estimula a produção de leite.

São os hormônios ocitocina e prolactina que entram em ação para que o leite materno seja produzido (isso acontece ainda durante a gestação!) e encaminhado aos seios durante a amamentação. A ocitocina estimula a contração das células musculares, expulsando o líquido para fora dos alvéolos.

A sucção do bebê na mama estimula a hipófise a liberar os hormônios: a ocitocina atua na contração das células produtoras de leite e auxilia na saída do leite da mama e a prolactina estimula a mama a produzir o leite. Quanto mais o bebê estimula a mama, mais leite é produzido.

Causas da prolactina alta
uso de remédios que tenham efeitos sobre a hipófise, como os antidepressivos e anticoncepcionais; doenças renais, da parede torácica ou que acometam os sistema nervoso central; tumor na hipófise; gravidez.

Para ajudar a estimular sua produção de leite em casa, pratique as seguintes dicas: Traga o seu bebê para perto da sua pele. O contato pele a pele ajuda a liberar a prolactina e a ocitocina, hormônios que ajudam na descida do leite. Aplique uma toalha úmida e quente no seu peito alguns minutos antes de amamentar.

O nível baixo de prolactina pode impactar o organismo no período da amamentação, porque a redução desse hormônio interfere diretamente na produção de leite e também no preparo das mamas ao longo da gravidez.

Além disso ter uma alimentação equilibrada, com frutas, vegetais e cereais ajuda na saúde da mamãe e também do bebê. Outra dica importante é aumentar a frequência e a duração das mamadas, a fim de estimular o reflexo do hormônio prolactina, que aumenta a produção de leite materno.

Ao aumentar a secreção de prolactina pela hipófise, a domperidona aumenta a produção de leite e aumenta o fluxo de leite para o bebê. Os bebês aprendem a mamar mamando, ou, em outras palavras, tirando leite da mama (aliás, outro motivo para usar o auxiliar de lactação no peito).

Alimentos que estimulam a produção do leite materno

  • Alimentos úteis para estimular a Lactação: – Arroz Integral. – Aveia. – Canjica. – Castanhas. – Milho e Derivados. ...
  • Frutas úteis que estimulam a Lactação: – Amoras. – Morangos. – Laranja-lima. – Lima-da-pérsia. ...
  • São recomendados também: – Amendoim. – Banana. – Côco. – Figo.

As principais formas naturais de aumentar a produção de ocitocina são:

  1. Contato físico. O contato físico em forma de abraços, massagens, cafunés e carinhos estimulam a produção do hormônio. ...
  2. Praticar boas ações. ...
  3. Amamentar. ...
  4. Ter uma alimentação equilibrada. ...
  5. Adotar um animal de estimação.

A ocitocina tem um papel fundamental nas relações e, por isso, ficou conhecida como o hormônio do amor. É ela a responsável pela atração e pelo prazer nas relações sexuais, por exemplo, pelas contrações no trabalho de parto, pela formação do vínculo com o bebê depois que ele nasce e até pela descida do leite materno.

A dose usual é de uma pulverização (uma dose medida de quatro unidades internacionais [UI] de oxitocina) administrada 2 a 5 minutos antes de colocar o bebê para mamar ou de usar a bomba na mama.

Prolactina alta: Quais as causas e sintomas?

  • Redução da libido;
  • Alteração na menstruação, onde a menstruação pode inclusive ficar inexistente;
  • Infertilidade;
  • Osteoporose;
  • Aumento das mamas.

A produção da prolactina é feita naturalmente pelo corpo. Ao engravidar, o corpo da mulher já envia sinais para a adenoipófise. Apesar de já passar a produzir o hormônio, o leite materno só passa a ser liberado após o parto, porque é quando o nível de estrogênio abaixa.

A adenohipófise ou lobo anterior da hipófise é uma glândula que produz diversos hormônios e, entre eles, a prolactina (LTH ou PRL). Esta última atua sobre os ovários, secretando a progesterona, e estimula a produção de leite.

EM QUE SITUAÇÃO AS MULHERES LIBERAM A OCITOCINA? É liberada em três grandes momentos da vida da mulher: Parto, amamentação e orgasmo. Quando liberada perifericamente pela neuro-hipófise, atua como um hormônio que estimula a contração uterina no parto e a secreção do leite durante a lactação.

A alimentação equilibrada e saudável, à base de legumes, frutas, verduras e cereais ajuda o corpo aumentar a produção de ocitocina e outros hormônios do bem-estar.

São encontrados receptores de ocitocina em células de todo o corpo.
...
Alimentos que estimulam a liberação da ocitocina

  • Chocolate;
  • Oleaginosas, como castanhas, avelã e pistache;
  • Banana;
  • Folhas verde-escuras;
  • Proteínas, especialmente ovos e frutos do mar;
  • Leite.