Qual o jeito certo de tirar medidas do corpo?

Perguntado por: hcarvalho . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Comece do mais simples, esteja com uma roupa leve e com postura ereta para tirar suas medidas. Não aperte a região do busto, quadril ou coxa, deixe a fita métrica ajustada ao corpo. Se possível, peça ajuda de uma pessoa para que ela possa colocar a fita métrica no lugar certinho para saber as suas medidas.

A cintura é a região mais estreita do seu abdômen, localizada entre a última costela e o osso do quadril. Fique em pé, com o abdômen relaxado e as pernas paralelas. Segure o ponto zero da fita métrica com uma mão e, com a outra, passe ao redor da cintura. A fita deve ficar ajustada, sem apertar muito, ou deixar larga.

Uma das maneiras de como tirar as medidas corporais é utilizando a fita métrica. Ela pode ser utilizada para checar as mudanças de regiões como a cintura, os quadris, o peitoral e as coxas, indicou a especialista em condicionamento e fortalecimento, Linda Melone.

Basta prender ou segurar a ponta da fita em um dos lados do objeto/parede que deve ser medido, e depois esticar a fita até a outra extremidade. Meça as paredes de cada cômodo e vá anotando. Você vai precisar desses números depois.

Para medir sua circunferência abdominal, é importante posicionar a fita métrica no ponto médio entre as duas últimas costelas e a parte superior do osso ilíaco. Se você não sabe onde ele se localiza, basta passar a fita na altura do umbigo, envolvendo todo o diâmetro do corpo nessa região.

Quando se trata do corpo feminino ideal, os pesquisadores tentaram identificar um conjunto de medidas que representam o epítome da beleza. De acordo com um estudo da Universidade do Texas, o corpo feminino ideal é 1,68 metros de altura e a relação entre busto, peso e cintura e quadril medem 99 x 63 x 91 cm.

As principais medidas antropométricas utilizadas nos serviços de saúde são: peso, altura, circunferência abdominal e cefálica. Mais do que realizar uma ação rotineira, essas medidas fazem parte da vigilância em saúde.

As melhores estratégias para afinar a cintura são fazer exercícios moderados ou intensos, comer bem e recorrer a tratamentos estéticos, como radiofrequência, lipocavitação ou eletrolipólise, por exemplo. A gordura localizada na cintura é o resultado do consumo de mais calorias do que se gasta por dia.

Quadril: Você deve medir logo abaixo do osso lateral mais saliente do quadril (Geralmente fica cerca de 20 cm abaixo da cintura).

Tire as medidas da virilha.
Meça esse comprimento colocando a ponta da fita métrica na frente da cintura e puxando-a pelas pernas. Coloque o dedo sobre ela na parte de trás da cintura natural e você terá o comprimento da virilha.

Uma medida simples e bastante reveladora é a circunferência abdominal, que é tomada com uma fita métrica em volta do abdômen. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, as medidas ideais para essa região do corpo ficam entre 102 cm para os homens e 88 para as mulheres.

Se você quer perder gordura abdominal, terá que se movimentar e isso significa fazer uma atividade aeróbica, como correr, andar de bicicleta, nadar ou caminhar. É a única maneira de acelerar o metabolismo. Também experimente o pilates e a ioga.

62 Kg

Ex.: Uma pessoa que usa manequim 42 (quadril) oupesa entre 52 a 62 Kg, vai usar uma peça no tamanho PEQUENO (PQ).

Em média, as medidas das mulheres brasileiras são 97,1 cm de busto, 85,4 cm de cintura e 102,1 cm de quadril – o que significa que nossa realidade é diferente do padrão de beleza associada mulheres esguias.

36,1% fala se sentir atraído por biotipos musculosos e 26,7% preferem as naturaisl. 18,3% adoram homens magros e 11,1% gosta de corpos curvilíneos. Entre os heterossexuais que preferem corpos curvilíneos, a parte favorita da silhueta feminina são os seios. Dos que gostam de magras, o bumbum foi o eleito.

O padrão de beleza no Brasil
Em média, as medidas das brasileiras são 97,1 cm de busto, 85,4 cm de cintura e 102,1 cm de quadril.

Tudo o que você tem a fazer é dividir o seu peso ideal, em quilos, pela sua altura, em centímetros. Por exemplo, se você tem 1,80m e quer ter 80 quilos de peso, deve dividir 80/180, o que dará um coeficiente de 0,44.

As sete dobras utilizadas no protocolo de Jackson e Pollock são: tríceps, peito, sub-axilar, subescapular, abdominal, supra-ilíaca e coxa.

Para medir a altura, o paciente fica em pé, com a coluna ereta e os braços estendidos, a cabeça no ângulo de 90° em relação ao chão e seus calcanhares unidos. Em seguida, é só colocar a régua da balança antropométrica no topo da cabeça do paciente e fazer a leitura da medida.

É o conjunto de medidas primárias (peso, altura, dobras cutâneas e circunferências) e medidas secundárias, como índice de massa corpórea, peso ideal e soma de dobras cutâneas.