Qual o jeito mais fácil de aprender a tabuada?

Perguntado por: harruda . Última atualização: 1 de março de 2023
4.5 / 5 2 votos

Talvez a tabuada cartesiana seja o modo mais fácil de entender a tabuada. Consequentemente, a maneira mais fácil de como aprender a tabuada. Para início, é necessário desenhar um grande quadrado, contendo 11 linhas e 11 colunas.

4º ano do ensino fundamental
Além da subtração e a adição, a multiplicação entra nessa fase e a criança aprende a tabuada.

Joga-se em duplas. Cada jogador deverá ter uma caneta colorida de cor diferente do adversário. Cada jogador, na sua vez, deverá escolher dois números, dispostos em uma linha (abaixo a tabela), e dizer em voz alta o produto entre eles. Se o resultado estiver correto, o jogador fará um X ou O sobre o número anunciado.

Dessa forma, para cada operação existe uma tabuada: tabuada de adição, subtração, multiplicação e divisão. As operações são realizadas em relação aos dez algarismos: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10.

Resolver exercícios, tirar dúvidas com professores e colegas, manter rotina de estudos e de revisões e estudar o conteúdo básico são quatro dicas para aprender Matemática.

A tabuada é como se fosse a alfabetização na matemática; é fundamental para a resolução de qualquer problema matemático. É importante dominá-la e decorar a tabuada pois favorece o avanço nos estudos com mais rapidez e facilidade.

servisse para além de um mero gabarito comercial, Pitágoras teve a ideia de tirar do papel esse projeto que conhecemos hoje como tabuada.

Os alunos podem lançar mão de estratégias variadas para calcular resultados que ainda não sabem de cor. Por exemplo, na multiplicação de 9 x 6, é possível considerar o resultado de 9 x 5 e somar 9 ao produto para encontrar 54, ou ainda fazer 10 x 6 e subtrair 6.

A tabuada do 3 é: 3, 6, 9, 12, 15, 18, 21, 24, 27, 30, 33, 36, 39, 42, 45, 48, 51, 54, 57, 60, 63, 66, 69, 72, 75, 78, 81, 84, 87, 90, 93, 96 e 99.

É uma maneira alternativa de rever a tabela de multiplicação do número 7, mas com divisões em vez de multiplicações.

Na terceira série, eles aprendem multiplicação. Na quarta série, eles aprendem a divisão e finalmente, na quinta série, aprendem os expoentes. Podemos usar esta dica para quando estivermos multiplicando, dividindo ou elevando uma potência.

(EF03MA03) Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito. Perceber que a tabuada é a forma mais simples de registrar a multiplicação. Usar a tabuada como forma principal de registro da multiplicação facilitando sua memorização.

O que fazer? Escola dois números e depois chegue até o final do labirinto resolvendo os cálculos que são múltiplos dos números escolhidos. Bom jogo! Utilize as setas para jogar.

Construa as fichas com papel cartaz. A metade delas terá que ter multiplicações e a outra metade, terá que ter os produtos (resultados) dessas multiplicações. O primeiro jogador determinado por sorteio vira uma ficha. Da ficha que ele virar irá aparecer o produto ou a multiplicação.