Qual o leite mais saudável para gestante?

Perguntado por: dvargas . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

Recomenda-se a ingestão de quatro a cinco porções de laticínios ao dia, como leite – de preferência o desnatado –, queijo branco, iogurte, ricota, feijão, vegetais e sardinha.

De acordo com Fernanda, muitas gestantes não gostam de beber leite. Para elas, a opção é consumir outros produtos lácteos como iogurte, queijo e manteiga, que também apresentam nutrientes essenciais para a saúde da mãe e do bebê.

O iogurte, especialmente o iogurte grego, é particularmente benéfico para as mulheres grávidas, pois contém mais cálcio do que a maioria dos outros produtos lácteos. Algumas variedades também contêm bactérias probióticas, que ajudam a digestão.

Colostro é o primeiro leite que você produz para o seu bebê. Ele é rico em nutrientes e imunoglobulinas para desenvolvimento e proteção.

O chocolate é perfeitamente seguro para a maioria das gestantes. Desde que consumido com moderação. De fato, há algumas evidências de que comer chocolate durante a gravidez pode inclusive reduzir o risco de pré-eclâmpsia.

Leite cru é o leite de vaca, ovelha e cabra – ou de qualquer outro animal – que não foi pasteurizado para matar bactérias nocivas. Sabe-se que o leite cru pode transportar bactérias perigosas como Salmonella, E.

A banana apresenta folato, que protege o feto de problemas no tubo neural. Além disso, a fruta é constituída de vitaminas C e B6, bem como minerais potássio e magnésio. No caso da vitamina B6, ela regula os níveis de sódio no organismo e alivia a náusea e os enjoos.

Então o cardápio deve ter: Grãos integrais – arroz integral, pão integral, macarrão integral, granola ou aveia integral: 6 a 11 porções por dia. Derivados do leite – leite desnatado, iogurte ou queijo: 3 a 4 porções por dia.

Ainda entre as principais vitaminas para gestantes estão a:

  • vitamina C: auxilia na absorção de ferro, nutriente essencial durante a gravidez;
  • vitamina H: importante para a rápida divisão celular do feto;
  • vitamina K: ajuda na coagulação do sangue.

Cereais matinais, lentilha, quiabo, espinafre e feijão preto são ricos em vitamina B9! No entanto, cérebro vai muito além de sua formação estrutural básica. Os neurônios, fundamentais para uma boa comunicação, se formam lá pela décima semana, por exemplo. O Ômega-3 é super importante para a produção desses neurônios.

Sucos de caixinha, néctares, com excesso de adição de açúcar não são recomendados.

Afinal, grávida pode comer açaí? De acordo com a nutricionista Eleonora Galvão, o açaí pode ser consumido na gestação sem representar riscos. Porém, as gestantes não devem ir com tanta sede ao pote, já que se trata de um alimento calórico e se consumido com alta frequência, pode levar ao ganho de peso excessivo.

5 – Feijão, lentilha e castanha
Fontes de ferro, esses alimentos evitam a anemia durante a gravidez – e por consequência, complicações no parto. O ideal é que a gestante consuma, diariamente, cerca de 30 mg de ferro.

Frutas e aveia
Com esses alimentos, você se sentirá saciada por mais tempo, enquanto eles estabilizam os níveis de açúcar no sangue, evitando a famosa queda no final da manhã. Além do mais, os alimentos ricos em fibra ajudam a manter os dentes limpos por estimularem a produção da saliva.

A intervenção probiótica reduziu a frequência de diabetes mellitus gestacional, diminuiu o risco de os bebês nascerem muito grandes – marcador de risco para obesidade – e mostrou que o uso dos probióticos na gestação é seguro.

Dessa forma, as gestantes podem consumir os queijos que são feitos com leite pasteurizado, como:

  • Mussarela;
  • Requeijão cremoso;
  • Ricota;
  • Cottage;

Qual a alimentação mais adequada durante a gravidez?

  • Fontes de carboidratos. Cereais; tubérculos; massas; pães.
  • Fontes de proteínas (animais e vegetais) ...
  • Fontes de lipídeos. ...
  • Fontes de vitaminas e micronutrientes.