Qual o lugar do mundo que não escurece?

Perguntado por: aquaresma . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

A região da Lapônia se estende por países como a Finlândia, Noruega, Suécia e Rússia, mas é na Finlândia em que é chamada de terra do sol da meia-noite. No verão, a região recebe até mesmo festivais relacionados aos dias eternos, como o Festival de Cinema do Sol da Meia-Noite.

A Terra gira em um eixo inclinado em relação ao sol e, durante os meses de verão, o Polo Norte fica voltado para o sol. É por isso que, durante várias semanas, o sol nunca se põe acima do Círculo Polar Ártico. até em Oslo, que fica bem no sul da Noruega, no mês de julho a luz solar não desaparece antes das 23hs!

Isso se desenvolve por causa da incidência de dias após dias sem noites, pois esses não se escurecem nas regiões polares. Tal fenômeno é proveniente da localização geográfica dos pólos e do movimento de rotação, translação e inclinação do eixo.

A Islândia fica apenas um pouco abaixo do Círculo Polar Ártico e, portanto, quase alcança um verdadeiro sol da meia-noite nos meses de verão.

Todos os anos, as comunidades ao norte do Círculo Ártico experimentam a “noite polar” quando o sol não nasce sobre o horizonte. Em Utqiagvik, a comunidade mais setentrional do Alaska, a noite polar dura 65 dias”, escreveu a página.

Levando isso em conta, o primeiro território do mundo a receber a luz do Sol é a ilha Millennium, na região de Kiribati. O local, também conhecido como Ilha Caroline, é desabitado.

Em razão de o sol estar acima do horizonte, em meados do verão ao sul da Finlândia é possível aproveitar o sol por 18 a 20 horas em dias de céu azul e por 24 horas na Lapônia. Em um dia típico de verão, mesmo com a sombra passageira de chuvas e trovoadas, será possível gozar o sol por 9 a 10 horas diárias.

A Noruega é conhecida como a terra do sol da meia-noite. A melhor opção para vê-lo é ir à região norte do país. Nas Ilhas Svalbard, entre o final de abril e o final de agosto, você ainda pode se deparar com ursos polares nos passeios pelas geleiras.

Islândia

A Islândia fica apenas um pouco abaixo do Círculo Polar Ártico e, portanto, quase alcança um verdadeiro sol da meia-noite nos meses de verão. Somente a ilha norte de Grímsey fica no Círculo Ártico (66,57° de latitude norte) e ali o sol realmente brilha por 24 horas por volta de 21 de junho.

Você gosta quando chega a noite para poder observar as estrelas e a Lua no céu? Já pensou em passar seis meses somente sob a luz do dia? Nos polos da Terra, isso realmente acontece! Entre outubro e março, no Polo Sul, e de abril a setembro no Polo Norte, um fenômeno incrível toma conta do céu: o sol da meia-noite.

A Noruega

Nos meses de verão, os dias chegam a ter 24 horas de luz acima do Círculo Polar Ártico, o que permite aproveitar as paisagens ao máximo e fazer novas descobertas. Descubra alguns lugares de onde você pode assistir esse fenômeno incrível! A Noruega é conhecida como a terra do sol da meia-noite.

A cidade de Fairbanks fica no interior do Alaska. O sol da meia-noite pode ser visto entre os meses de abril a agosto, mas é só em junho que a luz fica visível por 24 horas. O fenômeno é tão importante para a cidade, que é promovido o Festival do Sol da Meia-Noite, que celebra o solstício.

no polo norte e 6 meses de noite no polo sul. Já quando é verão no hemisfério sul, aí acontece o. oposto. O polo sul tem 6 meses de dia e o polo norte, 6.

Grimsey, Islândia
Na capital islandesa, Reykjavik, o sol da meia-noite também encanta os habitantes, mas sua beleza é aproveitada ao máximo em Grimsey, uma pequena ilha que fica 40 km ao norte do país. Com pouco mais de 100 habitantes, possui uma grande população de pinguins, e no verão, não há noites.

Quanto mais longe um país está do equador, mais oblíquo é o caminho do sol até o horizonte. E isto causa uma diferença no tempo que leva para o sol se pôr. Washington, D.C. está a 39. graus de latitude norte, que está bem longe do equador.

Quando ocorre? Ocorre durante o verão das proximidades dos pólos do planeta, devido à inclinação do eixo da Terra em relação à sua órbita, fazendo a luz do sol atingir o globo de forma perpendicular sobre os pólos, com duração de seis meses em cada. No pólo sul acontece entre os meses de outubro e março.