Qual o médico que cuida da mucocele?

Perguntado por: ebrito . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.2 / 5 9 votos

O dentista especializado neste tipo de lesão é o Estomatologista. Portanto, ele deve ser o profissional procurado para avaliar a mucocele e indicar ou não a necessidade de cirurgia.

Outras opções de tratamento incluem a remoção a laser do cisto ou a crioterapia para congelar a lesão e, em seguida, removê-la. Para acelerar a cura, você pode enxaguar a boca com água salgada, pois isso torna a cicatrização mais rápida.

Na maioria dos casos, a tendência é que a lesão se desfaça sem que seja necessária nenhuma intervenção do dentista. Isso porque o canal que sofreu a lesão tende a cicatrizar. Então, a mucocele geralmente rompe, eliminando o líquido do seu interior.

Patologia oral e maxilofacial.

Além disso, em alguns casos, a mucocele ressurgir, podendo necessitar novas intervenções. Alguns hábitos como morder lápis, canetas e até o próprio tecido labial ou das bochechas devem ser evitados e pode ajudar, já que esses traumas podem afetar as glândulas ali existentes.

Na maioria das vezes a mucocele é um problema que desaparece sozinho, sem a necessidade de qualquer intervenção. Portanto, o problema costuma se solucionar com o rompimento da bolha, levando a uma pequena ferida que cicatriza em alguns dias.

Tratamento do cisto mucoso
Ele pode usar uma agulha estéril para furar a parte superior do cisto e drenar o líquido e, por fim, o cisto desaparecerá.

Uma das possíveis causas para o surgimento da mucocele é o trauma, ou seja, a ocorrência de alguma “pancada” na região da boca. O machucado pode fazer com que as glândulas se “fechem” a partir do choque, gerando a obstrução.

Entretanto, alguns cuidados podem ajudar a evitar o surgimento das bolhas, como:

  1. morder lápis ou canetas;
  2. morder lábios e parte interna das bochechas;
  3. mastigar com cuidado para evitar morder a língua ou parte interna da boca por acidente.

O diagnóstico de mucocele é clínico e na anamnese deve-se investigar um trauma prévio (5). O profissional deve ficar atento aos diagnósticos diferenciais como hiperplasias fibrosas, papiloma focal, lipoma ou fibroma (1).

Identificar o que está causando o trauma ou a obstrução do ducto da glândula salivar direciona para a melhor medida a ser tomada para evitar a recorrência da mucocele. Em alguns casos, indica-se a remoção das glândulas salivares situadas próximas à lesão”, destaca a profissional.

Para o tratamento de mucocele são descritas as seguintes técnicas: completa excisão da lesão com bisturi ou com laser, a marsupialização, a micromarsupialização, a criocirurgia. Umas das opções de tratamento para a mucocele é a remoção cirúrgica por meio do laser de diodo.

A mucocele através do fenômeno de extravasamento de muco apresenta superfície regular com coloração ou transparência azulada, tendo uma localização mais superficial e seu diâmetro varia de uns poucos milímetros a uns poucos centímetros.

Essas lesões têm nomes estranhos, mucocele e rânula. Quando aparecem nos lábios, na língua, no palato mole – a parte de trás do céu da boca, ou na mucosa jugal – a parte interna das bochechas são chamadas de mucocele. Já quando aparecem no assoalho da boca, embaixo da língua, são as rânulas.

EXÉRESE DE PEQUENOS CISTOS DE MANDÍBULA/MAXILA 82000786 10.00.604-0 R$ 179,66 Cirurgia para remoção de pequenos cistos da mandíbula.