Qual o melhor antisséptico para piercing?

Perguntado por: rfreitas . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

Usar um sabonete antisséptico como Protex, que elimina 99,9% das bactérias* naturalmente. Lave bem as mãos antes de mexer na joia. Mexa na joia, com cuidado, é normal aparecer alguma secreção ou vermelhidão. Caso você tenha uma dor maior, que apresente febre ou pus saindo do seu piercing, procure um médico.

Limpar a pele em volta do local lesionado com gaze umedecida com soro fisiológico; A higiene da região deve ser feita com um sabonete neutro ou antibacteriano; Manter o local onde foi feito o furo seco e bem arejado; Além disso, pode ser prescrita uma pomada de antibiótico no local para evitar qualquer infecção.

Diprogenta. Especialmente utilizada para tratar processos inflamatórios na pele, a pomada Diprogenta possui, em sua formulação, um corticoide com alta ação anti-inflamatória e um antibiótico que elimina bactérias causadoras de infecções, as quais, consequentemente, podem se tornar inflamações e resultar em queloides.

Não faça uso de antissépticos ou sabonetes antibacterianos
O antisséptico possui efeito anestésico e pode maquiar os sinais caso algum problema esteja acontecendo no local perfurado.

É recomendável o uso de uma camada fina de pomada antibiótica, composta por sulfato de neomicina e bacitracina zíncica, para evitar possíveis infecções.

Mexa na joia, com cuidado, é normal aparecer alguma secreção ou vermelhidão. Caso você tenha uma dor maior, que apresente febre ou pus saindo do seu piercing, procure um médico. Lave bem o local com soro e sabonete antibacteriano, utilizando um cotonete ou gaze para evitar inflamações da área perfurada.

Em caso de inchaço ou secreção, o uso de compressa de soro morno gaze ajuda muito, principalmente para “desmanchar" aquelas bolinhas que começam a nascer no furo. Para isso é só posicionar a gaze úmido em cima e ir pressionando em movimentos circulares, com a mão leve pelo menos 3 vezes ao dia.

Lave bem o local com soro e sabonete antibacteriano, utilizando um cotonete ou gaze para evitar inflamações da área perfurada.

Remova o piercing para higienização da joia e do local. Lave bem o local com soro e sabonete antibacteriano. Utilize um cotonete seco para retirar a umidade.

Piercing inflamado - 7 dicas para higienizar e tratar!

  1. Limpe bem! ...
  2. Evite contato com a região perfurada. ...
  3. Mantenha o furo seco e arejado. ...
  4. Enxaguante bucal no caso de piercing na boca. ...
  5. Compressa de soro fisiológico. ...
  6. Troque com frequência seus lençóis e fronha. ...
  7. Use Stratamed para agilizar a cicatrização.

Kollagenase Pomada C/Cloranfenicol 15g C1.

Precisa procurar um dentista ou médico para a indicação de anti-inflamatórios e até antibióticos. É recomendável tirar, mas, muitas vezes, a própria pessoa não consegue por conta da infecção”, explica a profissional.

Sim, por sua composição com antibióticos, a pomada ajuda no tratamento de ferimentos, ajudando também na cicatrização.

“Regiões de cartilagem podem levar meses para cicatrizar, o umbigo toma cerca de duas semanas e a língua apenas uma.” A região da boca pode ser considerada um dos piores lugares para a perfuração.

Na maioria das pessoas a cicatrização é lenta. Eu mesma tenho piercings que a cicatrização demorou 1 ano e meio. Mas veja, piercing também não é sofrimento, então se você tiver há anos com um piercing que não cicatriza, tem algo bem errado aí. Nesse caso, recomendo que retorne ao seu piercer ou ao médico.

Queloide na cicatrização do piercing

  1. Evitar tocar o local do piercing;
  2. Não ficar girando o piercing o tempo todo;
  3. Fazer uma boa limpeza da área perfurada;
  4. Usar compressas com soro fisiológico ou gelo nos primeiros dias.

Não tenha contato com fluídos de outras pessoas, objetos sem higiene ou que possam causar atrito no local da perfuração; Para piercings de orelha e do rosto, troque a sua fronha regularmente e durma com travesseiro de viagem, afim de evitar angular a perfuração ou surgimento de “bolinhas”.