Qual o melhor exercício para depressão e ansiedade?

Perguntado por: upilar . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

Para ajudar no combate à depressão, indica-se a prática de atividades físicas aeróbicas moderadas (frequência cardíaca de 60% a 80%) de três a cinco vezes por semana. Caminhadas curtas também ajudam, mas para um efeito prolongado é recomendada a atividade física regular.

Para os iniciantes e jovens, uma caminhada realizada três vezes por semana é uma boa pedida, já para os idosos, a musculação feita com acompanhamento profissional é uma ótima escolha. A prática regular de atividades físicas também ajuda as pessoas que estão sofrendo de depressão, pois auxilia no sono.

Caminhar três vezes por semana, por pelo menos meia hora, já pode ajudar a lidar com a ansiedade. O momento da caminhada, além de ser um exercício para o corpo, também pode ser aproveitado para trabalhar a mente, sob a forma da meditação ativa.”Quando você anda, pensa.

Apenas trinta minutos de exercício por dia. Este é o tempo suficiente para que sintomas clássicos da depressão sejam atenuados, melhorando de forma importante a qualidade de vida dos pacientes.

A depressão é uma doença que pode ser ocasionada por uma disfunção bioquímica no cérebro devido a alterações nos neurotransmissores. Os principais são a serotonina, dopamina e noradrenalina, responsáveis por proporcionar sensação de bem-estar aos indivíduos.

A forma mais comum de controlar a ansiedade é a prática de exercícios. Fazer atividades físicas ajuda a lidar com o transtorno, porque eleva a produção de serotonina, substância que aumenta a sensação de prazer.

O que causa ansiedade, de modo geral, são momentos de grande estresse ou situações traumáticas. Contudo, as crises também podem acontecer quando a pessoa está calma e não passou por nenhum evento. Elas são reações extremas, em que o indivíduo se sente alarmado, como se algo muito ruim fosse acontecer.

10 Exercícios para controle de ansiedade

  • Meditação. ...
  • Caminhada. ...
  • Correr. ...
  • Andar de bicicleta. ...
  • Ioga. ...
  • Exercícios de respiração. ...
  • Pratique o autocuidado. ...
  • Mindfulness.

Como sair da depressão em 7 passos

  1. Construa uma rede de apoio. ...
  2. Reduza o estresse ao máximo. ...
  3. Melhore sua higiene do sono. ...
  4. Melhore seus hábitos alimentares. ...
  5. Aprenda a lidar com os pensamentos negativos. ...
  6. Combata a procrastinação. ...
  7. Aumente sua serotonina naturalmente.

Dezenas de sintomas
“Mudanças no apetite, no sono, cansaço, aperto no peito, pensamentos acelerados, problemas gastrointestinais, dificuldade de concentração, problemas de memória, perda do desejo sexual, inquietude, medo, irritabilidade, tristeza, choro, angústia.

Portanto, a depressão tem cura e com o tratamento adequado o paciente pode voltar a ter uma vida normal e feliz. Quem já teve uma crise depressiva, no entanto, sempre deve estar atento a possíveis novos episódios da doença, por isso o acompanhamento psicoterapêutico é indicado mesmo quando a pessoa já é está curada.

São fatores que contribuem muito para uma melhora em um quadro de depressão. Além disso, a prática regular de atividades físicas diminui os níveis de estresse. Isso acontece porque o exercício proporciona a sensação de bem-estar e relaxamento. Portanto, além do ganho físico existe um ganho na saúde mental e emocional.

De acordo com ele, bastam 30 minutos diários acumulados de atividade física moderada para melhorar a saúde cardiovascular, a mobilidade e a pressão arterial e para reduzir o risco de câncer, de diabetes, de derrame cerebral, de depressão e de ansiedade.

A caminhada ajuda na liberação da endorfina, conhecido por ser o hormônio do prazer. A atividade também libera a serotonina, neurotransmissor do bom humor. Uma pesquisa da Universidade da Califórnia conclui que 75 minutos semanais da atividade são o suficiente para produzir o efeito.