Qual o melhor horário para tomar a clomipramina?

Perguntado por: ifarias . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 15 votos

As comprimidos normalmente deverão ser administradas em dose única após o jantar, entretanto, no caso de crianças que urinam na cama no início da noite, parte da dose deverá ser antecipada para cerca de 4 horas da tarde.

Ação do medicamento: cloridrato de clomipramina atua na síndrome depressiva como um todo, incluindo-se especialmente aspectos típicos, tais como retardamento psicomotor, humor deprimido e ansiedade. A resposta clínica inicia-se normalmente após 2-3 semanas do tratamento.

O Cloridrato Clomipramina 25mg é indicado para o tratamento de depressão, distúrbios do humor, obsessões, estados de pânico e fobias, dor crônica e fraqueza muscular decorrentes de ataques repetidos de sonolência excessiva.

A maioria dos remédios antidepressivos deve ser tomada de manhã porque isso melhora a capacidade de raciocínio e de vigília, mas o importante mesmo é obedecer sempre a orientação médica.

Eliminação:A Clomipramina administrada por via oral é eliminada do sangue com uma meia-vida média de 21h (de 13 a 36 h), e a desmetilClomipramina com uma meia-vida média de 36 h.

Fenatil 10mg, caixa com 20 drágeas.

Posologia do Clo
Para ataques de pânico e agorafobia, o tratamento é geralmente iniciado com 10 mg/dia, e após alguns dias, a dose é lentamente aumentada para até 100 mg. Para condições de dor crônica, a dose diária é geralmente de 10 mg a 150 mg.

Como age no organismo o Cloridrato de Clomipramina:
Como trata-se de um antidepressivo, o medicamento age aumentando a quantidade, natural, de mensageiros químicos, conhecidos como noradrenalina e serotonina, no cérebro e ajuda a manter seus efeitos no organismo por mais tempo.

Isso ocorre porque faz parte do mecanismo de ação desses antidepressivos ocasionar algumas alterações iniciais que podem gerar esse desconforto logo nos primeiros dias. É como se o corpo passasse por uma adaptação ao medicamento durante um certo tempo.

A abstinência pode surgir entre 24 e 72 horas após a interrupção do tratamento, apresentando efeitos como ansiedade, insônia, irritabilidade, explosões de choro, distúrbios de humor e sonhos vívidos, além de sintomas neurológicos e motores como tonturas, vertigens, cefaleia, falta de coordenação motora, alterações de ...

Clomipramina foi menos bem tolerada do que a sertralina com uma maior incidência de efeitos secundários, ou incidência significativamente maior de efeitos secundários anticolinérgicos e retiradas de doentes significativamente mais devido aos efeitos colaterais, 18% no grupo clomipramina em comparação com 4% no grupo de ...

não ingerir bebida alcoólica.

Clomipramina: inibe apenas serotonina; Amitriptilina: inibe serotonina e noradrenalina; Nortriptilina e maprotilina: inibe noradrenalina.

O princípio ativo cloridrato de clomipramina pertence ao grupo de medicamentos conhecidos como antidepressivos tricíclicos. Acredita-se que o medicamento aumenta a quantidade da ocorrência natural de mensageiros químicos (noradrenalina e serotonina) no cérebro ou faz seus efeitos durarem mais tempo.

A bupropiona (ou cloridrato de bupropiona) é um antidepressivo antigo, desenvolvido pela indústria farmacêutica na década de 80, que atua nos níveis de dois neurotransmissores (dopamina e noradrenalina) com o objetivo de dar ânimo e motivação ao paciente que apresenta um quadro de depressão.