Qual o melhor horário para tomar betabloqueador?

Perguntado por: ajaques3 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Tomar o remédio para pressão alta à noite, logo antes de ir para a cama, pode evitar problemas cardiovasculares graves, a exemplo de infarto e AVC.

Os betabloqueadores têm a função de reduzir o estresse cardíaco, a pressão dos vasos sanguíneos, contrações, ritmo cardíaco, dentre outras funções. Divididos em duas classes principais, os betabloqueadores podem ser classificados conforme sua ação seletiva e também conforme quanto aos receptores.

Pesquisa recém publicada no American Journal of Gastroenterology demonstrou que o carvedilol, um betabloqueador não seletivo com alfa-bloqueio adicional, é mais efetivo do que o propranolol na redução da pressão portal em pacientes com varizes esofagogástricas.

“O esperado é que pela manhã, ao acordarmos, nosso valor de pressão arterial aumente, atingindo um primeiro pico em torno das 10h. Então, esse valor estabiliza e haverá uma redução no meio da tarde, perto das 15h. Um segundo pico acontece entre 18h e 20h.

Outro motivo pelo qual a pressão pode subir enquanto dormimos é para excretar o excesso de sódio dos rins, principalmente entre pessoas que têm alta sensibilidade à ingestão de sal. Este comportamento durante o dia seria o suficiente, mas quando ele acontece à noite pode prejudicar o coração.

A maioria dos pacientes diagnosticados com pressão alta são orientados por seus médicos a tomar a medicação pela manhã. No entanto, um novo estudo indica que os medicamentos para hipertensão funcionam melhor quando tomado antes de dormir.

Novas pesquisas sugerem que o melhor momento para as pessoas com hipertensão tomarem suas medicações de pressão arterial é antes de dormir, e não de manhã, e tem maior probabilidade de reduzir o risco cardiovascular.

Atenolol deve ser administrado por via oral, com água, de preferência no mesmo horário todos os dias. O paciente não deve utilizar Atenolol se estiver em jejum por tempo prolongado.

Os hidrossolúveis, como o atenolol, têm menor penetração tissular, meia-vida mais longa e causam menos efeitos colaterais no SNC.

O uso de betabloqueadores pode provocar sensação de cansaço, fadiga, falta de energia, ganho de peso, queda de pressão arterial, diminuição da libido (desejo sexual), depressão, aumento dos triglicérides no sangue, diminuição da frequência cardíaca, tonturas, desmaios, crises de asma (falta de ar e chiado no peito) em ...

A melhor opção são betabloqueadores, sendo verapamil/diltiazem ou propafenona o plano B para ESV e amiodarona ou sotalol para TVNS.

Os comprimidos de cloridrato de propranolol devem ser administrados por via oral, engolidos inteiros e com água, com ou sem alimento —mas, preferencialmente com o estômago vazio, sem estar em jejum prolongado.

Você já deve ter ouvido falar que os valores normais de pressão ficam próximos a 140/90 mmHg (ou 14 por 9).

A medida da pressão arterial é normalmente aferida em mm de Hg (milímetros de mercúrio). Considera-se como pressão normal a medida que está entre 120 e 80 mm de Hg.

Trata-se do perindopril erbumina combinado com indapamida, da farmacêutica EMS. O acesso a mais uma droga contra a hipertensão promete ajudar os pacientes, principalmente considerando os custos.