Qual o melhor iogurte para a saúde?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

Na dúvida, a melhor opção sempre será o iogurte natural – integral ou desnatado –, que pode ser misturado com frutas frescas, mel e geleias naturais para ganhar mais sabor.

A versão zero não tem adição de açúcar, além de 0% de gordura. Se comparado aos iogurtes tradicionais, possui 43% menos calorias, mas mantém as proteínas e o cálcio do leite, essenciais para o organismo.

Iogurtes probióticos
O Activia foi o primeiro iogurte com probióticos no mercado, sendo o mais conhecido. A bactéria usada em sua formulação é a Bifidobacterium animalis DN173010. Além de ter ação probiótica, essa bactéria produz vitaminas do complexo B, que são importantes para proteção do fígado.

Os principais benefícios do iogurte grego para a saúde incluem:

  1. Ajudar na perda de peso. ...
  2. Combater a prisão de ventre. ...
  3. Prevenir osteoporose. ...
  4. Promover o ganho de massa muscular. ...
  5. Ajudar no controle da diabetes. ...
  6. Fortalecer o sistema imunológico. ...
  7. Prevenir a pressão alta. ...
  8. Melhorar a disposição.

Quando o iogurte está bom, ele terá um cheiro fresco ou nem terá cheiro. Um iogurte estragado terá cheiro azedo, rançoso, fermentado ou só ruim. Se não tiver certeza se o cheiro do iogurte está ruim ou não, procure outros sinais de que ele estragou. Se houver mais de um, jogue-o fora.

Iogurte Saborizado
É o mais popular no Brasil. São aqueles de bandeja e garrafinhas encontrado nas gondolas refrigeradas dos mercados. Neste tipo de iogurte é adicionado frutas, vegetais ou seus derivados.

O grego acaba sendo mais consistente que os iogurtes convencionais e bebidas lácteas. Mas, na verdade, a diferença aparece mais quando o iogurte grego é acrescido de caldas de frutas, sendo mais doce. Essas duas categorias também se mostram mais diferentes quando o iogurte natural é desnatado, sem açúcar e sem gordura.

A partir de um ponto de vista nutricional, o melhor iogurte é o natural, que é preparado à base de somente leite e lactobacilos. A versão industrializada do iogurte ganha aditivos para aumentar o prazo de validade e incrementar o sabor, no entanto, quanto menos ingredientes um iogurte tiver, melhor ele será.

Para agilizar o trânsito intestinal, pode ser vantajoso optar pelo iogurte de quefir (feito a partir de leite fermentado como a famosa “flor de iogurte” ou “cogumelo tibetano”) ou dar prioridade a iogurtes bifidus, com baixo teor de açúcar e gordura, reconhece.

Iogurtes desnatados, com “redução de gorduras” ou “zero gordura” são os mais indicados para quem precisa reduzir o consumo de colesterol. É importante ficar de olho também nas informações nutricionais na embalagem do produto.

Muitas pessoas misturam iogurte com frutas pensando que é um alimento saboroso, rápido, prático e saudável. Mas no Ayurveda, a história não é bem assim. A combinação entre lácteos e frutas pode resultar em um tipo de alimento que se chama viruddha ahara. Ou seja, uma combinação imprópria para consumo.

O mais conhecido dos brasileiros, o Yakult, contém bactéria em quantidade suficiente, mas falhou nos outros dois testes, enquanto o Actimel ficou aquém do número de bactérias que sobrevivem no estômago.

Maçã As maçãs são ricas em uma fibra chamada pectina, que corresponde a aproximadamente 50% do total de fibras dessa fruta. A pectina também é um excelente alimento para os micro-organismos probióticos, além de ajudar nosso organismo a combater as bactérias maléficas e a diminuir a taxa de colesterol no sangue.

Yakult tem o exclusivo Lactobacillus casei Shirota, que ajuda a aumentar o número de microrganismos “do bem” dentro do seu corpo e manter sua microbiota equilibrada. E tem para todos: o Leite Fermentado Yakult é indicado para toda família, pois ajuda a saúde de crianças e adultos.

Diferenças entre iogurte grego e iogurte natural
Sem ser a diferença mais significativa entre os dois produtos, o iogurte grego apresenta um teor calórico superior ao do iogurte natural. O iogurte grego fornece cerca de 80 calorias por 100 gramas, enquanto o iogurte natural, 56 calorias.

Na busca por uma alimentação saudável e equilibrada o iogurte grego é um grande aliado. Pode ser consumido pela manhã, durante os intervalos entre as refeições e no fim do dia.

Ao consumir iogurte natural diariamente, é possível melhorar de forma significativa o funcionamento do intestino. Isso porque ele ajuda a restabelecer a flora intestinal, aumentando os níveis de bactérias boas, que melhoram a imunidade e o processo de digestão, e eliminando os microrganismos danosos para o organismo.

Pode tomar 200 ml por dia, desde quando seja um iogurte natural fermentado, acrescido de pedacinho de fruta e um colherzinha (café) rasa de chia para ajudar no controle da glicemia, pois a chia é uma fibra muito boa para fazer com que haja o controle da velocidade do açucar na corrente sanguinea (o que chamamos de ...

"Os iogurtes são muito utilizados para consumo no café da manhã, em lanches, ou como complementação de refeições rápidas. Servem também como ingredientes de várias preparações frias ou quentes; o uso mais comum é em tempero de saladas ou em molhos e sopas.

A principal diferença entre os tipos de iogurte é o processamento realizado na indústria alimentícia. Confira! O iogurte natural ou integral é feito com o leite integral e fermentos lácteos (bactérias benéficas) sem nenhuma mudança em sua composição.

Iogurte natural.
Mas olho no rótulo: iogurte é leite e fermento lácteo. Se a lista de ingredientes da marca que você escolheu contiver esses itens, feito. Vale colocar um pouco de mel, juntar com frutas frescas e secas e até com uma colherada de geleia.