Qual o melhor livro para abrir a mente?

Perguntado por: mgois . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Os 16 melhores livros para abrir a sua mente em 2023

  • Ubuntu todos os dias, de Mungi Ngomane (2022) ...
  • A gente mira no amor e acerta na solidão, de Ana Suy (2022) ...
  • Sonho Manifesto, de Sidarta Ribeiro (2022) ...
  • Aurora: O despertar da mulher exausta (2022) ...
  • Orçamento sem falhas, de Nath Finanças (2021)

Resolver quebra-cabeças, jogar jogos de estratégia, aprender um novo idioma ou tocar um instrumento musical são formas eficazes de estimular o cérebro. Além disso, a leitura frequente aumenta o vocabulário e melhora a compreensão, o que pode resultar em um aumento do QI.

Diminui as chances de desenvolver doenças neurodegenerativas
É o que diz um estudo publicado pelo jornal Neurology, pois quando lemos melhoramos o funcionamento cerebral, contribuindo para retardar os sintomas de doenças como Alzheimer e Parkinson. Isso ocorre porque a leitura potencializa a memória e a aprendizagem.

O conteúdo deve ser mais leve e não provocar tensão no leitor”, explica Yonekura. Poesias, contos, crônicas e livros religiosos são opções recomendadas.

Qual é o livro mais vendido no Brasil? Segundo o levantamento do portal PublishNews, “É Assim que Acaba”, da escritora Colleen Hoover, é a obra com maior procura no Brasil. Ela vendeu mais de 89 mil cópias até o dia 8 de novembro de 2022.

Codex Leicester

O “Codex Leicester” é uma revista dos escritos científicos de Leonardo Da Vinci, tornando-o um dos livros mais raros, mais antigos e mais caros do mundo a partir de 2022 – 2023. Da Vinci escreveu o “Codex Leicester” à mão entre 1504 e 1508, e Thomas Coke, o Conde de Leicester, comprou este livro raro em 1719.

Como escolher o livro certo para ler

  1. Busque identificar os gêneros literários ou as temáticas que mais lhe agradam. Para isso, ter em mente a última leitura pode ser muito eficaz.
  2. Não julgue o livro pela capa. ...
  3. Leia a primeira página. ...
  4. Conheça o autor. ...
  5. Busque informações na Internet.

6 livros que podem mudar a sua vida

  • O Milagre do amanhã (Hal Elrod) O segredo para transformar sua vida antes das 8 horas. ...
  • On The Road (Jack Kerouac) ...
  • Na Natureza Selvagem (Jon Krakauer) ...
  • A Sutil Arte de Ligar o F*da-Se (Mark Manson)

Ler em voz alta vai muito além de treinar a oratória: é uma forma de conhecer melhor a língua e se aprofundar ainda mais no aprendizado das crianças, por exemplo. Vamos conhecer melhor a importância e os benefícios da leitura em voz alta?

Acompanhe e veja o que fazer!

  1. Dormir bem. Quem acorda após uma boa noite de sono sente vários efeitos benéficos, como mente alerta e aumento da criatividade. ...
  2. Cuidar da alimentação. ...
  3. Praticar jogos estimulantes. ...
  4. Ler textos com temas variados. ...
  5. Fazer desafios variados. ...
  6. Exercitar o corpo.

Como melhorar a memória?

  1. Associar a uma imagem. Nosso cérebro lida melhor com imagens do que com questões abstratas. ...
  2. Evite fazer muitas tarefas ao mesmo tempo. ...
  3. Escolha bem o que você come. ...
  4. Pratique atividades físicas. ...
  5. Tenha um sono de qualidade. ...
  6. Descanse bem. ...
  7. Busque atividades que desenvolvam a memória.

O Senhor dos Anéis - J. R. R. Tolkien: 103 milhões de cópias vendidas. O Alquimista - Paulo Coelho: 65 milhões de cópias vendidas. 1 Bíblia Sagrada – 3.9 bilhões. De acordo com o Guinness Book, a Bíblia é o livro mais vendido do mundo.

A leitura silenciosa é muito mais efetiva do que ler o texto em voz baixa. Isso se deve ao fato de que, quando você está lendo em voz alta, faz com que o seu cérebro gaste um tempo maior para assimilar a informação.

Considerada por muitos, como sendo um método eficaz para atingir o sucesso, uma hora por dia dedicada à leitura e à aprendizagem, cinco horas por semana é a “arma secreta” que pode fazer a diferença num percurso profissional mais ou menos promissor.

Ajuda a exercitar a imaginação e criatividade. Amplia o vocabulário e melhora a escrita. Contribui para a redução da ansiedade e do estresse. Exercita a memória e ativa regiões do cérebro responsáveis por funções cognitivas, ajudando a prevenir doenças neurodegenerativas.