Qual o melhor lugar para um aposentado morar no Brasil?

Perguntado por: lconceicao . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.6 / 5 15 votos

As 5 melhores cidades do Brasil para se viver a aposentadoria

  • São José do Rio Preto (SP) ...
  • Porto Alegre (RS) ...
  • Florianópolis (SC) ...
  • Santos (SP) ...
  • 3 tendências que vão agitar o mundo dos... ...
  • 5 LIVROS QUE VÃO REVOLUCIONAR SUA VIDA FINANCEIRA. ...
  • 3 tendências que vão agitar o mundo dos...

Santos

Santos, SP (1ª)
O Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), criou um ranking das melhores cidades do país para se envelhecer. Santos aparece no topo, pela situação financeira e cultural.

Guaratinguetá

Localizada no Vale do Paraíba, região no interior de São Paulo, Guaratinguetá é a cidade com menor custo de vida do Brasil. Ou seja, pode ser considerada a cidade mais barata do Brasil. A cidade conta com uma excelente estrutura turística, que gera bastante dinheiro para a sua economia.

São Paulo

São Paulo. O Estado brasileiro com o maior número de municípios incluídos na lista de cidades mais seguras do Brasil é, sem dúvidas, São Paulo. Entre os 25 primeiros lugares, 17 são ocupados por cidades paulistas. Jaú, Indaiatuba e Valinhos são as três cidades mais seguras do país, respectivamente.

Quem recebe aposentadoria no Brasil pode morar no exterior, pois o INSS garante seu direito de transferir sua aposentadoria para o exterior. O governo brasileiro tem Acordos Previdenciários com diversos países, o que facilita a residência permanente, ou por um longo período, de receber a aposentadoria no exterior.

O INSS garante o direito de transferir seu benefício previdenciário para o exterior. Isso significa que se você recebe uma aposentadoria aqui no Brasil, pode então pedir para que o valor seja pago em uma conta-corrente do país estrangeiro que você vai começar a residir permanentemente (ou por um longo tempo).

No caso do Brasil, por bases culturais, o idoso é visto como incapaz, improdutivo e dependente. Todavia, através de trabalhos direcionados a Terceira Idade esta realidade vem se demonstrando falsa e comprovando que o idoso muito tem a contribuir em nossa sociedade.

1º) Águas de São Pedro (SP) – Esse é o lugar para quem procura uma vida muito sossegada. Com 2.700 habitantes, o munícipio é o menos populoso dentre as 50 cidades brasileiras que estão no topo do ranking do IDH.

Descubra cidades litorâneas tranquilas no Brasil

  • Paraty, Rio de Janeiro. Contemple a Capela de Nossa Senhora das Dores. ...
  • Trancoso, Bahia. A Praia do Espelho é considerada uma das praias mais bonitas do Brasil. ...
  • Praia do Rosa, Santa Catarina. ...
  • Barra Grande, Bahia. ...
  • Jericoacoara, Ceará

Mantenha os idosos sempre aquecidos
Como eles também são menos ativos, sua temperatura interna pode ficar muito baixa, sem que eles percebam. Se você conhece uma pessoa idosa que mora sozinha ou tem problemas de saúde, mantenha aquecedores de ar ligados a uma temperatura média de 22 graus Celsius.

Albinen, Suíça
Albinen, nos Alpes Suíços, tem menos de 250 residentes e está se oferecendo para pagar às famílias mais de € 50.000 (R$ 273.755) para se mudarem para lá.

No ranking de 2022, a cidade de São Paulo (incluindo a região metropolitana) é a que tem a melhor qualidade de vida no Brasil, com um IDHM de 0,842. Em segundo lugar vem Florianópolis, em Santa Catarina, com um índice de 0,833, seguida de Curitiba, capital do Paraná, com IDHM de 0,810.

De acordo com o Ranking Connected Smart Cities de 2022, as cinco melhores cidades para se morar no Brasil em 2023 com mais de 500 mil habitantes são Curitiba (PR), Florianópolis (SC), São Paulo (SP), Campinas (SP) e Brasília (DF).

1- Guaratinguetá – SP
Localizada no Vale do Paraíba, região no interior de São Paulo, Guaratinguetá é a cidade com menor custo de vida do Brasil. Ou seja, pode ser considerada a cidade mais barata do Brasil.

As opções vão do interior de São Paulo, passando por Goiás, Rio Grande do Norte, Minas Gerais ao Rio Grande do Sul. A cidade localizada no interior de São Paulo é considerada a cidade mais barata para se viver no país.

Já capitais brasileiras como Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre aparecem entre as mais baratas, com o preço do metro quadrado mais baixo até do que o da capital do Equador (Quito), na compra e na locação. Até mesmo Brasília é mais em conta do que a capital do Peru (Lima).

Quem encabeça a segunda colocação no ranking dos estados mais seguros é o Amazonas, que ficou com o saldo de 0,761. O Rio Grande do Sul aparece em terceiro, com índice de 0,745. Do outro lado, Mato Grosso foi o que recebeu o título do local mais perigoso do Brasil.