Qual o melhor óleo para quem está de dieta?

Perguntado por: lxavier . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

Compartilhar notícia

  • Azeite. Rico em gorduras saudáveis e muitos nutrientes, o azeite se preserva bem às temperaturas por ser rico em antioxidantes. ...
  • Óleo de abacate. Não é tão popular quanto o azeite, mas possui praticamente os mesmos benefícios devido ao alto teor nutricional, de acordo com Thaiz. ...
  • Óleo de canola.

O óleo em si não é o inimigo da dieta. Eles não precisam ser eliminados das prateleiras das cozinhas, mas é preciso tomar alguns cuidados para que não se transformem em uma gordura ruim.

Azeite de oliva virgem

Azeite de oliva virgem
Como ele é pobre em gorduras poli-insaturadas, os pesquisadores da BBC afirmam que esse é o melhor óleo inclusive para as frituras, pois ele produziria menos aldeídos ao ser submetido ao calor.

óleo de Cártamo

O óleo de Cártamo atua destruindo a gordura localizada no abdome, por isso, ele pode ajudá-la a perder aquele pneuzinho que tanto te incomoda.

Assim, confira, a seguir, as melhores alternativas para substituir o óleo!

  1. Cozinhe com azeite de oliva. ...
  2. Opte pelo óleo de coco. ...
  3. Experimente o óleo de linhaça. ...
  4. Consuma alimentos grelhados e assados.

Óleo de girassol

"Óleo de girassol e de milho são bons", diz o professor Grootveld, "desde que você não submeta eles ao calor, como ao fritar alimentos ou ao cozinhar algo. É um fator químico simples faz com que algo que é visto como saudável para nós se converta em algo que faz mal quando é submetido a temperaturas mais altas."

Azeite pode ser consumido sem moderação por quem quer perder peso? Quem está fazendo uma dieta com o intuito de emagrecer provavelmente precisou trocar a manteiga e alguns óleos (como os de cozinha e os de origem animal) por fontes mais saudáveis de gordura.

Regras para o consumo do azeite
"Esse tipo de óleo possui substâncias antioxidantes que auxiliam no bom funcionamento do organismo. O ouro líquido tem relação com a saúde. E não ao emagrecimento. Afinal, como fonte de lipídios, é importante que o seu consumo seja moderado", destaca Cris Ribas.

Embora o óleo de canola seja nutricionalmente superior ao girassol. Essa familiaridade, que se traduz em sensação de inocuidade (ausência de contaminantes biológicos, químicos ou físicos no alimento), fez com que o girassol estivesse presente em muitos produtos, chegando até mesmo a substituir o palmito.

Além de apresentar um tipo de gordura mais “saudável”, o azeite possui vitamina E e tem ação antioxidante, contrastando com a ação inflamatória presente na maioria dos alimentos fritos no óleo comum.

Já a manteiga light e a margarina light possuem teor de gordura reduzido e podem ser melhores para quem está de dieta. Mas, ainda assim, Samara prefere sugestões mais naturais, como pastinhas caseiras. “Pasta de grão de bico, pasta de berinjela, de guacamole ou de ervas finas.

Óleo Vegetal: Conheça os 6 principais tipos de óleos e como...

  1. Girassol. O óleo de girassol tem vitamina E e é um ótimo antioxidante, capaz de retardar o envelhecimento precoce das células e do organismo. ...
  2. Canola. ...
  3. Coco. ...
  4. Azeite de oliva. ...
  5. Milho. ...
  6. Soja.

Azeite de oliva: Fonte de gordura monoinsaturada, esse é um dos melhores óleos para ter na cozinha, especialmente por ajudar no controle do colesterol.

Esses ácidos graxos ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL), contribuindo para a saúde cardiovascular. A banha de porco também é uma fonte natural de vitaminas e antioxidantes que são essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Alimentos integrais, não industrializados, com baixo teor de açúcar e alto teor de fibras, como vegetais e frutas, favorecem a queima da gordura abdominal. Além deles, os termogênicos naturais como canela, gengibre, pimenta e café aceleram o metabolismo e a temperatura interna do corpo, ajudando na queima de gordura.

Caminhada, corrida, ciclismo e natação são ótimas maneiras de perder barriga. Esses exercícios ajudam a aumentar a frequência cardíaca, acelerar o metabolismo e queimar calorias, incluindo a gordura subcutânea.