Qual o melhor propiltiouracil ou Tapazol?

Perguntado por: sconceicao . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 16 votos

O Tapazol® e o propiltiouracil pertencem a uma mesma classe de medicamentos, ou seja, as tionamidas, que tem ação antitireoidiana. Além disso, possuem eficácia semelhante no controle do hipertireoidismo. O Tapazol® não está incluído na Relação Nacional de Medicamentos Excepcionais (RENAME).

Indicação: Propilracil (propiltiouracila) comprimidos é indicado para o tratamento de hipertireoidismo (aumento da função da tireoide). Indicado também quando a tireoidectomia (cirurgia de retirada de tireoide) for contraindicada ou não recomendável.

O tiamazol, substância ativa do Tapazol®, inibe a síntese dos hormônios tireoidianos, sendo assim eficaz no tratamento do hipertireoidismo.

Ocorre um aumento no volume da tireóide durante o hipertireoidismo, o que também pode ser associado a outros sintomas, como: Aceleração dos batimentos cardíacos acima de 100 por minuto (chamada taquicardia) Irregularidade no ritmo cardíaco, principalmente em pacientes com mais de 60 anos.

Os micronutrientes, principalmente iodo e selênio, além de ferro, zinco e vitamina A são necessários para o funcionamento adequado da glândula tireoide.

Trata-se de uma doença crônica. No entanto, é possível controlar o problema por meio de medicamentos que repõem os hormônios T3 e T4. O tratamento é feito com o acompanhamento do médico endocrinologista, responsável por cuidar da tireoide e outros processos hormonais do nosso corpo.

O tiamazol, substância ativa do Tapazol®, inibe a síntese dos hormônios tireoidianos, sendo assim eficaz no tratamento do hipertireoidismo.

Não interrompa o tratamento com Tapazol® sem o conhecimento do seu médico. A doença e/ou seus sintomas poderão retornar.

Náusea (enjoo), vômito, prurido (coceira), sonolência, vertigem, febre, dor de garganta, erupções cutâneas (vermelhidão da pele), dores de cabeça, mal-estar, dores nas articulações, alterações da sensibilidade (por exemplo, formigamentos), perda do paladar, queda anormal de cabelos, dores musculares, inchaço, neurite ( ...

Causas: O desencadeamento do hipertireoidismo pode ocorrer devido ao excesso de iodo presente em alguns medicamentos, ao surgimento de nódulos na glândula, ao funcionamento mais acelerado da tireoide ou à ingestão dos hormônios da tireoide.

- Suspender: 7 dias antes: medicamentos anti-tireoidianos (propiltiuracil e tapazol). 15 dias antes: xarope, vitaminas e complementos que contenham iodo. - 4 horas de jejum antes da dose e 1 hora depois.

Tapazol é indicado para o tratamento do hipertireoidismo (funcionamento aumentado da tireoide).

Parece que seus efeitos são muito semelhantes. Entretanto o Metimazol (Tapazol®) induz menos agranulocitose e não há relatos deste grave para-efeito em doses até 30mg.

O médico Antônio Chacras explica que o tratamento de hipo ou hipertireoidismo é simples, mas é para toda vida. “O paciente sempre terá que fazer um controle da tireóide uma ou duas vezes por ano, para saber se é necessário aumentar ou diminuir a dosagem do remédio”, esclarece.