Qual o melhor remédio para diminuir o tamanho da próstata?

Perguntado por: icustodio . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.5 / 5 17 votos

Inibidores da 5-alfa redutase: usados em próstatas volumosas, estes medicamentos (finasteride, dutasteride) têm uma acção hormonal, bloqueando o efeito da testosterona na próstata, o que faz com que o seu crescimento diminua ou seja interrompido ou mesmo reduza o seu tamanho.

Comer frutas, legumes e cereais integrais; Realizar exercícios de fortalecimento pélvico; Manter o peso em equilíbrio; Atentar-se ao uso de determinados medicamentos, como por exemplo, antidepressivos ou descongestionantes, pois eles podem piorar os sintomas urinários e o aumento da próstata.

Os alimentos indicados para prevenir o câncer da próstata são principalmente aqueles ricos em licopeno, como o tomate e mamão, assim como os ricos em fibras e outros antioxidantes, como as frutas, as verduras, as sementes e as castanhas, que devem ser consumidos de forma regular para que sejam capazes de atuar na ...

O urologista pode recomendar também os anti-inflamatórios, como ibuprofeno ou os analgésicos para aliviar a dor e o desconforto. A utilização de alfa-bloqueantes, como Tansulosina, é uma opção para melhorar as queixas miccionais do doente.

Tamanho da próstata após os 50 anos
De acordo com estudos internacionais publicados em revistas renomadas, o volume médio da próstata em adultos entre 50 e 80 anos aumentou de 24 gramas para 38 gramas.

Então, cerca de 50% dos homens já podem ter a próstata aumentada nesta faixa etária, e o peso normal da próstata aos 60 anos passa a ser de até 38 gramas, ou seja, aos 90 anos, praticamente 90% deles terão HPB.

O ideal é praticar exercício físico durante 30 a 60 minutos por dia, vários dias por semana. Pode fazê-lo através de uma caminhada em passo acelerado, andando de bicicleta, fazendo natação ou hidroginástica. Qualquer atividade física é boa para se manter ativo.

Sementes de abóbora: são fonte de ômega-3, vitaminas do complexo B, ferro e zinco, o que podem ser fundamentais para diminuir os sintomas de próstata aumentada. Em um artigo publicado em 2019, 60 homens com sintomas de HPB fizeram o uso do extrato da semente de abóbora uma vez ao dia antes de dormir por três meses.

A idade e o componente genético são os principais fatores de risco estabelecidos para a hiperplasia prostática. Com o envelhecimento, a glândula tende a crescer devido às alterações hormonais do homem. – Obesidade. O aumento da glândula da próstata raramente causa sinais e sintomas em homens com menos de 40 anos.

A utilização de alfa-bloqueantes (ex. Tansulosina) está aconselhada para melhorar a eficácia da antibioterapia e melhorar as queixas miccionais do doente. Em relação ao tratamento ou remédio caseiro o melhor complemento natural à medicação prescrita pelo médico é a ingestão abundante de água.

Os remédios caseiros para a próstata aumentada são o suco de tomate, o saw palmetto, a urtiga e as sementes de abóbora, já que possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam a diminuir a inflamação da glândula e prevenir o câncer.

Os autores destacam que substâncias presentes no chá verde, principalmente polifenóis, “podem ter o potencial de reduzir a incidência e retardar a progressão do câncer de próstata”, e poderiam ser base de medicamentos para a prevenção da doença.

1 Suco de romã para câncer de próstata
Geralmente, em pacientes com a doença, a duplicação do PSA leva 15 meses, mas nos pacientes que beberam o suco de romã, esse processo levou, em média, 54 meses . O suco de romã também é bom para doença cardíaca e na redução do mau colesterol.

A prostatite aguda é caracterizada por uma inflamação na próstata, que pode aparecer repentinamente. Os sintomas mais comuns são dor na região genital (e pélvica), febre, tremores, dor na virilha, mal-estar, urina com cheiro forte e aspecto turvo.

O cloridrato de tansulosina é indicado para o tratamento dos sintomas da hiperplasia prostática benigna (HPB aumento benigno da próstata que pode causar dificuldade para urinar).

Exame de toque retal
Ele geralmente é feito por um médico urologista, mas também pode ser feito por um proctologista. O médico verificará o tamanho da próstata através do toque. Em caso de inflamação, ela pode ficar maior e mais dura. É um procedimento que demora cerca de um minuto e causa apenas um leve desconforto.

Entre os 50 e os 60 anos: até 3,5 ng/ml. Entre os 60 e os 70 anos: até 4,5 ng/ml. Acima de 70 anos: até 6,5 ng/ml.

O aumento benigno da próstata passa a ser um problema quando ela dificulta a passagem da urina, porque, ao crescer, a próstata pode obstruir a uretra, o canal que passa por dentro dela. Os sintomas que a HPB provoca quando há obstrução da uretra são: aumento das micções durante a noite.