Qual o melhor remédio para soltar gases?

Perguntado por: amorais . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.4 / 5 2 votos

Os remédios de farmácia normalmente indicados pelo médico para gases são:

  1. Simeticona. ...
  2. Carvão vegetal ativado. ...
  3. Alfa-D-galactosidase. ...
  4. Comprimidos de lactase. ...
  5. Rifaximina. ...
  6. Probióticos.

Simeticona age rápido contra gases e até cólicas, mas trata só sintomas - 21/07/2020 - UOL VivaBem.

A sensação constante de inchaço e desconforto na barriga, arrotos frequentes e dor/cólica abdominal são os principais sintomas do excesso de gases no estômago. Pode ser desconfortável, especialmente em público, mas arrotar é normal, principalmente durante ou logo após uma refeição.

Pode ocorrer ainda quando se ingere ar pela boca, excesso de fibra, carboidratos não digerido pelo estômago, carne e alimentos muito ricos em proteínas. Outros fatores como genética e má alimentação podem também levar à flatulência.

As dores abdominais costumam surgir de repente e se manifestam como cólicas ou pontadas. A intensidade do sintoma varia de leve a moderada, mas podem ocorrer momentos de dor mais intensa. Entretanto, o desconforto tende a diminuir quando o organismo começar a eliminar o excesso dos gases intestinais.

Os gases intestinais são caracterizados pelo acúmulo de ar no estômago e/ou no intestino, que causam desconfortos abdominais, entre outros sintomas.

Gases, fadiga e desconforto abdominal podem ser sinais de câncer de pâncreas.

O Luftal geralmente é bem tolerado pois não é absorvido pelo corpo, agindo somente nos gases presentes no estômago ou intestino sendo totalmente eliminada pelas fezes. No entanto, alguns efeitos colaterais podem surgir durante o uso do Luftal como urticária ou coceira, inchaço e vermelhidão na pele.

Dormir de lado pode aliviar dores dos gases
Quando isto acontecer, se deitar de lado pode ajudar, já que esta é considerada por muitos como a melhor posição para soltar gases, o que permite reduzir o desconforto.

Prender os gases não provoca riscos significativos à saúde, mas pode gerar desconforto quando há acúmulo em excesso. É comum que ocorra distensão abdominal (barriga inchada), cólicas abdominais (dor de barriga) e rompimento da parede intestinal.

Quando se come muito rápido, devido ao estresse ou a ansiedade, por exemplo, pode haver a entrada de ar no organismo, o que provoca a formação de gases, sendo chamada esta condição de meteorismo intestinal, o que pode ser bastante desconfortável e causar inchaço e dor abdominal.

A presença de parasitas no intestino, como a giárdia, dificulta a absorção dos alimentos e também pode aumentar a produção de gases. Cirurgias, crescimento exagerado de bactérias e condições como a síndrome do intestino irritável e gastroenterite também são fatores que devem ser considerados.

Em geral, o excesso de gases intestinais costuma estar relacionado à dieta, mas ele pode ser um sinal de alguma doença do trato gastrointestinal, como, por exemplo, a síndrome do intestino irritável.

Chás de erva-doce, camomila, hortelã e funcho são boas opções, pois ajudam na digestão e na manutenção da saúde da flora intestinal. Além desses chás, há benefícios no consumo de: Frutas. Consumir frutas como a ameixa seca, a laranja, o mamão e o abacaxi melhoram o trânsito intestinal, reduzindo o acúmulo dos gases.

10. O café pode provocar problemas digestivos, de gases a acidez e úlceras, além de contribuir para a síndrome do colón irritável.

Se você tem gases após tomar leite, provavelmente, você tem algum nível de intolerância à lactose. Entenda o que acontece no seu organismo neste caso. A má digestão da lactose pode ser sentida pelo nosso corpo em forma de desconforto na barriga após e consumo de leite e derivados, como queijo e iogurte.

A maior parte deles é produzida no intestino por carboidratos que não são quebrados na passagem pelo estômago. Como o intestino não produz as enzimas necessárias para digeri-los, eles são fermentados por bactérias que normalmente ali residem. Esse processo é responsável pela maior produção e liberação de gases.

A simeticona comprimidos deve ser usada somente por adultos sendo que a dose normalmente recomendada é de 1 comprimido de 40 mg, por via oral até 3 vezes por dia, após as refeições, conforme orientação médica. A dose máxima não deve ultrapassar 500 mg por dia.

Não use LUFTAL se você apresentar algum dos seguintes sintomas:

  1. Distensão abdominal grave (grande aumento do volume abdominal);
  2. Cólica grave (dor na barriga de forte intensidade);
  3. Dor persistente (mais que 36 horas);
  4. Massa palpável na região do abdômen.
  5. Suspeita de perfuração ou obstrução intestinal;

Por ser mais forte, o Luftal Comprimidos não pode ser ingerido mais de duas vezes por dia, evitando uma quantidade maior que 500 mg ao dia. É ideal para adultos por conta da força que o remédio pode ter, podendo causar problemas no intestino das crianças.

“Caso venha a ter os sintomas de gases, os melhores alimentos para auxiliar em seu alívio são tomate e chicória, mamão, abacaxi, iogurte kefir e alguns chás como erva-cidreira, gengibre e erva-doce”, explica Laís.