Qual o melhor vinho para quem tem enxaqueca?

Perguntado por: pgaspar . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Uma boa alternativa é procurar um tipo produzido a partir de uvas menos tânicas, como aquelas de cascas mais finas. Estas dão origem a vinhos de estrutura mais leve e textura delicada. Variedades como Pinot Noir e Gamay também podem ser ótimas opções.

Porém, o exagero na quantidade de vinho doce pode causar dor de cabeça, e não somente pela uva, como também pelo álcool, já que em grandes quantidades ele causa a desidratação e ela também gera dores. Para evitar dores pelo consumo do vinho doce, o aconselhável é beber dois copos de água para cada taça.

Aquela dor de cabeça pode estar relacionada a compostos orgânicos chamados aminas, encontrados na bebida. Uma delas é conhecida como tiramina, uma amina biogênica que pode estar presente e exercer efeitos tóxicos e farmacológicos, como enxaqueca, vômito, diarreia e elevação da frequência cardíaca.

Vinho tinto
O tinto seco é considerado o melhor vinho para saúde e o mais indicado para se obter todos os benefícios da bebida. Isso porque, na fabricação, as sementes e cascas da uva são preservadas, o que faz com que a concentração de polifenóis seja maior do que nas outras variedades.

Os chás são grandes aliados pois apresentam propriedades calmantes e ajudam a relaxar o organismo, diminuindo o estresse e a ansiedade. Além disso, também ajudam na hidratação de forma geral. Ervas como camomila, hortelã-pimenta, hortelã-fresca, erva-doce e cidreira são algumas opções.

Algumas pessoas que sofrem de enxaqueca, por sua vez, podem beber à vontade determinado tipo de bebida alcoólica, mas não podem beber sequer um gole de outro tipo. Outros portadores de enxaqueca podem beber uma bebida por vez, não podendo misturar bebidas num coquetel.

Café, chá verde, chá preto, energéticos e refrigerantes. Todas essas bebidas contêm cafeína em sua composição e, por esse motivo, podem desencadear crises de dor de cabeça em determinadas pessoas.

Para o ajudar, alerte o empregado de mesa para o ajudar a lembrar-se, servindo-lhe água permanentemente.

  1. Tome duas Aspirinas antes de começar a beber. O ibuprofeno ou paracetamol não são recomendados para quem bebe muito. ...
  2. Evite comer coisas doces com vinho.

Para algumas pessoas, certos alimentos podem dissipar dor de cabeça e até a enxaqueca, por conter uma substância chamada tiramina.

A água quente ajuda a dilatar artérias e vasos sanguíneos, o que pode trazer um alívio da dor de cabeça. Deixe a água cair diretamente na cabeça por alguns minutos. Isso traz uma gostosa sensação de bem-estar e relaxamento.

Queijos curados e envelhecidos (como brie, roquefort, gorgonzola, parmesão), carnes defumadas, peixes enlatados, nozes, feijões fermentados e certas frutas como banana e abacate são alguns itens que contêm tiramina, uma substância que pode causar a dilatação dos vasos sanguíneos e desencadear uma enxaqueca em algumas ...

Por outro lado, tratamentos com medicamentos e outras medidas de orientação, como evitar alguns alimentos, não ficar muito tempo em jejum e evitar bebida alcoólica, são algumas das sugestões para quem quer reduzir crises de dor.

Como dito acima, o álcool age no corpo como uma toxina, contaminando seu funcionamento. Por ser diurético, ele estimula a produção de urina e, consequentemente, nos desidrata. Além disso, irrita o revestimento do estômago, provocando enjoos, e expande os vasos sanguíneos, situação responsável pela forte dor de cabeça.

Qual vinho faz bem à saúde? Acredita-se que a maior concentração de polifenóis na bebida está diretamente ligada à coloração escura da casca. Ou seja, para quem quer aproveitar os benefícios do vinho à saúde, o ideal é optar por variedades tintas e com bagos de tom intenso, como tannat, syrah e malbec.

vinho tinto seco

O tipo da bebida mais indicada é o vinho tinto seco. A endocrinologista esclarece que as substâncias com as propriedades benéficas da bebida estão presentes na casca e na semente da uva.