Qual o método de Magda Soares?

Perguntado por: cportela . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Soares apresenta um esquema em camadas que se sobrepõem. A primeira delas diz respeito a “aprender o sistema de escrita alfabética”, que fornece insumos para o desenvolvimento da camada seguinte, “ler e escrever textos”, habilidade que já é possível na fase de alfabetização.

Segundo Magda Soares (2003),“Letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do aluno.” Para tanto, cuidados serão necessários ao conduzir a alfabetização.

Ele mostrou como a linguagem é usada como instrumento de poder na sociedade. Portanto, é importante dar às pessoas esse instrumento. As camadas populares têm que lutar muito contra a discriminação e a injustiça, e a linguagem é um instrumento fundamental.

Entendemos por alfabetização a ação de ler e escrever, já o letramento é a utilização desta tecnologia em práticas sociais de leitura e de escrita. Segundo Soares (2003), não adianta aprender uma técnica e não saber usá-la.

Método alfabético (ou soletração)
A criança começa a ler sentenças curtas e vai evoluindo até conhecer histórias. Por este processo, a criança vai soletrando as sílabas até decodificar a palavra. Por exemplo, a palavra casa soletra-se assim c, a, ca, s, a, sa, casa.

O neurocientista Stanislas Dehaene estuda há 20 anos o impacto dos números e das letras no cérebro humano. Ele afirma que o método mais eficaz de alfabetização é o que chamamos fônico. E o pesquisador francês parte do ensino das letras e da correspondência fonética de cada uma delas, como se fazia antigamente.

Desde o método fônico, adotado na maioria dos países do mundo, que faz associação entre as letras e sons, passando pelo método da linguagem total, que não utiliza cartilhas, e o alfabético, que trabalha com o soletramento, todos contribuem, de uma forma ou de outra, para o processo de alfabetização.

Dedicou sua vida aos estudos na área da alfabetização e nos ensinou como alfabetizar, letrar e contribuir com o desenvolvimento de muitas crianças.

Vejam abaixo quais são eles:

  • Ela (a alfabetização) é resultado de um processo de aquisição de habilidades específicas.
  • É aplicada, praticada e situada de acordo com o contexto.
  • É composta por um processo de aprendizagem e aquisição de habilidades básicas. ...
  • Ela compreende o domínio do texto, compreensão.

pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada; silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma; silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas; alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.

Existem dois tipos fundamentais de métodos tradicionais de alfabetização: os métodos sintéticos e os métodos analíticos.

O processo de alfabetização costuma acontecer de forma gradual, com o aprendizado das letras, sílabas, palavras e frases. O resultado destas competências é a codificação e decodificação do sistema de escrita, o que caracteriza uma pessoa alfabetizada.

Letramento é palavra que corresponde a diferentes conceitos, dependendo da perspectiva que se adote: antropológica, linguística, psicológica, pedagógica.

Os multiletramentos, conceito cunhado pelo Grupo de Nova Londres (GNL ou NLG) em seu manifesto de 1996, é uma perspectiva de letramento que considera a multiplicidade de linguagens (visual, verbal, sonora, espacial…) e a de culturas.