Qual o mito grego mais famoso?

Perguntado por: ejordao . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Odisseu, o rei de Ítaca, é provavelmente o herói mais famoso de todos os tempos. Sua história é um mito com monstros, azar e muita aventura. A história de Odisseu é na verdade a longa viagem de um homem que tem apenas um objetivo, voltar à sua amada terra natal e sua família.

A criação de Pandora é apresentada nos mitos gregos como uma forma de Zeus vingar-se de Prometeu por ter roubado o fogo e entregue aos homens. Pandora casou-se com Epimeteu, irmão de Prometeu, sendo a responsável por abrir uma caixa que continha todos os males existentes, espalhando-os pelo mundo.

Os gregos consideravam Zeus o deus supremo e comandante do Universo. Era o deus dos céus, do raio e do trovão. Era considerado pai dos homens e dos deuses. Resgatou seus irmãos, devorados por seu próprio pai, Cronos.

Zeus foi a principal divindade da religiosidade da Grécia Antiga, sendo o deus dos céus, do raio e do trovão. Era filho de Cronos e Reia, e tornou-se senhor dos homens e dos deuses depois de resgatar seus irmãos do ventre de seu pai e liderar uma guerra contra os titãs. Ficou marcado por ser infiel a sua esposa, Hera.

A mitologia grega foi o conjunto de mitos e crenças que existia na cultura e na religiosidade dos gregos antigos. Seus principais registros foram feitos por Homero e Hesíodo, dois poetas gregos. Nela havia diversos mitos envolvendo deuses, mas também constava a presença de heróis e muitos outros seres.

Da cultura tupi-guarani, Tupã é considerado o senhor do relâmpago, do raio e do trovão. Ele também é o criador da terra, dos mares, dos céus e dos mundos animal e vegetal, o que, em outras palavras, significa que Tupã é o deus supremo desse grupo indígena.

Apolo foi um deus presente na mitologia grega. Era o deus do Sol, da música, das artes, da medicina, da profecia etc. Sabia tocar a lira como poucos e manejava muito bem o arco e flecha, tendo matado uma serpente com esse instrumento. Era filho de Zeus e viveu várias histórias de amores frustrados.

- Zeus: rei dos deuses e governante do Monte Olimpo. - Hera: esposa de Zeus e, por isso, rainha dos deuses e deusa do casamento e da família. - Poseidon: deus dos mares e das águas. - Atena: deusa da sabedoria e do artesanato, bastante cultuada e homenageada em Atenas.

Segundo a mitologia grega, Cronos, deus do tempo, devorava os próprios filhos para que nenhum deles pudesse um dia roubar-lhe o trono. Salvo pela mãe, Réia, Zeus conseguiu escapar ao trágico destino que o aguardava, vindo posteriormente a destronar o pai e a tornar-se rei dos deuses.

Diz a lenda que quando os deuses criaram o céu e a terra, com todas as plantas e animais, chegou à terra o gigante Prometeu ("aquele que pensa antes"), descendente dos Titãs, destronados por Zeus. Prometeu, com um pouco de argila e água, criou o homem à imagem dos deuses para que reinasse sobre a terra.

A Mitologia Grega reúne um conjunto de lendas e mitos que foram criados pelos gregos na antiguidade. O objetivo principal era de explicar alguns fatos, como a origem da vida, a vida após a morte, ou até mesmo os fenômenos da natureza.

Pandora. Assim como Eva, que, segundo a Bíblia, roubou o fruto proibido e trouxe desgraça para a humanidade, a lenda de Pandora também é uma história que coloca a mulher como a fonte ou a causadora de todos os males do mundo.

Como a caixa guardava lembranças com a intenção de sempre recordar-las ao "dono", Pandora sempre se sentia triste. Tentou destruir a caixa para ver se ela se esquecia do fato, mas não funcionou, a caixa era fruto de um grande feitiço, que a impedia de ser destruída. Pandora então, aos 36 anos, se matou.

Resumo sobre a Caixa de Pandora
Na mitologia grega, Pandora foi a primeira mulher a ser criada. Sua criação foi realizada por Hefesto a pedido de Zeus. Zeus criou a mulher para vingar-se de Prometeu e Epimeteu. A vingança era porque Prometeu roubou o fogo do Olimpo e deu aos homens.

Hércules. Hércules (ou Héracles, para os gregos) foi o maior herói da mitologia greco-romana(**). Ele era filho da rainha Alcmena e de Zeus, o maior de todos os deuses. Ainda no berço, o pequeno bebê-herói matou duas serpentes enviadas pela deusa Hera, esposa de Zeus, cheia de ciúme.

História da Medusa explicada (Mitologia Grega) Deusa Perséfone: mito e simbologia (Mitologia Grega) O mito de Sísifo com resumo e significado. Mito de Prometeu: história e significados.

Medusa era uma górgona presente na mitologia grega. Possuía forma monstruosa e tinha serpentes na cabeça, no lugar dos cabelos. Era conhecida por transformar em pedra todos os que olhavam diretamente para o seu rosto. Foi morta, enquanto dormia, por Perseu, herói que contou com a ajuda dos deuses para esse feito.

Zeus era considerado o deus dos fenômenos naturais, e era responsável pelos raios, trovões, chuvas e tempestades. Porém mais tarde, ele também se tornou o deus da justiça e da lei.