Qual o movimento literário brasileiro que recebeu influências de vanguardas europeias tais como futurismo e surrealismo?

Perguntado por: ioliveira2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

53. (UCP-PR) Movimento literário brasileiro que recebeu influências de vanguardas européias, tais como o Futurismo e o Surrealismo: Modernismo.

As vanguardas europeias são: cubismo, futurismo, expressionismo, dadaísmo e surrealismo. Esses movimentos artísticos apresentam caráter antiacadêmico, mas cada um deles possui características específicas.

As vanguardas europeias passaram pela Literatura Brasileira deixando sua contribuição, especialmente ao somarem com a Semana de Arte Moderna e o movimento modernista, pois juntos vieram romper com a antiga estética que até então reinava em nosso país.

Entre os principais movimentos literários estão: Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Simbolismo, Parnasianismo, Modernismo e Concretismo.

São informações relacionadas à vanguarda futurista: a) Surgimento a partir de uma crítica de Louis Vauxcelles sobre uma exposição de arte no Salão de Outono, em 1905. b) valorização da cor e das misturas de tintas, que deviam ser feitas na própria tela, enfatizando a pesquisa dos efeitos óticos.

As vanguardas europeias que influenciaram o modernismo brasileiro

  • Expressionismo.
  • Fauvismo.
  • Cubismo.
  • Futurismo.
  • Dadaísmo.
  • Surrealismo.

Os primeiros passos aconteceram entre 1912 e 1917, sendo o seu principal marco a Semana de Arte Moderna, em São Paulo, em fevereiro de 1922. Sob influência das vanguardas europeias e a sua ruptura com a forma tradicional de fazer arte, os artistas brasileiros começaram a repensar a arte no país.

São chamadas vanguardas europeias as diversas tendências artísticas que floresceram no continente europeu no início do século XX e que acabaram por influenciar todo o mundo ocidental.

Vanguardas positivas

  • Cubismo.
  • Construtivismo.
  • Neoplasticismo.
  • Suprematismo.
  • Abstracionismo.
  • Concretismo.

Mario de Andrade, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, Villa Lobos, Tarsila Amaral e Anita Malfatti: a vanguarda modernista brasileira.

São características do futurismo o antitradicionalismo e o culto à guerra e à velocidade, principalmente. Esse movimento, na Europa, foi representado por artistas como os pintores Umberto Boccioni, Carlo Carrà, Giacomo Balla, Gino Severini e Luigi Russolo.

O futurismo foi um movimento artístico que surgiu durante o advento das vanguardas europeias no século XX. Como toda vanguarda, ela queria romper com as tradições do passado e criar novas. Ela antecipou vários padrões estéticos que seriam usados no futuro. Sua ideia principal era um culto ao futuro.

Nessa época, as vanguardas europeias que mais se destacaram foram: o Dadaísmo, o Expressionismo, o Futurismo, o Surrealismo e o Cubismo. Todas elas unidas em um único propósito: a renovação da Arte tradicional.

De 13 a 18 de fevereiro de 1922 acontecia, em São Paulo, a Semana de Arte Moderna ou "Semana de 22", como ficou conhecida na História. O evento foi organizado para celebrar o centenário da independência do Brasil (em 1822), e aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo, marcando o início do Modernismo no Brasil.

O Romantismo foi um movimento literário em oposição ao modelo clássico, cujas principais características eram: o subjetivismo, a exaltação de sentimentos nacionalistas e patriotas, a fuga da realidade, a idealização da sociedade e do amor e a supervalorização dos sentimentos.

Trovadorismo

Trovadorismo - Foi o primeiro movimento dentro das escolas literárias. O trovadorismo se baseou na literatura e poesia, durante o século XI, na idade média. Teve início na Europa, e deu o ponta pé inicial para as seguintes manifestações literárias.

“O despertar da cidade”, de Umberto Boccioni
Exposta em Milão, “O despertar da cidade” foi a obra que lançou a arte futurista. Celebrando o progresso, essa peça simboliza o caos, a mudança e a transformação.

As vanguardas artísticas ultrapassaram o limite até então encontrado nas artes, propondo assim, novas formas de atuação estética ao questionar os padrões impostos. No Brasil, elas influenciaram diretamente o movimento modernista, que teve início com a Semana de Arte Moderna de 1922.

Teve início com o “Manifesto Futurista”, do poeta italiano Filippo Marinetti, publicado no jornal francês Le Figaro, em 1909, que apresentava uma visão diferenciada do que se considerava belo, além de demonstrar oposição ao moralismo e ao passado.

Liberdade, ruptura e transformação estética, tanto na literatura como na pintura, são termos que caracterizaram e aproximaram Dadaísmo e Surrealismo.

O movimento futurista defendia o fim do moralismo e ovacionava a revolução tecnológica e industrial.