Qual o nível de creatinina é considerado alto?

Perguntado por: qvieira . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

“Os valores normais de creatinina no sangue podem variar de acordo com o laboratório, além de serem diferentes entre homens e mulheres. Assim, é considerado que a creatinina está aumentada nos homens quando a concentração é superior a 1,2 mg/ dL e nas mulheres quando é superior a 1,0 mg/ dL”, explica.

Fique atento aos níveis da creatinina sérica
Quando o paciente apresenta alguma alteração mais evidente, como falta de apetite, vômitos, diarreia e hálito muito forte, é sinal de que a doença já se encontra em um estado mais avançado.

Sintomas de creatinina alta
Náuseas e vômitos; Sensação de falta de ar; Coceiras no corpo; Inchaço nas pernas e nos braços.

Valores normais: Homens: 0,6~1,30 mg/dL; Mulheres: 0,50~1,1 mg/dL.

Seus rins podem ter dificuldade para processar os alimentos ricos em fósforo, particularmente se você tiver níveis elevados de creatinina. Por isso, você deve tentar evitar alimentos como: Abóbora e abobrinha, queijo, peixe, mariscos, nozes, carne de porco, laticínios magros e soja.

Em geral, porém, valores de creatinina acima de 1,5 ou 1,6 mg/dl são sinal de doença renal na imensa maioria dos casos.

Valores elevados de creatinina, acima de 1.2 mg/dl nos adultos ou de 0.8 mg/dl nas crianças com mais de 5 anos, indicam insuficiência renal.

Para controlar o aumento da creatinina na insuficiência renal crônica é necessário: Mudanças na dieta: é importante reduzir o consumo de alimentos que aumentam o potássio como abacate, banana-nanica, banana-prata, figo, laranja, maracujá, melão, tangerina, uva, mamão, goiaba, kiwi, feijão, chocolate.

O valor normal do Clearance varia de 90-130 mL/minuto, isto é, a cada minuto que passa, 90-130 mL de sangue são filtrados pelos rins. Qualquer valor abaixo desta faixa, considera-se que o paciente é portador de insuficiência renal.

Uma dieta hipoproteica, com restrição sobretudo de carne vermelha de origem animal é recomendada. Pacientes com problemas renais devem também restringir sal, alimentos muito ricos em potássio ( como água de coco, banana ) e obrigatoriamente evitar carambola.

O tratamento da creatinina alta depende do que está causando a doença, mas pode envolver desde o uso de medicamentos até alterações na dieta e na alimentação do paciente, ajudando a controlar os indicadores de creatinina presentes em seu sangue.

Quando os rins trabalham de forma inadequada e a sua capacidade de filtrar o sangue fica afetada, as concentrações de creatinina tendem a ser elevar. Quanto mais alta estiver a creatinina sanguínea, mais grave estará a insuficiência renal.

A insuficiência renal é reversível quando o problema ainda não se tornou crônico. Assim, em sua fase aguda, a maioria dos pacientes consegue realizar o tratamento e recuperar as funções renais, mantendo uma vida normal a partir daí.

Como saber se estou com a creatinina alta?

  • há histórico familiar de doença renal crônica;
  • apresenta outras doenças, como diabetes, hipertensão ou obesidade;
  • faz uso de medicamentos que comprometem os rins;
  • tem idade superior a 50 anos;
  • faz uso de álcool, drogas e tabaco;

Uma creatinina 1,5 é um pouco acima do normal, mas a comparação com exames anteriores ou mesmo o seguimento com especialista seria importante para avaliar se o mesmo possui doença renal crônica ou se isto foi apenas uma oscilação do exame. Sugiro agendar consulta com Nefrologista para orientações mais individualizada.