Qual o nome da bactéria que causa infecção urinária?

Perguntado por: npereira7 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

Cistite é uma infecção e/ou inflamação da bexiga. Em geral, é causada pela bactéria Escherichia coli, presente no intestino e importante para a digestão. No trato urinário, porém, essa bactéria pode infectar a uretra (uretrite), a bexiga (cistite) ou os rins (pielonefrite).

Esse tipo de infecção ocorre uma vez que a bactéria intestinal entra em contato com o sistema urinário. Muitas vezes essa transmissão ocorre por fatores de higiene, quando a mesma não ocorre da maneira correta após o uso do banheiro (higiene de frente para trás).

O tratamento é feito com antibióticos. Em casos menos comuns, quando a bactéria migra para o rim, há uma infecção mais séria, chamada pielonefrite - se não combatida adequadamente, é possível que ela acabe gerando uma doença renal crônica. "Em algumas situações, a infecção urinária por e. coli pode ser tratada em casa.

Potencialmente grave, o problema pode, caso não seja tratado de forma adequada, evoluir para uma doença renal crônica. O quadro da pielonefrite pode ser mais danoso, em comparação a cistite e uretrite, pois há risco de as bactérias caírem na circulação sanguínea, causando até mesmo uma infecção generalizada.

6 – Escherichia coli (E.
Esta bactéria é inofensiva enquanto está no intestino humano. Contudo, pode causar sérios problemas quando em contato com outros órgãos, levando a infecções alimentares, assim como meningites e infecção urinária.

Os antibióticos mais indicados para tratar uma infecção urinária são: Nitrofurantoína (Macrodantina): a dose recomendada é de 1 cápsula de 100 mg, a cada 6 horas, durante 7 a 10 dias.

O antibiótico mais comumente recomendado é rifaximina.

Uma das principais bactérias resistentes a medicamentos é a Staphylococcus aureus, sendo a forma resistente à meticilina (MRSA) a mais comum. A MRSA é encontrada em praticamente todo o mundo, normalmente em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), onde causam sérios problemas.

É importante lembrar que a Escherichia coli, apesar de ser a principal causadora, é somente uma das dezenas de bactérias capazes de causar infecção do trato urinário, portanto, todo cuidado é necessário para vencer esta doença.

“O ato sexual pode causar incômodos e dores durante o quadro de infecção urinária. Em função do desconforto, é indicado que a prática seja evitada.

Os sintomas mais comuns incluem diarreia profusa ou disenteria (as fezes geralmente são mucóides e sanguinolentas), arrepios, febre, dores de cabeça, mialgia e cólicas abdominais. E. coli O157:H7 foi identificada como bactéria patogénica em 1982 quando foi associada com dois surtos de colite hemorrágica.

Chá de dente-de-leão
Em geral, taninos, flavonoides e compostos fenólicos que possuem bom potencial contra E. coli e K. pneumoniae", descreve Prado. Ainda que esses benefícios não tenham sido comprovados em humanos, esse chá traz um potente efeito diurético, importante para diluição das bactérias na urina.

E. coli pode causar prostatite e doença inflamatória pélvica (DIP). E. coli costuma habitar o trato gastrintestinal, no entanto, algumas cepas adquiriram genes que lhes permitem causar infecção intestinal.

infecções causadas por bactérias
Elas podem ser transmitidas por contato próximo com uma pessoa infectada, pelo toque ou beijo, ou pelo contato com fluidos corporais, como gotículas de saliva, espirros ou em relações sexuais.

A única maneira de saber se uma pessoa está com infecção urinária ou com infecção nos rins é consultando um médico e realizando alguns exames. Por mais conhecidos que os sintomas da cistite e da pielonefrite (respectivos nomes técnicos) sejam, apenas especialistas podem confirmar o quadro.

Café e e alimentos ricos em cafeína, como chá verde, chá preto e chá mate; Carnes processadas, como salsicha, linguiça, presunto, mortadela e bacon; Bebidas alcoólicas; Farinha branca e alimentos ricos em farinha, como bolos, biscoitos e pães.