Qual o nome da esposa de Ogum?

Perguntado por: uramires5 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

Esposa de Ogum, largou-o quando se deixou fascinar pelo magnetismo de Xangô, mas não cortou completamente as relações com o primeiro esposo, de quem tornou-se amante; outras lendas, no entanto, garantem que Iansã e Ogum tornaram-se inimigos irreconciliáveis depois da separação.

Iansã e Ogum é aquele casal que todo mundo, apesar de saber do final, sempre torce para terem um final feliz. Afinal, depois de Xangô o homem que Iansã mais amou foi Ogum. E se Xangô e Iansã refletem a paixão, ela e Ogum trazem o desejo.

Xangô

Tão poderosa quanto o seu marido Xangô, Iansã é uma deusa que percorreu vários reinos em busca da sabedoria de outros orixás.

Seus números para sorte: 1, 7 e 11. Ogum é o Orixá do ferro e da guerra. Rege as estradas e o trabalho.

A partir disso o culto à Ogum (Omodê Okunrin) estaria ligado ao dos Guardiões Imole Exú, sendo o Imole Exu Sorokê um guardião de Ogum, se mesclando de tal forma que passou a ser entendido como um Orixá Meji ou Duplo, metade Ogum e metade Exu Xoroquê.

É franco, muitas vezes até com assustadora agressividade. Não faz rodeio para dizer as coisas. Não admite a fraqueza e a falta de garra.

Babalorixá Jair de Ogum, conhecido como rei da umbanda no Brasil, morre aos 76 anos. O sacerdote Jair de Ogum teve uma parada cardiorrespiratória nesta segunda-feira (31) e não resistiu.

Clara Francisca Gonçalves Pinheiro

Clara Francisca Gonçalves Pinheiro ou Clara Nunes como ficou conhecida, nasceu em Paraopeba-Minas Gerais. Iniciada na Umbanda Clara, era filha de Ogum com Yansã, viajou diversas vezes a África representando o Brasil e pesquisando ritmos, folclore e a correlação das músicas africanas com as brasileiras.

Ogum incorporado em terreiro de candomblé na cidade de Salvador, na Bahia. Embora não seja um orixá agrícola, Ogum tem uma conexão com o plantio e a colheita, porque foi ele quem fez as primeiras ferramentas utilizadas na agricultura, como a enxada e a foice.

São conhecidos por serem briguentos e encrenqueiros. São pessoas com forte poder de liderança, competitivos que detestam perder e que gostam de comprar uma briga com os amigos. Com cabeça quente, costumam irritar-se facilmente. Apesar de seu temperamento difícil, têm um forte sentido de honra e respeito pelos outros.

Búfalo - representa a força e audácia tem a proteção da Guerreira Yansã.

Entre os Orixás, ela é a única que tem dois maridos, e os outros Orixás, que, por estarem sujeitos aos seus encantos e beleza, a aceitam sem questionar sua forma de amar e se relacionar. A forma como Iansã se manifesta é como um Orixá guerreiro que vai à guerra sem medo e batalha até o fim.

Os filhos e filhas de Ogum são aquelas pessoas que não dispensam uma farra e pagam para entrar em uma briga. A bagunça nem precisa ter sido iniciada por causa deles, se enxergarem uma confusão, nem sabem porquê mas estarão lá no meio. Eles não perdem tempo procurando explicações, já partem para o ataque.

Linha de Ogum = Contas Azuis escuras (Candomblé)/ Vermelhas, podendo ser Vermelhas e Brancas (Umbanda) Linha de Oxóssi = Contas Verdes (em alguns casos contas Azuis claras leitosas também são utilizadas - Candomblé)/ Verde (Umbanda)

Pomba gira é uma entidade espiritual da Umbanda e do Candomblé, considerada um Exu feminino e a mensageira entre o mundo dos orixás e a Terra.

Pombagira Rainha Maria Padilha Pombagira Sete Saias Maria Molambo Pombagira da Calunga Pombagira Cigana Pombagira do Cruzeiro Pombagira Cigana dos Sete Cruzeiros Pombagira das Almas Pombagira Maria Quitéria Pombagira Dama da Noite Pombagira Menina Pombagira Mirongueira Pombagira Menina da Praia.

Oferenda para Ogum
O senhor que rege as leis prefere velas brancas, azuis ou vermelhas, cerveja, vinho licoroso e flores (em especial, cravos) que devem ser colocados em campos, caminhos e encruzilhadas.