Qual o nome da formiga que fede?

Perguntado por: rcarvalho . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 4 votos

Para começar, temos as formigas que cheiram a citronela. Encaixam-se neste grupo a formiga amarela maior (Lasius interjectus) e menor (Lasius claviger). Pesquisadores sugerem que o cheiro destas formigas sirva como defesa do inseto, afastando possíveis predadores.

Sim, existem formigas venenosas. Pode-se tomar como exemplos a formiga lava-pé (espécie do gênero Solenopsis) e a formiga-seca (Neoponera villosa).

Por fim, vale citar ainda o caso das formigas chamadas carpinteiras – que são aquelas que saem só à noite. Para resolver o problema com esse tipo de formiga, é necessário usar vinagre (branco comum).

De imediato veríamos o acúmulo de animais mortos no chão, perdendo-se parte da biodiversidade do planeta. Alem disso, as formigas são responsáveis pela dispersão de sementes, processo chamado de mirmecocoria, que leva as plantas a se estenderem pela natureza, o que é essencial para algumas espécies.

A formiga de fogo, também conhecida como formiga-lava-pés, é uma espécie de inseto muito comum na América do Sul. Além do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai também registram a presença da espécie. A formiga é muito comum e, assim, torna-se uma praga perigosa para as plantações.

6 tipos de formigas domésticas para você conhecer

  • Formiga de fogo. Possui um ferrão no final do abdômen responsável por injetar um veneno que causa dor intensa. ...
  • Formiga faraó ...
  • Formiga carpinteira. ...
  • Formiga fantasma. ...
  • Formiga louca. ...
  • Formiga argentina.

Limão e laranja
Espalhe nas bordas das janelas e portas da cozinha. O cheiro forte de fruta cítrica incomoda as formigas e vai afastá-las da sua casa.

As formigas têm uma proteção oleosa natural no corpo, que o detergente elimina. Em pouco tempo, elas morrem.

Na maioria das colônias de formigas, há uma hierarquia bem simples: uma única formiga, a rainha, põe todos os ovos, e formigas operárias divididas em um sistema de castas cuidam do resto: procuram comida, cuidam dos filhotes, vão à guerra, e assim por diante.

Examine o tórax.
A rainha geralmente tem um tórax maior e mais robusto do que o das formigas operárias. Como o tórax da formiga rainha sustenta as asas, ele precisa ser mais forte e musculoso do que o da formiga operária. O tórax de uma rainha pode medir mais da metade do tamanho do corpo.

Ela se distingue pelo comportamento especialmente agressivo porém, não costumam atacar os humanos, a menos que provoquem. A picada de formiga de fogo possui uma mordida muito forte e venenosa, capaz de causar uma dor muito incômoda e persistente, parecida com a picada de uma vespa.

Além das iscas e do pó seco, outro modo de combater as formigas cortadeiras é a termonebulização, que consiste em misturar um ingrediente tóxico com óleo diesel ou querosene, fazendo uma nebulização com um equipamento próprio.

A formiga carpinteira recebe esse nome por construir seu ninho em estruturas de madeira, causando a deterioração do material. Cascas de árvore, troncos, frestas no piso, armários de madeira, aparelhos eletrônicos e batentes de portas são seus lugares preferidos. Ela pode se desenvolver em locais extremamente limpos.

Formiga-de-cupim também ataca a madeira
Popularmente, elas ganham diversos nomes, como traguá, sarassará, sararau, formiga-doceira e formiga-de-cupim.

As formigas nunca dormem. Elas trabalham por turnos e, para poder descansar, apenas diminuem o seu metabolismo, entrando assim num estado de latência.

Os alimentos que mais chamam a atenção delas são açúcares, gorduras e carnes. De forma a atraí-las, você pode misturar um pouco desses alimentos com algum inseticida e deixar no lugar onde você vê mais formigas. Mas, não misture muito inseticida, pois elas podem perceber a armadilha.

As formigas são pragas urbanas muito comuns que percorrem a casa em busca de alimentos. Por essa razão, é recorrente encontrá-las na cozinha, seja subindo pela parede ou fazendo caminho pelo chão.

Myrmecia pyriformis

A Myrmecia pyriformis, conhecida como formiga bulldog, usa as suas picadas e mandíbulas para dominar e envenenar os inimigos. A formiga bulldog ganhou este nome devido à sua ferocidade e determinação com que desfere ataques.

A região do corpo picada não deve se infectar caso você não estoure a bolha. Evite coçá-la, pois isso pode fazer com que ela estoure. Se a bolha estourar, limpe a área com água e sabão e monitore a ferida formada para identificar quaisquer sinais de infecção.