Qual o nome das corda do baixo?

Perguntado por: ualvim . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Os nomes das cordas do baixo de 4 cordas são as notas: E – A – D – G. Esse é o tipo mais comum de baixo e afinação que você irá encontrar. Porém existem pessoas que utilizam as mesmas quatro cordas porém com a afinação B – E – A – D, conseguindo um som mais grave e pesado do que a outra afinação.

A regra geral é que cordas mais pesadas (grossas), como . 050 - . 105, possuem graves mais ricos, mas exigem mais força nos dedos que cordas mais leves (finas), como . 040 - .

A ordem das cordas fica então "Sol, Ré, Lá, Mi e Si" e o processo de afinação é o mesmo: igualar o som da quinta casa com a corda abaixo solta. Em relação ao baixo de cinco cordas o de seis recebe mais uma corda aguda, é a corda Dó. Portanto a ordem das cordas será: Dó, Sol, Ré, Lá, Mi e Si.

Um baixo de 4 cordas tem um braço mais estreito e mais fino que um baixo de cinco ou seis cordas. Para começar a praticar e se acostumar com o instrumento, é melhor começar com um modelo clássico de 4 cordas pois são mais confortáveis para o aprendizado.

A nota de cada corda é a seguinte:

  • corda: mi.
  • corda: si.
  • corda: sol.
  • corda: ré
  • corda: lá
  • corda: mi.

Outros exemplos de instrumentos que utilizam a clave de Fá são: contrabaixo, violoncelo, fagote e trombone, bem como as vozes mais graves.

Seu nome vem do Espanhol vihuela, do antigo Provençal viol, o nome do instrumento, que veio provavelmente do Latim vitula, possivelmente relacionado ao verbo vitulari, “exultar, regozijar-se”.

A parte de baixo é chamada de denominador, e indica a quantidade máxima de partes em que fora dividido o inteiro.

Ambos são similares em termos de som, função em uma banda e até mesmo afinação das cordas. Contudo, são distintos em praticamente todo o resto. Os dois podem ser chamados de baixo e de contrabaixo, entretanto, uma divisão convencional seria: o elétrico chama-se de baixo, ao passo que o acústico é o contrabaixo.

Os modelos mais comuns de baixo vêm com 4 cordas e, as guitarras, com 6.

1ª corda: é a mais aguda das cordas e recebe o nome de MI (E). 2ª corda: recebe o nome de SI (B). 3ª corda: recebe o nome de SOL (G). 4ª corda: recebe o nome de RÉ (D).

As cordas de nylon são cordas mais macias, para músicas mais suaves e que não criam calos nas mãos. Esse tipo de corda é mais sensível, podendo desafinar e arrebentar muito fácil. As cordas de aço são mais resistentes e emitem um som “metalizado” e mais alto.

O preço médio de Baixo e Contrabaixo depende do que o produto oferece. Em média, um usuário conseguirá achar Baixo e Contrabaixo por valores entre R$ 109,00 e R$ 5.489,90.

Um baixo tem um registo mais grave, mais concretamente uma oitava abaixo de uma guitarra.

A ordem das cordas é E-B-G-D-A-E, ou seja, mi-si-sol-ré-lá-mi. O primeiro “mi” é a corda mais fina do violão, a corda de baixo, e muitas vezes acontece o equívoco de se numerar de maneira contrária, chamando a sexta corda, a mais grossa, de primeira.

Cavalete: É a peça que fica presa no corpo do violão e serve para prender e elevar as cordas na parte de baixo.

4 cordas – E – A – D – G
Geralmente é mais fácil achar a afinação usando som Harmônico. Afinação harmônica é feito da seguinte forma. Encoste o dedo (não pressione, somente trisque na corda) em qualquer corda na posição exata do traste de número 7 (sete), a nota soará bem aguda.

Baixo é mais fácil do que guitarra
Tá, essa pode não ser a razão mais louvável, mas fato é que o baixo é bem mais descomplicado do que a guitarra. Se você apenas quer tocar um instrumento de corda por hobby, se deixe apaixonar pelo charme e pela quase facilidade do baixo!

O que você deve ter para começar a tocar baixo?

  1. Escolha um instrumento para começar suas aulas de baixo.
  2. O amplificador de baixo.
  3. Equipamento de baixista: o afinador.
  4. O cabo jack para tocar o baixo.
  5. Outros acessórios úteis para tocar baixo acústico ou elétrico.

Lembrando que memorizando esses formatos podemos montar todos os acordes de violão, incluindo sustenidos e bemóis. Podemos fazer os acordes de Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si, com sétima, todos sem pestana.

Acordes maiores, acordes menores, acordes diminutos, acordes aumentados.