Qual o número do CPF que significa cada?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Os primeiros oito dígitos, ABCDEFGH, formam o número-base definido pela Receita Federal no momento da inscrição. O nono dígito, I, define a Região Fiscal responsável pela inscrição. O penúltimo, J, é o dígito verificador dos nove primeiros. O último, K, é o dígito verificador dos noves anteriores a ele.

Minas Gerais; 7. Rio de Janeiro e Espírito Santo; 8. São Paulo; 9. Paraná e Santa Catarina; 0.

Basicamente, é uma espécie de manobra. algébrica feita para validar o CPF. Isso quer dizer que se o seu CPF tem uma dessas somas, significa que ele é real e válido.

Desde o início das inscrições para receber o Auxílio Emergencial de R$ 600, pessoas cujo CPF é iniciado pelo algarismo zero não estão conseguindo ter seu cadastro aprovado. O mesmo acontece com dependentes de quem tem CPF que começa por zero.

Você não consegue descobrir o número do CPF de alguém apenas pelo nome e data de nascimento de forma legal e online. A consulta de CPF é protegida por sigilo fiscal e só pode ser realizada pelo próprio titular ou por um representante legal autorizado.

Nesse sentido, esse método é utilizado para evitar possíveis fraudes, erros de digitação ou erros de transmissão.

De acordo com a Receita Federal, os CPFs de todos os brasileiros contribuintes se encaixam ou na categoria regular, ou em uma das seguintes:

  1. CPF suspenso. O CPF fica suspenso quando há algo de errado ou incompleto no cadastro do contribuinte. ...
  2. CPF cancelado. ...
  3. CPF nulo. ...
  4. CPF de titular falecido. ...
  5. CPF pendente de regularização.

Portanto, a forma mais simples, rápida, fácil e gratuita de verificar uma data de nascimento pelo CPF é solicitar o documento para a pessoa. O documento de CPF contém o número que indica a pessoa física que detém o documento, o nome completo do titular e a data de nascimento, composta por dia, mês e ano.

REGULAR: não há nenhuma pendência no cadastro do contribuinte. PENDENTE DE REGULARIZAÇÃO: o contribuinte deixou de entregar alguma Declaração do Imposto Renda da Pessoa Física (DIRPF) dos últimos cinco anos. SUSPENSA: o cadastro do contribuinte está incorreto ou incompleto.

Pelo site da Receita, só é possível consultar a situação cadastral do CPF desde que você tenha os números do documento e a data de nascimento do titular.

5º que o número de inscrição no CPF é atribuído à pessoa física uma única vez, sendo vedada a concessão de mais de um número de CPF.

Apenas como curiosidade, é possível saber o estado de origem do CPF da pessoa apenas verificando o número do mesmo, pois o nono algarismo do CPF representa o estado de origem. Por exemplo, considerando o CPF 123.456.789–00, o nono algarismo é o 9, indicando que a origem do CPF é do estado do Paraná ou Santa Catarina.

Consulte a situação cadastral do CPF de uma pessoa no site da Receita Federal. Basta inserir os seguintes dados: Número do CPF e a Data de Nascimento e clicar na caixinha “Eu não sou um robô”. O sistema da Receita exibirá um comprovante da situação cadastral com os dados relativos ao CPF pesquisado.

Para cada indivíduo, a sua inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) é composto por um número de 9 algarismos e outro número de 2 algarismos, na forma d1 e d2, em que os dígitos d1 e d2 são denominados dígitos verificadores.