Qual o objetivo de trabalhar as sílabas complexas?

Perguntado por: lmartins . Última atualização: 20 de maio de 2023
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O objetivo deste jogo é Identificar sílabas e formar palavras mais complexas pertinentes à uma fase mais avançada da escrita. Distinguir a correspondência sonora entre as sílabas complexas. Explorar as palavras e sua segmentação em sílabas. Reconhecer as palavras construídas.

A habilidade EF03LP05 consiste em: Identificar o número de sílabas de palavras, classificando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.

A finalidade desse conjunto de planos é relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita, bem como, comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas.

As sílabas complexas são formadas, principalmente, por dígrafos (rr, ss, nh, ch, lh,…) e encontros consonantais (tr, dr, fr, pl, bl, cl,…). Ocorre também a junção de uma vogal e uma consoante na mesma sílaba (como al, as, az, ar,…), bem como a mudança fonética de uma consoante (como ce, ci, ge, gi,…).

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências ...

O conhecimento da separação silábica também contribui para a ortografia correta das palavras. Os alunos conseguem perceber quais letras compõem cada sílaba, reduzindo erros ortográficos comuns.

A habilidade EF07LP03 consiste em: Formar, com base em palavras primitivas, palavras derivadas com os prefixos e sufixos mais produtivos no português.

Este processo tem como finalidade a inserção da criança no mundo das palavras, e ajudá-la a compreender que cada palavra é formada por sílabas fazendo assim com que ele expanda seu conhecimento sobre a oralidade.

Desenvolver e aprimorar a leitura e a escrita; Memorizar a escrita convencional das palavras; Reconhecer as diferenças escritas e sonoras das palavras.

EF02LP02. Habilidade: (EF02LP02) Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.

EF15LP04. Habilidade: (EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.

O objetivo da alfabetização é ensinar a ler e escrever e o letramento diz respeito a aquisição da habilidade de fazer uso da leitura e da escrita nos espaços sociais.

A divisão silábica das palavras, além de representar um assunto que porventura se torna alvo de alguns questionamentos, concebe-se como fator de notável importância, dadas as habilidades que precisamos ter em situações específicas de interlocução, mais precisamente quando se trata da linguagem escrita.

HABILIDADES: (EF01LP10) NOMEAR AS LETRAS DO ALFABETO E RECITÁ-LO NA ORDEM DAS LETRAS (EF01LP04) DISTINGUIR AS LETRAS DO ALFABETO DE OUTROS SINAIS GRÁFICOS.