Qual o objetivo de trabalhar escrita de palavras?

Perguntado por: ddias . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

OBJETIVO: Escrever corretamente as palavras, aprimorando a escrita e percebendo a diferença entre a pronuncia e a grafia convencional das palavras.

A habilidade EF01LP02 consiste em: Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

Objetivos: Associar as sílabas com palavras que tenham o som inicial. Aquisição de conceitos de antes e depois; • Desenvolver atenção e concentração.

Entender o processo de alfabetização das crianças através da leitura e escrita, condição esta fundamental a integração na vida social, oferece oportunidades de compreensão e respeito do universo da relação que influencia na construção da existência da criança e é nesse momento que o desenvolvimento humano ocorre a ...

A criança desenvolve as habilidades de comunicação e amplia seu vocabulário; O pensamento lógico da criança é incentivado; Ouvindo histórias, a criança desenvolve a capacidade de concentração e a disciplina; A criança aprende a lidar com as emoções narradas nas histórias.

A seguir, veja detalhes dos pré-requisitos para leitura e escrita.

  • Motivação. A criança precisa se sentir motivada para ler. ...
  • Habilidades linguísticas. ...
  • Compreensão das letras/impressão. ...
  • Vocabulário. ...
  • Consciência fonêmica. ...
  • Conhecimento das letras. ...
  • Habilidades motoras.

A importância da escrita está principalmente no desenvolvimento de novas habilidades, como redigir textos de diversos gêneros e dominar a ortografia da língua portuguesa. Isso irá permitir que o pequeno compreenda questões linguísticas mais complexas.

Propostas para promover a escrita

  • Proponha a elaboração de listas e bilhetes. O caráter comunicativo real é especialmente atraente para as crianças. ...
  • Incentive a produção de cartas. ...
  • Incentive a produção coletiva de recontos. ...
  • Estimule a produção de dicas literárias.

A habilidade EF12LP01 consiste em: Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

(EF02LP03) Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).

Objeto de conhecimento: anteriormente conhecido como conteúdo, diz respeito aos assuntos abordados ao longo de cada componente curricular, ou seja, aquilo que será o meio para o desenvolvimento das habilidades. Objetos de conhecimento, em Ciências, podem ser “Seres vivos no ambiente”, “Plantas”, “Usos do solo” etc.

A habilidade EF07LP03 consiste em: Formar, com base em palavras primitivas, palavras derivadas com os prefixos e sufixos mais produtivos no português.

A habilidade EF01LP08 consiste em: Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

Fazer listas de mercado, cantar uma música, escrever um cartão aos avós ou ajudar a seguir uma receita são exemplos que podem ser explorados para o aprendizado. As crianças, que buscam primeiro decifrar aquilo que está ao seu redor, criam intimidade com as palavras de modo natural e lúdico.

5 maneiras para trabalhar a leitura e a escrita de forma lúdica

  1. 1 - Repetição e Rima. A repetição torna os livros mais previsíveis. Assim, ela facilita a interação com os jovens leitores. ...
  2. 2 - Conversa sobre histórias. Falar sobre o que se lê é outra maneira de ajudar as crianças a desenvolverem habilidades de linguagem.

A leitura serve não só para aprender a ler, mas também para aprender outras dimensões da vida e do mundo. De acordo com Silva (1983, p. 42): “Ao aprender a ler ou a ler para aprender, portanto, o indivíduo executa um ato de conhecer e compreender as realizações humanas através da escrita”.

A leitura faz com que a criança perceba e aprenda a lidar com sentimentos e emoções. É necessária para o desenvolvimento da linguagem oral e estimula o aprendizado da escrita. É decisiva para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, principalmente da empatia.

Dentre os resultados, aponta-se que a BNCC compreende ser responsabilidade da Educação Infantil a introdução de conhecimentos relativos ao sistema de escrita, embora de forma mitigada, e, ao mesmo tempo, contraditoriamente, incorpora a perspectivas das múltiplas linguagens e do trabalho não diretivo.