Qual o ovo que tem mais vitamina?

Perguntado por: rsilveira . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.4 / 5 11 votos

O ovo de codorna é mais nutritivo que o de galinha. Sabia por que e como consumir. Que o ovo é um alimento altamente nutritivo e que faz bem para a saúde, todo mundo sabe.

Segundo os defensores dessa recomendação, para a reconstrução muscular, o ideal é comer apenas a clara, parte do alimento rica em proteínas e baixa em gordura. A gema, por sua vez, teria apenas gordura e, portanto, não traria benefício nenhum. Pelo contrário.

Você deve achar que existe diferença, mas o ovo branco e o ovo vermelho são nutricionalmente iguais, ou seja, o seu teor de substâncias é o mesmo. E porque possuem cores diferentes? É simples, a diferença está na linhagem das galinhas, pois é a raça da galinha que influencia na cor da casca do ovo.

Por exemplo, os ovos caipiras apresentaram uma quantidade maior de vitaminas A, D, B8 (colina), cálcio e ferro, mas em relação a outros (vitamina E, vitamina B12, potássio, gorduras saturada, mono e poliinsaturadas), os ovos de granja tiveram maiores concentrações.

Ovos caipiras são tidos como de melhor qualidade porque são gerados por galinhas mais bem cuidadas, que vivem com mais liberdade. Os ovos de granja, que são os mais comuns, são gerados por galinhas condicionadas à produtividade. Elas ficam confinadas por muito tempo e vivem em condições adversas.

Ovo mexido x ovo cozido: qual é melhor? Analisando friamente, é possível dizer que, por ter um preparo simples, o ovo cozido é a opção mais saudável e menos calórica, uma vez que só precisa de água. Além disso, não contém gorduras prejudiciais à saúde, que estão presentes nas frituras.

Antes considerado um vilão para a saúde, o ovo é um dos alimentos mais completos em termos de vitaminas, proteínas, gorduras boas e minerais.

Além disso, há um pouco mais de proteínas e um pouco menos de gordura. Assim, o peito de frango aparece ligeiramente à frente como a melhor alternativa.

Quando falamos em gases, lembramos daquele cheiro forte e característico de enxofre associado ao consumo de ovo. De fato, a proteína presente na clara do ovo possui enxofre em sua composição.

Em geral, pessoas com boas condições de saúde e nenhuma contraindicação médica não encontram restrições ao consumo da gema do ovo. Portanto, não há um limite definido, mas incluir 2 gemas (preferencialmente consumida como ovo inteiro) pode ser o ideal para aproveitar os benefícios do alimento sem causar prejuízos.

“Por isso, a ingestão de clara é mais liberada. É possível, por exemplo, ingerir de cinco a dez claras ao dia, ou fazer uma refeição só com clara de ovos”, informou o especialista, que recomenda o acompanhamento de nutricionistas.

Hoje, é reconhecido pelo seu valor nutricional, sendo classificado como uma proteína completa, ou seja, que contém todos os aminoácidos, além das vitaminas A, D, E e do complexo B, fósforo, ferro e cálcio.

As informações disponíveis destacam que a coloração azul do ovo é reflexo da fixação de um pigmento biliar no ovário das galinhas. Assim, com a mutação e dado o local no qual tal pigmento se encontra, ele consegue se fixar na casca do ovo, construindo uma cor diferente, a azul.

O ovo possui nutrientes com ação antioxidante como os carotenoides, a vitamina A e E, ácido fólico, zinco, magnésio e selênio. Estes componentes ajudam a proteger as células da ação danosa dos radicais livres, o que auxilia a retardar o envelhecimento celular precoce.

De modo geral, o ingrediente dura até 60 dias dentro da geladeira. Esse prazo é contabilizado a partir do dia da postura (quando a galinha bota o ovo). Porém, fora da geladeira, sem a refrigeração adequada, a validade pode sofrer variações, especialmente em dias mais quentes.

A alimentação influencia a cor da gema
Por serem criadas soltas, elas podem consumir frutas, plantas e vegetais que podem influenciar na coloração, principalmente, os alimentos que contem betacarotenos e que podem entrar na composição da ração fornecida para estas aves.

Frango e ovos não têm hormônios, isso é LEI. Não há a ingestão ou inoculação de hormônios externos as aves. Todo hormônio presente no organismo da ave, ela produz por si só, como todo organismo animal e vegetal.

Consumir ovos cozidos pela manhã ajuda a começar o dia com uma boa quantidade de nutrientes que estimulam o anabolismo. Eles são ricos em proteínas, o que ajuda no ganho de massa muscular, além de também prevenir o catabolismo.

Muito da escolha se deve a crença do ovo vermelho ser mais nutritivo. De acordo com a nutricionista esportiva Paula Barbosa, o debate é lenda. “Não existe diferença entre o ovo branco e o ovo vermelho, o valor nutritivo dos dois é o mesmo. A única diferença nutritiva está entre ovo de granja e o ovo caipira”, afirma.

Os ovos frescos apresentaram concentração de colesterol de 956mg/100g, 813mg/100g e 921mg/100g, para ovos de galinha caipira, de granja e codorna, respectivamente.

Comer ovo diariamente não faz mal à saúde desde que seja incluído em uma alimentação equilibrada e variada, podendo trazer diversos benefícios para o organismo como ajudar a controlar o colesterol, favorecer o ganho de massa muscular ou prevenir doenças nos olhos, por exemplo.