Qual o papel da nutrição para a promoção da saúde?

Perguntado por: onovaes2 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

A alimentação e nutrição constituem direitos humanos fundamentais consignados na Declaração Universal dos Direitos Humanos e são requisitos básicos para a promoção e a proteção da saúde, possibilitando a afirmação plena do potencial de crescimento e desenvolvimento humano com qualidade de vida e cidadania.

Em uma UAN, o nutricionista é o profissional que visa à garantia do controle de qualidade do alimento e de realizar planejamento, organização, direção, supervisão e avaliação do local (ABREU, et al, 2016).

Elaborar, em conjunto com a equipe de saúde, rotinas de atenção nutricional e atendimento para doenças relacionadas à alimentação e à nutrição, de acordo com protocolos de atenção básica, organizando a referência e a contra-referência. >

Nutrição é a ciência que estuda as relações entre os alimentos e nutrientes ingeridos pelo ser humano e possíveis estados de saúde e doença. O trabalho do nutricionista reside, majoritariamente, na orientação de uma alimentação adequada, a fim de manter o organismo em equilíbrio e saudável.

Em conjunto, atividade física e alimentação saudável promovem a redução do excesso de gordura e o aumento da massa magra, além de diminuir os riscos de doenças como a obesidade. Alimentação saudável e atividade física compõem os dois pilares para o emagrecimento.

A Nutrição trata da integração entre a humanidade e o alimento, de modo a preservar à sua saúde do ser humano.

Valorizando uma boa alimentação
Não só isso, a nutrição faz parte da vida do ser humano e, ao ingerirmos vitaminas e minerais necessários, não só mantemos todo o organismo funcionando da maneira correta, como também prevenimos doenças, como obesidade, anemia, diabetes, entre outras.

O nutricionista é o profissional habilitado para educar a população a assumir hábitos alimentares mais saudáveis, a fim de prevenir o surgimento de doenças crônicas decorrentes da má alimentação. Esta profissão deve ser valorizada e sua divulgação, cada vez maior no sistema público de saúde.

O nutricionista irá orientar a sua alimentação, selecionar os alimentos necessários e organizar o seu dia a dia alimentar para que você atinja o peso ideal. O mesmo funciona para quem não consegue engordar, uma reeducação alimentar é o ponto inicial.

O objetivo é levar o indivíduo a fazer escolhas saudáveis e duradouras, decorrentes de uma mudança estrutural na sua concepção de alimentação. Isso ajuda a evitar deslizes alimentares que cedo ou tarde acabam causando a volta de antigos hábitos.

A nutrição pode ser dividida em quatro etapas: ingestão, digestão, absorção e eliminação.

O processo nutritivo se detalha em 5 fases, são elas: a ingestão, a digestão, a absorção, o metabolismo e também a excreção. Esse processo é um dos fatores mais importantes para manter as funções do organismo em ordem por toda a vida.

Os dois principais tipos de nutrição são: a nutrição heterotrófica, característica dos animais, fungos e algumas bactérias; e a nutrição autotrófica, característica das plantas e da maioria das bactérias.

Tudo deve ter um equilíbrio, pois todo excesso é prejudicial à saúde. Por tanto, os nutrientes presentes nas refeições devem ser explorados em graus que são diretamente proporcionais aos resultados que surgirão no organismo, só assim junta-se o prazer de comer com a melhoria da qualidade de vida e saúde plena.

A educação alimentar e nutricional (EAN) tem por finalidade contribuir para a promoção e a proteção da saúde, através de uma alimentação adequada e saudável, desempenhando seu crescimento e desenvolvimento humano conforme as políticas públicas em alimentação e nutrição (PNAN, 2012).

Cada fase da nossa vida precisa ser acompanhada de uma alimentação própria, afinal, somos reflexos daquilo que comemos! Ao longo dos anos, a necessidade de certos nutrientes faz dos hábitos alimentares uma fonte essencial para a qualidade de vida e bem-estar, não importando a sua faixa etária.

A Alimentação ou nutrição é o processo pelo qual os organismos obtêm e assimilam alimentos ou nutrientes para as suas funções vitais, incluindo o crescimento, movimento, reprodução, etc.

Podemos tomar como base os princípios da nutrição, cravados há mais de 70 anos pelo médico argentino Pedro Escudero: Quantidade, Qualidade, Harmonia e Adequação. Segundo ele, a quantidade deve ser suficiente para satisfazer as necessidades nutricionais e energéticas do seu organismo.