Qual o papel da população no cuidado com o meio ambiente?

Perguntado por: isanches7 . Última atualização: 22 de janeiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

A participação do cidadão é indispensável na melhoria e conservação do planeta para as gerações futuras, a atuação de cada indivíduo parece pouco no âmbito global, porém, se todos se conscientizarem acerca dos níveis de consumo de produtos, energia, entre outros, os resultados serão enormes.

Não é preciso muito: atitudes simples no dia a dia podem ajudar a minimizar os danos causados no meio ambiente.

  • Economize energia. ...
  • Economize papel. ...
  • Tenha um dia vegetariano. ...
  • Desligue a torneira. ...
  • Reduza o consumo de plástico.

O crescimento populacional pode ser um agravante para a equação população/meio ambiente/desenvolvimento, mas não o seu determinante. A qualidade de vida, as relações socioeconômicas e capitalistas, a desigualdade social e o acesso à terra são importantes para a análise da degradação ambiental.

Vamos lembrar algumas medidas simples que podemos tomar para amenizar os danos no planeta Terra:

  • Reduzir e separar o lixo: Estima-se que o Brasil produza cerca de 150 mil toneladas de lixo todos os dias. ...
  • Usar sacolas retornáveis. ...
  • Reduzir o uso de gasolina. ...
  • Economizar água. ...
  • Use menos energia.

As relações homem-natureza vêm passando por mudanças que acompanham o próprio desenvolvimento da sociedade, principalmente as de cunho econômico, onde as formas de utilização são configuradas pela situação da economia mundial e local.

Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”

O Ministério do Meio Ambiente é o órgão central da estrutura. Abaixo dele está o IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Este é o responsável pela execução das principais políticas e diretrizes a respeito do meio ambiente.

Ideias de responsabilidade social para colocar em prática

  1. Minimizar o impacto ambiental. Todo segmento causa impacto no meio ambiente. ...
  2. Promover ações de voluntariado. ...
  3. Criar programas de capacitação. ...
  4. Desenvolver ações de saúde. ...
  5. Doar para instituições sociais.

A preservação do meio ambiente refere-se ao conjunto de práticas que visam proteger a natureza das ações que provocam danos ao meio ambiente, como a poluição, a degradação das florestas, a extinção de animais e o aquecimento global.

Existem algumas atitudes que podem ajudar nessa preservação, que devemos seguir com grande afinco.

  • - Não jogue lixo nas ruas. ...
  • - Não desperdice água. ...
  • - Separe o lixo. ...
  • - Evite usar materiais descartáveis. ...
  • - Denuncie. ...
  • - Não compre animais silvestres.

Poluição do ar, desmatamento, extinção de espécies, degradação do solo e superpopulação representam grandes ameaças, que devem ser resolvidas para que o planeta continue sendo um lar para todas as espécies. O problema: a atmosfera e os oceanos estão sobrecarregados de carbono.

5 pequenos hábitos para ajudar o meio ambiente

  1. Separe o lixo para a reciclagem. ...
  2. Reduza o consumo de água para ajudar o meio ambiente. ...
  3. Adote uma alimentação mais saudável. ...
  4. Evite o uso de itens descartáveis. ...
  5. Prefira fontes de energia renováveis para ajudar o meio ambiente.

A intervenção do homem tem acelerado a degradação da natureza. Desmatamentos, poluição de rios, mares e florestas, e o uso indevido da água e de energia são alguns exemplos. Por isso, quando o assunto é sustentabilidade costumamos ouvir aquela frase: faça sua parte e contribua com a preservação do meio ambiente.

Preservar o meio ambiente é fundamental, afinal, é nele onde estão os recursos naturais necessários para a nossa sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas. Sem esses recursos, todas as formas de vida do planeta poderão acabar.

Essa relação diz respeito às formas pelas quais as ações humanas transformam o meio natural e utilizam-se deste para o seu desenvolvimento. Além do mais, diz respeito também à forma pela qual as composições naturais – seres vivos, relevo, clima e recursos naturais – interferem nas dinâmicas sociais.

O papel da sociedade na questão de desenvolvimento sustentável é de preservar o máximo de recursos possíveis para que se possa ter condições mínimas de vida para as sociedades atuais e futuras.

O meio ambiente ecologicamente equilibrado é um direito de todos e está previsto na Constituição Federal do Brasil de 1988 em seu artigo 225, sendo um instrumento de qualidade de vida e viabilizador da dignidade humana. É dever da sociedade, juntamente com o Estado, proteger o meio ambiente.

Os pesquisadores identificaram que as comunidades desenvolvem práticas de manejo paisagístico, possuem sistemas agrícolas diversificados e promovem a diversidade de espécies de polinizadores em suas áreas, o que implica diretamente na promoção do bem-estar humano, na produção de alimentos e na conservação das florestas ...

- Não desperdiçar água; - Reciclar os materiais recicláveis; - Proteger os “habitats” naturais; - Evitar usar eletrodomésticos ou sprays que libertem gases tais como os C.F.

O Termo de Compromisso Ambiental é uma medida encontrada para garantir o bom uso dos recursos naturais, ou ainda proporcionar que empresas que utilizaram esses recursos de forma errada, desobedecendo o que é imposto pela lei possam se retratar de alguma forma.

A responsabilidade social diz respeito às atitudes e ações que empresas adotam, de forma voluntária, que buscam promover o bem-estar social. Uma organização socialmente responsável é aquela que possui uma forma de gestão ética e transparente colocando em prática projetos voltados para o benefício da sociedade.