Qual o papel da professora na prevenção?

Perguntado por: dtaveira . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
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O professor colabora ao transmitir a nós vasto conhecimento sobre o funcionamento do corpo humano, das doenças mais comuns, suas características e seus sintomas, informações valiosas para nos prevenirmos e ficarmos atentos a elas.

Escola como lugar de acolhimento
Atesta modificações do comportamento e pode ajudar no diagnóstico de doenças mentais e sofrimentos psíquicos transitórios. Por esse motivo, é importante que possamos estabelecer diálogo com esse importante espaço de construção de saber e de cuidado.

As escolas devem atuar diretamente com os alunos, seja por meio de leitura de textos, discussões de casos ou atividades lúdicas, oferecendo-lhes uma abordagem direta e compreensiva, e, ao mesmo tempo, ensinando a lidar com os vários problemas comportamentais e atitudes dos que intimidam e buscam causar medo nos demais.

A prevenção de enfermidades tem como objetivo a redução do risco de se adquirir uma doença específica por reduzir a probabilidade de que uma doença ou desordem venha a afetar um indivíduo (CZERESNIA, 2003). A prevenção está classificadaa como primária, secundária, terciária e quaternária.

Com isso, se antes o docente era mestre, detentor e transmissor do conhecimento, hoje a relação se modifica: o papel do professor na atualidade é o de mediador do conhecimento, aquele que acompanha e orienta seu estudante no próprio processo de aprendizagem.

Outra atitude importante é tentar compreender os fatores que podem levar uma pessoa a consumir drogas, especialmente em situações de vulnerabilidade social e emocional. Nesse sentido, a intervenção preventiva pode ser primária, secundária ou terciária.

A prevenção primária quer evitar ou retardar a experimentação do uso de drogas. Portanto, refere-se ao trabalho que é feito junto aos alunos que ainda não experimentaram, ou jovens que estão na idade em que costumeiramente se inicia o uso.

As ações preventivas devem ser planejadas e direcionadas para o desenvolvimento humano, o incentivo à educação, à prática de esportes, à cultura, ao lazer e a socialização do conhecimento sobre drogas, com embasamento científico.

Como trabalhar a saúde mental na escola?

  1. 1 – Incentive a autoestima. Valorizar as características singulares dos seus alunos e alunas faz parte da promoção da autoestima. ...
  2. 2 – Seja empática(o) As questões de saúde mental são sérias e sensíveis, devendo ser tratadas como tal. ...
  3. 3 – Acolha os professores.

E a saúde mental dos professores, como fica?

  1. Manter a saúde mental é um desafio também para os professores. Veja dicas para auxiliar nesse momento de pandemia.
  2. Criar uma nova rotina.
  3. Compartilhar as dificuldades.
  4. Estabelecer momentos de descanso.
  5. Praticar exercícios físicos e mentais.
  6. Buscar ajuda especializada.

Estas assertivas equivalem a dizer que a educação em saúde deve promover, por um lado, o senso de identidade individual, a dignidade e a responsabilidade e, por outro, a solidariedade e a responsabilidade comunitária.

atividades podem ser desencadeadas pela comunidade escolar, tais como: aulas interdisciplinares, visitas às comunidades, palestras, estudos, seminários, dentre outras. Podem ser atividades educativas abordando os temas como saúde, cidadania e Sistema Único de Saúde (SUS), hábitos e alimentação saudáveis.

A educação em saúde é um dos principais dispositivos para viabilizar a promoção da saúde na atenção primária à saúde no Brasil. O reconhecimento de que a saúde tem um caráter multidimensional e de que o usuário é um sujeito da educação em busca de autonomia são condições essenciais à prática neste âmbito da atenção.

O que é prevenção? Segundo o dicionário é um conjunto de medidas ou preparação antecipada de algo que ajuda a prevenir um mal, ou agir por antecipação. Portanto prevenção é pensar antes da ação, na questão sexualidade nos ajuda a munir de instrumentos que previne doenças e gravidez inesperada.

As ações de prevenção compreendem medidas referentes ao planejamento da ocupação do espaço geográfico e a execução de obras e serviços, principalmente relacionados com intervenções em áreas de risco, tais como: aquisição e instalação de equipamentos, infraestrutura urbana e rural, estabilização de encostas, contenção ...

Conhecer o aluno deve fazer parte da sua prática educativa da escola, respeitando as diferenças e o limite de cada um, baseando-se na generosidade e afetividade. O professor deve atuar de forma que leve o educando a pensar, criticar e gerar dúvidas para a produção do conhecimento.

O papel do professor e do aluno na perspectiva de ensino “tradicional” e na concepção “construtivista” é fornecer as ferramentas educacionais alunos, bem como, ensinar os mesmos a fazer uso delas. O que dinamiza o processo de ensino e aprendizagem.

Falar de prática docente exige, portanto, que falemos de sujeitos que possuem um ofício (ARROYO, 2000), o saber de uma arte, a arte de ensinar, e que produzem e utilizam saberes próprios de seu ofício no seu trabalho cotidiano nas escolas.