Qual o papel do aluno para Paulo Freire?

Perguntado por: eibrahim . Última atualização: 25 de maio de 2023
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Para Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação.

Para ele, este era o papel da escola: o de ensinar o aluno a ler o mundo e nele intervir positivamente. Ainda segundo Freire, os conflitos sociais, o jogo de interesses, as contradições que se davam no corpo da sociedade se refletiam necessariamente no espaço das escolas.

Paulo Freire propõe a educação com efetividade, evidenciando, para isso, uma relação pedagógica cultural que prioriza a participação do educando, sobretudo a sua autonomia, estabelecendo, para isso, uma prática dialógica na escola.

Um dos principais conceitos da teoria de Paulo Freire fala sobre uma educação orientada para a cidadania. Para o pedagogo, um processo de aprendizagem bem conduzido leva em conta a realidade dos estudantes e da comunidade escolar, estabelecendo uma conexão entre cultura, conhecimento e sociedade.

Ao elaborar um método pedagógico, Freire revolucionou o ensino no país e, desde então, o “Método Paulo Freire” se tornou referência para o desenvolvimento educacional. O método de alfabetização criado por Paulo Freire é dividido em três etapas: investigação, tematização e problematização.

Ele deve ser um mediador, facilitador e articulador do conhecimento e não apenas aquele que detém a informação. Ele deve atuar como um pesquisador, que provoca o aluno a ser também curioso e descobrir a partir de seus próprios questionamentos.

Ainda a respeito da relação professor-aluno, Piaget coloca que essa relação tem que ser baseada no diálogo mais fecundo, onde os “erros” dos estudantes passam a ser vistos como integrantes do processo de aprendizagem.

É ele que acompanha o aluno, medeia o conhecimento, faz parte do processo pedagógico efetivamente. É ele que enfrenta as dificuldades de aprendizagem do aluno, as carências afetivas destes, e principalmente sabe como adequar os conhecimentos prévios dos educandos aos conteúdos curriculares da escola.

Ajudar o aluno a desenvolver habilidades socioemocionais. Ensinar o aluno a desenvolver suas percepções de mundo. Ensinar ao aluno seus direitos e deveres com a sociedade. Formar cidadãos capazes de transformar a sociedade e torná-la mais justa.

Educador é o sujeito responsável por coordenar, na relação com o outro, os processos de ensino e aprendizagem. Isso significa que o educador é um profissional que investe no processo de desenvolvimento do educando, sempre ciente do que ele, efetivamente, necessita aprender.

Cinco ideias indefensáveis de Paulo Freire

  • O mundo se divide entre opressores e oprimidos. ...
  • Che Guevara é um exemplo de amor. ...
  • A educação deve estar a serviço da revolução. ...
  • A família é opressora. ...
  • É preciso combater a “invasão cultural”

O Método do pensador
Para isso, é fundamental entender que o aluno – cidadão – é o agente principal do processo pedagógico, sem com isto desconsiderar o educador, que também deve aprender a ser sempre aluno, pois ambos ensinam e aprendem nos espaços de construção do conhecimento.

Desenvolvida pelo educador brasileiro Paulo Freire, a proposta pedagógica Freireana utiliza como ponto de partida a linguagem e o diálogo, e se caracteriza por ser dinâmica, que se faz e refaz a partir da interação coletiva (entre professores e estudantes).

O método Paulo Freire adota uma abordagem sociocultural, o que significa fizer que contexto do aluno deve guiar as lições. Por exemplo: um lavrador deve aprender a ler a partir de palavras que fazem parte de seu cotidiano, como “enxada”. A imagem do objeto é apresentada e associada à palavra.

O método de alfabetização Freiriano consiste em princípios, que para Moacir Gadotti, são três: a politicidade do ato educativo; a investigação tematizada; e a dialética filosófica e antropológica . A POLITICIDADE desperta para a leitura de mundo e esta é a grande preocupação de Paulo Freire.

Paulo Freire compreendia que o sujeito aprende para se humanizar. De acordo com o educador, aprender é complemento da formação do sujeito como humano. “Se aprende na relação com o outro, no diálogo com outro, na aproximação dele com o conhecimento do outro.

Paulo Freire valoriza o saber amplo. Ele não prioriza um tipo específico de conhecimento, como o literário ou intelectual. Podemos entender a inteligência de maneira abrangente. Como, por exemplo, uma pessoa que não sabe ler e escrever, mas sabe cuidar da terra ou conhece plantas medicinais.